Buenos Aires (Argentina) – Os dois brasileiros que atuaram nesta quarta-feira pelo challenger de Buenos Aires se despediram nas oitavas de final do torneio em quadras de saibro na capital argentina. O paulista Mateus Alves e o pernambucano João Lucas Reis, que haviam vencido rivais experientes e mais bem ranqueados na rodada anterior, foram superados em partidas equilibradas na segunda fase.
Vindo do quali em Buenos Aires, Reis acumulava três vitórias no torneio até ser superado pelo boliviano Murkel Dellien, segundo cabeça de chave e 184º do ranking, com parciais de 6/7 (3-7), 6/3 e 6/4 em 2h43 de partida. O pernambucano de 24 anos e 431º do mundo soma sete pontos pela campanha e tenta se reaproximar do grupo dos 400 melhores da ATP.
Semifinalista no ano passado em Buenos Aires, Reis já teve os 14 pontos de 2024 descontados na última segunda-feira e ainda está distante de seu recorde pessoal no ranking, que foi o 259º lugar, de maio de 2023. Ele terminou a temporada passada com dois bons resultados, a semifinal do challenger de Temuco, em quadras duras no Chile, e o título da Procópio Cup, em São Paulo, que valeu uma vaga no quali do Rio Open.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já o paulista Mateus Alves, de 23 anos e 296º do ranking, ficou em quadra por 3h20 e foi superado pelo argentino Santiago Taverna, 280º colocado, com parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 7/6 (7-5). Alves já vinha de uma partida de 2h55 contra o argentino Facundo Mena na última terça-feira e recebe quatro pontos na ATP. Seu melhor ranking é o 271º lugar, alcançado em novembro.
Reis e Alves ainda jogariam juntos pela chave de duplas, mas se retiraram da disputa. Os brasileiros enfrentariam os tenistas da casa Luciano Ambrogi e Tomas Farjat. Quem já está nas quartas de duplas é o paulista Luis Britto, que joga ao lado do uruguaio Franco Roncadelli. Eles venceram Daniel Dutra da Silva e o argentino Lautaro Midon por 7/5, 4/6 e 10-4. Os próximos rivais serão os anfitriões Andrea Collarini e Renzo Olivo. Ainda nesta quarta-feira, Pedro Boscardin e o argentino Alejo Lavallen enfrentam o francês Gabriel Debru e o italiano Andrea Pellegrino.
Brasileiros caem na estreia no Chile
No ITF M15 de Santiago, no Chile, disputado no saibro com premiação os dois brasileiros da chave foram eliminados na primeira rodada. O catarinense Mateo Reyes perdeu para o chileno Miguel Angel Cabrera por 3/6, 6/4 e 6/3, enquanto o carioca Wilson Leite foi superado por Nicolas Villalon, também chileno, por 7/6(5) e 6/3.
Esse tal de João Lucas Reis é bem limitado
Eee Mateus Alves,o cara com 5/3 e saque no terceiro set,e olha que o saque é o seu ponto forte, pois ele ainda toma a virada, é muito frustrante, dá pra torcer pra esses caras não, João Lucas Reis também fraquíssimo
Fora q abriu 4-0 no tie break e tomou a virada né..
Na hora que tomou a quebra quando sacou para o jogo eu desisti, nem sabia que ele havia conseguido essa enorme vantagem no TB
Ontem viraram, hj tomaram virada… frustrante esse eterno perde-ganha dessa turma.. pra sair dessa zona do agrião e chegar num ranking pra disputar os Qualys de GS precisam necessariamente começar a vencer a maior parte desses jogos mais parelhos, com essas campanhas de R1-R2 n chegarão a lugar algum..