Primeira filipina na final, Eala enfrentará Joint pelo título de Eastbourne

Alexandra Eala (Foto: LTA)

Eastbourne (Inglaterra) – A filipina Alexandra Eala se tornou a primeira jogadora de seu país na história a chegar a uma final da WTA depois de derrotar, nesta sexta-feira, a francesa Varvara Gracheva com parciais de 7/5, 2/6 e 6/3, em uma semifinal envolvendo duas tenistas que saíram do quali e foram longe na grama do 250 de Eastbourne.

Ela enfrentará Maya Joint pelo título depois que a australiana de 19 anos saiu de 3/5 no primeiro set para derrotar a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 7/5 e 6/3. A decisão de sábado será a mais jovem no torneio desde 1981, quando Tracy Austin, de 18 anos, triunfou sobre Andrea Jaeger, de 16.

Eala despontou no cenário ao derrotar três campeãs do Grand Slam – Jelena Ostapenko, Madison Keys e Iga Swiatek – para chegar às semifinais de Miami em março, mas perdeu quatro das suas cinco partidas seguintes em nível WTA A filipina de 20 anos parece ter reencontrado seu melhor tênis na temporada de grama.

Depois de furar o quali em Nottingham e cair na estreia, a filipina repetiu o feito em Eastbourne, mas desta vez foi muito mais longe na chave principal, passando por Lucia Bronzetti, Ostapenko, Dayana Yastremka e agora Gracheva na semi para alcançar sua primeira final neste nível.

“Foi um desafio para nós duas, física e mentalmente. Ambas viemos da fase classificatória, ela é uma jogadora muito sólida e dominou em alguns momentos. Então, o fato de eu ter conseguido ficar lá e esperar pelas minhas oportunidades foi uma grande conquista para mim”, comemorou Eala após a vitória.

Enquanto Eala chega pela primeira vez na decisão, Joint já levantou uma taça de WTA na carreira, triunfando no saibro de Rabat cinco semanas atrás. Será a primeira vez que as duas irão medir forças pelo circuito profissional.

Ambas estão garantindo o melhor ranking de suas carreiras. A australiana vai estrear no top 50, será a 46ª do mundo com o vice e chegará ao 41º lugar se for campeã. Já a filipina vai se aproximar das 50 melhores, mas não chegará nesta faixa mesmo com o título, subindo para o 56º com a final e podendo alcançar a 52ª colocação se levantar a taça no sábado.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juanico Alcukdaldiath Spuçulim
Juanico Alcukdaldiath Spuçulim
20 dias atrás

Sou fã dela desde o Indian Wells, Filipina Porreta.

Ramiro
Ramiro
19 dias atrás

Gosto muito mais da fascinante natureza da Eala que da postura áspera de “barbi” com óculos da australiana.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.