Toronto (Canadá) – No encontro entre dois campeões do Masters 1000 do Canadá, Alexei Popyrin deu mais um passo em sua tentativa de defender o título e já está nas oitavas de final em Toronto. O australiano eliminou o russo Daniil Medvedev, vencedor em 2021, com parciais de 5/7, 6/4 e 6/4 em 2h30 de partida.
Esta foi apenas a segunda vitória de Popyrin em seis jogos contra Medvedev. O atual 25º do ranking também consegue uma revanche depois de ter perdido para o russo no saibro de Roma. Seu próximo adversário é o dinamarquês Holger Rune, que venceu o francês Alexandre Muller por 6/2 e 6/4. Rune venceu o único duelo anterior, na capital italiana em 2023.
Popyrin foi o primeiro a quebrar e abriu 3/1 no set inicial, mas Medvedev coseguiu buscar o emapte no oitavo game. Ele voltaria a pressionar o saque do australiano no último game da parcial. E depois de perder suas duas primeiras chances de fechar, o especialista em quadras duras definiu o set sustentando a troca até contra-atacar na paralela com o backhand. Popyrin fez bem mais winners, 17 a 5, mas cometeu 25 erros contra 12.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O jogo agressivo do australiano e o bom desempenho no saque fizeram a diferença no segundo set, especialmente porque ele reduziu bastante o número de erros. Popyrin conseguiu uma quebra logo cedo e saiu vencendo por 2/0, além de ter escapado de um 0-40 antes de abrir 3/1. O australiano ainda escapou de mais um break-point antes de sacar para o set. Ele fez 13 a 7 nos winners e cometeu 14 erros contra 15 do russo.
Medvedev foi ao vestiário antes do terceiro set. Na volta, teve o serviço quebrado, possibilitando ao rival abrir 2/0 na parcial decisiva. Popyrin ainda escapou de um 15-40 para marcar 4/2. Sacando para o jogo, o australiano manteve uma sequência de primeiros serviços em quadra e consolidou a virada. Ele fez 37 winners contra 20 e cometeu 47 erros contra 43 do ex-líder do ranking.
Title defence remains on course 🤝
Alexei Popyrin comes back to defeat Medvedev 5-7 6-4 6-4 in Toronto 🔥#NBO25 pic.twitter.com/u5YyW3E8Aj
— Tennis TV (@TennisTV) August 1, 2025
Acho que o Medvedev nunca mais será o mesmo.
Jogo dele foi efetivo ate surgir esta recente geração. Muito mais rápida e forte. Passar 200 bolas para o outro lado nao funciona mais.
A 1a oportunidade vai tomar uma bomba.
Medvedev teve seus anos áureos até 2022, e alguns bons resultados isolados em 2023, qdo de forma surpreendente, ganhou o Masters 1000 de Roma, batendo o Rune na final. Chegou na final do AO em 2024 pela terceira vez, naquela que poderia ter sido sua redenção na Austrália, mas perdeu novamente, e de lá pra cá, foi só ladeira abaixo, com resultados ruins, eliminações precoces, culminando com a saída do top 10. Medvedev poderia ter ganho bem mais títulos, inclusive Grand Slams, se não fosse o big 3 ter entrado no seu caminho, vide as finais de Slam perdidas para o Djokovic (AO 2021) Nadal (US Open 2019 e AO 2022), tendo vencido apenas um slam contra o Djokovic na final do US Open 2021, impedindo Djoko de vencer os 4 Slams no mesmo ano, além de ter perdido a final do AO para Sinner em 2024. Mas ele conseguiu proezas também, sendo número 1 do mundo, mesmo que por pouco tempo, algo que ninguém em sua geração conseguiu, além de ter vencido um Grand Slam e vários Masters ! A nova geração possui um tênis mais evoluído e cada vez mais físico…acho difícil o Medvedev voltar a ser competitivo nesse nível. No máximo lutar para voltar ao top 10.