Uberlândia (MG) – O Campeonato Brasileiro Infantojuvenil de Tênis começou recheado de jogos. Nesta segunda-feira, foi realizada a primeira rodada da chave GA da competição com 278 partidas, divididas em três clubes de duas cidades: Praia Clube e Cajubá Country Club, de Uberlândia (MG), além do Pica-Pau Country Club, de Araguari (MG).
Ao todo, o Brasileirão recebe tenistas de 8 a 18 anos entre 16 categorias: Tennis Kids (8, 9, 10 e 11 anos) 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino. o torneio segue até o sábado (19), quando acontecem as finais.
A terça-feira (15) promete ainda mais competição em quadra. Estão previstas 291 partidas a partir das 8h (horário de Brasília), entre elas já estão jogos da segunda rodada.
Inspirações em Bia Haddad e João Fonseca
Os últimos anos têm contribuído para que os jovens se interessem pelo tênis e os tenistas brasileiros vêm ocupando o cenário internacional da modalidade. As conquistas vão de medalha olímpica a vitórias em Grand Slams e presença entre os melhores do mundo.
Todos esses feitos ajudam os pequenos a darem os primeiros passos nas quadras. “Quem me fez jogar tênis foi a Bia Haddad, porque ela nunca desiste dos seus jogos busca a vitória até o fim”, disse a mineira Maria Eduarda Palmeira, de 12 anos, sobre a atleta que alcançou a semifinal de Roland Garros e foi top 10 da WTA – a primeira brasileira a alcançar a marca na Era Aberta.
Já para o paranaense Cauã Tomimori, de 11 anos, a juventude de João Fonseca o motiva a seguir crescendo no esporte. “Ele me inspira a jogar tênis porque ele representa muito bem o Brasil em grandes torneios”, destacou. Fonseca é a atual sensação do tênis mundial e se tornou, na última semana, o primeiro brasileiro no top 50 da ATP, desde 2016.
Segundo o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Aristides Barcellos, ter grandes nomes na modalidade mostra a importância do Brasileirão para o desenvolvimento do esporte. “Muito antes de jogarem os maiores torneios do mundo, todo atleta precisa de uma base que o ajude a melhorar em quadra. Todos os grandes tenistas brasileiros passaram por aqui e o alto número de participantes dessa edição nos dá ainda mais perspectiva de crescimento”, completou.