Londres (Inglaterra) – O grande destaque da última semana entre os brasileiros no circuito da ATP foi o pernambucano João Lucas Reis, que conquistou o maior título da carreira ao vencer o challenger de Santa Fé. Com isso, ele teve um salto no ranking desta segunda-feira, ganhou 47 posições e agora é o 266º do mundo e sexto do país na ATP.
Reis venceu suas últimas 10 partidas, conquistando um título de future antes de levantar sua primeira taça de challenger. Na atual temporada ele soma 32 vitórias e 14 derrotas em todos os níveis. O pernambucano de 25 anos é o 166º na corrida para o ATP Finals, que conta apenas os resultados de 2025.
Único brasileiro no top 100, o carioca João Fonseca não se mexeu nesta segunda-feira e manteve a 57ª colocação da semana passada. Ele disputa nesta semana o ATP 500 de Halle e sonha com o inédito top 50, podendo alcançar tal marca com apenas uma vitória, mas então dependeria também de uma grande combinação de resultados.
Os quatro tenistas do país entre Fonseca e Reis não tiveram um bom começo de semana e todos perderam colocações, sendo o paulista Gustavo Heide o que mais caiu, saindo de 225º para 229º. O paranaense Thiago Wild caiu dois lugares e agora é o 120º. Já o cearense Thiago Monteiro (139º) e o paulista Felipe Meligeni (148º) desceram uma colocação.
Veja o top 10 dos brasileiros no ranking da ATP:
João Fonseca – 57º
Thiago Wild – 120º (-2)
Thiago Monteiro – 139º (-1)
Felipe Meligeni – 148º (-1)
Gustavo Heide – 229º (-4)
João Lucas Reis – 266º (+47)
Karue Sell – 284º (-11)
Matheus Pucinelli – 286º (-4)
Mateus Alves – 320º
Pedro Sakamoto – 321º (-1)
Parabéns Reis, logo ultrapassará os sombra e água fresca Wild, Monteiro, Meligeni e Heide
kkkk Dizer que tantos tenistas seriam “sombra e água fresca” é no mínimo muito ofensivo à honra deles todos.
Levando pelo lado irônico foi uma boa nova piada. Tirar o Heide, pois está machucado. E acho que Meligeni tb. Agora os Thiago’s não tem desculpa, poderiam mão jogar na grama, mas tem torneios no saibro e duro no nível deles.
Torço por ele. Será interessante ver até onde ele poderá chegar. Top 200 ou top 150? Façam suas apostas…
Tenistas de verdade são o Fonseca e o Wild o restante são turistas com uma raquete na mão que gostam de se divertir só isso.
Muito boa a ascensão do João Lucas Reis. Vejo boas possibilidade de bater o melhor ranking, entrar num TOP250 e começar a sonhar com um quali de Slam e um TOP200. Tomou a raquete 6 ultrapassando Pucinelli e Sell. E concordo com o colega Jorge Luiz, onde estão Wild, Monteiro, Meligeni e Heide? Claro que todos tiveram lesões este ano, mas fica difícil sonhar em avançar no ranking perdendo tantas semanas sem jogar. Frustrante. E desses apenas o Meligeni pode dizer que fez algo este ano, com aqueles 2 títulos de Challenger no México.
Discussão medíocre por posições irrelevantes