Florianópolis (SC) – Não deu para o pernambucano João Lucas Reis na final do challenger de Florianópolis. Depois de conquistar a maior vitória da carreira, nas semifinais, ele começou bem na decisão deste domingo, mas não manteve o ritmo até o final e levou a virada do francês Enzo Couacaud, cabeça de chave número 7, que depois de 2h16 de confronto fechou o jogo com o placar final de 3/6, 6/4 e 7/6 (7-1).
Buscando seu primeiro título em challenger, o pernambucano de 24 anos ficou com seu terceiro vice, repetindo Coquimbo (2023) e Ambato (2022). Atual 319 do mundo, Reis dará um belo salto no ranking com a campanha desta semana, voltando ao top 300. Ele está subindo provisoriamente para a 280ª colocação, ainda distante do 259º lugar, o mais alto da carreira.
Reis mostrou força nos momentos importantes do primeiro set, começou salvando três break-points no terceiro game, saindo de 15-40 para confirmar o serviço. Em seguida, ele conseguiu pressionar o saque do rival francês e na segunda oportunidade que teve acabou quebrando Couacaud para fazer 3/1 e logo depois abrir 4/1. O pernambucano administrou a vantagem até o final e largou na frente no placar.
O equilíbrio permaneceu na segunda parcial, que também foi definida com uma quebra solitária. O desempenho de Reis com o saque caiu de 73% para 66%, enquanto do outro lado Couacaud saiu de 64% para 87%. O francês passou incólume, sem ceder break-points e converteu um dos três que teve a seu favor, no décimo e último game, para assim garantir o empate e levar a definição para o terceiro set.
Uma quebra logo no primeiro game deixou o brasileiro em melhor momento na reta final da partida, só que Couacaud não desistiu e depois de evitar nova quebra no quinto game, conseguiu devolver o break no sexto e empatou por 3/3. A partir de então, não houve mais chances de quebra para qualquer um dos lados, os sacadores prevaleceram e a definição foi para o tiebreak.
Couacaud não poderia contar uma largada melhor no desempate final e aproveitou para vencer os cinco primeiros pontos da disputa, dois deles no serviço de Reis, que não sacou nada bem no momento mais importante da partida. O pernambucano ainda perdeu outro ponto com o saque e viu o francês dominar o tiebreak, perdendo apenas um ponto antes de fazer 7-1 e selar a vitória de virada.
Parabéns ao João, grande campanha e uma partida muito dura. Que essa campanha seja uma virada na temporada.
ótima semana João. parabéns. quadra LOTADA apoiando o tempo inteiro. a observação fica por conta do momento “bobinho” (desnecessário). ao ganhar o ponto e levar o 3 set pro tie-break, colocou a mão no ouvido… o francês após isso, quietinho fez o feijão com arroz e meteu 5×0 no tiebreak…
Uma pena,teve boas chances no terceiro set com quebra acima,mas infelizmente não conseguiu manter o serviço e sofreu a quebra,e no tie-break o francês foi bem superior não dando chances ao brasileiro!!!
Escapou por um triz. Aquela segunda quebra, se viesse, matava o jogo. Uma pena, mas está de parabéns! Bem firme no fundo de quadra. Jogou como top 200. Jogo muito bom de assistir.
O desafio agora é manter esse nível.
Tá de parabéns. Tá jogando muito bem. Ainda parece ter bloqueio quando precisa ser finalizador/matador. Precisa melhorar o lado mental pra não acumular os vices pq jogo pra chegar ele tem mas precisa finalizar/lacrar.fazer o caminho do Heide que subiu de patamar no físico e no metal.
Boa semana, João! Parabéns! Agora manter essa intensidade nos próximos torneios!!
Agora é trabalhar pra manter o nível!
Assisti in loco hj, experiência legal demais, parabéns à organização..
Foi um jogo disputado em alto nível pelos dois jogadores, João teve a chance de abrir 2 quebras de vantagem no 5 game do 3° set após um ponto espetacular e n soube capitalizar(3 erros seguidos após) mas, o francês em geral jogou mais e mereceu o caneco. Qnt ao João, tirando o tie break abaixo da crítica(francês n fez 1 único ponto, foram 7 erros do João) jogou próximo ao seu melhor por quase todo o jogo..
No frigir dos ovos foi uma boa semana, só n pode voltar a engatar uma ré de eliminações no R1..
Que semana do Reis, completamente diferente das anteriores, pareceu até um outro jogador. Talvez com a subida de nível de outros brasileiros ele acordou. Parabéns!
Alguém sabe quais os próximos torneios do João? E tbm quando fecha aista do quali de RG?
Joga challenher em Madri nesta semana Ranking do dia 15.
Acho que não Dalcim. Ele não tá inscrito. Joga Acapulco na semana do dia 15, não?
Creio que a pergunta era sobre o João Reis, objeto da matéria.
Ele estava inscrito num challenger nos USA, mas não vi seu nome na chave. Salvo se era semana próxima.
Ah, desculpe
Exato, era sobre o Reis. Bom, de toda forma, para RG tá fora. Meligeni, numa live elogiou bastante o João Lucas, espero que chegue até ele pq nitidamente ele tem bola pra avançar mais e o que precisa é acreditar e ter confiança nos seus golpes.
Valeu Dalcin. Precisa de um grande resultado para chegar em Rolanga. Wimbledon é mais realista.
Parabens Joao, merece tudo de bom, que mantenha o belo jogo e raça. Nao sei seu calendario, mas talvez de um quali de RG.
Assisti ao jogo e, à exceção do tie-break, o João jogou muito bem mas o francês – que era o favorito, é bom lembrar – foi superior e mereceu a vitória apesar da torcida ensandecida. Que seja o início de uma nova fase na temporada para o João.