Paris (França) – Depois de conquistar três vitórias no qualificatório e entrar na chave principal de Roland Garros pela primeira vez na carreira, a paulista Laura Pigossi não passou da estreia do torneio. Enfrentando logo de cara uma cabeça de chave, ela jogou de igual para igual e teve ótimas chances para avançar de fase, mas acabou derrotada pela ucraniana Marta Kostyuk, 18ª principal inscrita, pelo placar de 7/5, 6/7 (4-7) e 6/4 em 3h16 de jogo.
Com o resultado, Pigossi segue sem vencer em chaves principais de Grand Slam, tendo caído também nas fases iniciais de Wimbledon em 2022 e do Australian Open em 2023. Na grama do All England Club ela foi superada pela eslovaca Kristina Kucova por 7/5 e 6/0, enquanto no piso duro de Melbourne parou diante da norte-americana Caty McNally por 7/5 e 6/1.
Atual número 119 do ranking da WTA, a brasileira somou 10 pontos a mais em relação à campanha do ano passado por ter conseguido furar o quali (em 2023 havia parado na rodada final da fase prévia), mas por enquanto segue estacionada na mesma posição. Apesar disso, ela pode ser ultrapassada por outras concorrentes ao longo de Roland Garros.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Por sua vez, Marta Kostyuk consegue passar da estreia em Paris apenas pela segunda vez em cinco participações no torneio. Seu melhor resultado foi em 2021, quando atingiu as oitavas de final. Já nesta temporada, ela obteve sua campanha mais expressiva em Slam, chegando às quartas no Australian Open. Hoje, a tenista de 21 anos é a 20ª do ranking.
Na próxima fase, Kostyuk enfrentará a croata Donna Vekic, que precisou jogar apenas 11 games e contou com a desistência da também ucraniana Lesia Tsurenko quando vencia o primeiro set por 6/5. O duelo será inédito no circuito.
Brasileira larga bem, mas desperdiça vantagem
Com um ranking bem inferior, Laura Pigossi entrou na partida como franca atiradora, mas logo de cara conseguiu uma quebra de zero. Utilizando bolas mais altas para diminuir a velocidade dos pontos, sua já conhecida boa forma física para correr e lutar por todas as bolas e atacando nas brechas da ucraniana, a brasileira conseguiu manter a dianteira no placar até o oitavo game, chegando a estar na frente por 4/2. No entanto, Kostyuk buscou a reação, devolveu a quebra e virou a partida, fechando a parcial ao superar mais uma vez o serviço de Pigossi no 12º game.
Segundo set de altos e baixos e vitória no tiebreak
Assim como no primeiro set, a brasileira começou o segundo pressionando o saque da adversária e largou na frente com uma quebra na abertura. No entanto, ela não conseguiu sustentar a vantagem por muito tempo e viu a ucraniana empatar na sequência. A partida seguiu bastante equilibrada e Laura chegou a salvar cinco break-points antes de haver uma nova troca de quebras no sétimo e oitavo games.
No 11º, a número 2 do Brasil voltou a superar o saque da oponente e sacou para o segundo set, mas novamente não confirmou e a decisão foi para o tiebreak. O desempate começou a favor de Kostyuk, que abriu 3-1, mas então Pigossi se impôs e ganhou cinco pontos consecutivos, tendo três set-points. Ela desperdiçou o primeiro, mas no segundo garantiu o empate no placar e levou a definição para a terceira parcial.
Chuva atrapalha e brasileira leva dura virada no terceiro
Seguindo o mesmíssimo roteiro dos dois primeiros sets, Pigossi foi quem largou na frente no terceiro, mas desta vez conseguiu abrir uma imensa vantagem de 4/0. No quinto game, ela abriu 40-30, mas teve seu serviço quebrado pela ucraniana, que depois salvou mais dois break-points e diminuiu o placar para 4/2. Naquele momento, a chuva começou a cair em Paris, interrompendo a partida por mais de uma hora, no pior momento possível para a brasileira.
Na volta, em um game tenso, Laura teve mais um serviço quebrado, colocando a ucraniana de volta na disputa. Com a cabeça no lugar, Kostyuk elevou o nível e virou o jogo com um break no nono game. A brasileira então pediu atendimento médico por um problema na parte posterior da coxa esquerda, mas de nada adiantou. Na sequência, a ucraniana sacou para a vitória e confirmou a suada classificação.
Que horas foi esse jogo? Infelizmente n assisti
Sofrimento de domingo…
A top#20 ucraniana estava errática mas parou de errar e fez 6 games seguidos! Simples assim…
Não houve entrega…
Vida que segue… Com sabor amargo…
VCV
Não desanime. Seja positivo.
Infelizmente deixou a vitória escapar e viver 48 horas de puro sonho. Estaria nas nuvens neste exato momento, sem acreditar no que passou.
Meu Deus, o que aconteceu nossa guerreira estava sufocando a ucraniana, foi chover para dar gás a adversária. Que pena!
Jogou como nunca, perdeu como sempre.
Sem surpresas
Pigossi é uma jogadora de ITF que na base da raça se supera.. mas é mto fraquinha. Foi até longe demais jogando 1ª ronda de Slam.
Serio?
Ela venceu 3 jogos no qualy sem perder sets, e jogou de igual pra igual Com Uma top 20, e vc vem com esta conversa. Diz muito sobre vx
foi superior durante a maior parte da partida, a ucraniana estava atordoada no terceiro set e pigossi teria certamente vencido se a chuva não tivesse interrompido
Gostaria de ver a Pigossi indo mais longe nos grand slams, mais sinceramente acho muito difícil pelo seu nível técnico e mental, bola pra frente e boa sorte no próximo torneio.
Sempre usando Control do Pc. Repetitivo e sem criatividade.
Clichet
correção: jogou como nunca jogou antes, perdeu porque o tênis é um esporte em que as derrotas são constantes, ainda mais contra uma top 20
Comentário maldoso Afonso. Vc deve ser um vencedor sempre.
Pigossi vinha cozinhando a Ucraniana no banho maria.Jogo com uns 400 erros não forçados,nível bem abaixo de um Grand Slam.Ucraniana tava entregando a paçoca e a Pigossi não quiz ganhar.4 X 0 40/15, depois 4 X 1 15/40 não se perde esse jogo.O braço de jacaré voltou a quadra,após a chuva.uma pena,mas o cavalo não passa selado duas vezes.Chance igual a essa nunca mais.
Concordo plenamente. Nunca mais.
Concordo no 4 x 0 40 /15 não pode perder jogo assim, Marta estava irritada pelo tempo ostensivo da partida e irritada mentalmente, estava indo embora, inclusive jogou raquete no chão. Jogo na mão da Laurinha. Agora uma coisa que não tem como controlar é a natureza e essa maldita chuva veio. Porque falo isso: Marta vinha de um atendimento médico, esforço e cansaço pela inesperada Rolex time. Perfeito pra Nossa Laurinha. Mas 1:30 de chuva os analgésicos de atendimento médico timeout 3 minutos foi fundamental para Marta, foram excelentes fizeram efeitos, tudo que ela queria e inclusive pois cabeça no lugar e foi inteligente. Por si só ela é perigosa jogando normal e voltou inteira. Essa paralisação os comentaristas da transmissão não dão o braço a torcer que foi melhor pra Marta. Sem essa influência da natureza daria Laurinha tranquilo. Uma pena queria ver o sonho dela de infância no R2 contra D. Vekic. Mas obrigado Laurinha outras chances virão. Parabéns chegar num Grand Slam, não é fácil depois de três vitórias na Qualificação, estava embalada uma pena. Chateado, mas feliz pelo seu esforço. Orgulhoso pelo esforço.
Não sei se outras oportunidades virão, com 30 anos sem ter chegado lá fica muito mais difícil.
Concordo com tudo que colocaste aí.
Qual Ella tinha todo Antes? A sua bola de Cristal e a mesma que dizia que o monteiro tinha acabado?
Dura derrota nada, amarelada feia, isso sim. 4 a 0 com a adversária toda estropiada e não matou logo o jogo. Quando a Kostyuk baixou pra 2-4 deu pra sentir de longe o cheiro da entregada. E ainda veio a chuva pra ajudar. E não deu outra
Também acho que temos que parar de lamentar ou ter essa sensação de “que pena” após certas vergonhas esportivas.
A galera exagera nas passadas de pano e no coitadismo. Isso é ruim até pro próprio atleta. Derrotas como essas não podem ser consideradas normais e tem que doer mesmo, pra ajudar no crescimento.
Nada a ver seu comentário. Laura não era favorita, anormal seria ela ganhar. Ela fez muito, ninguém esperava um jogo equilibrado como foi. Temos que dar os parabéns sim, senhor!
Respeito seu comentário, ao contrário do que você fez com o meu. Mas com 4 a 0, saque com 40/15 no 5o game e a adversária morta do outro lado anormal foi ela não ganhar. Não é porque foi a Laura, qualquer outra tenista que fizesse o mesmo mereceria a mesma crítica.
É o mal brasuca, nada, nada e morre na praia, o que aconteceu? Teve 3 gamepoints no 4×0 e desperdiçou, teve 2 brakes no 4×1 e desperdiçou. Faltou orientação ou foi coach errado? Faltou pernas? Faltou braço? A quadra ficou pesada? Ou foi cuca? Mas garanto que não foi falta de torcida, pois aqui nós pulamos, gritamos e choramos decepcionados. Fazer o quê? É engolir o choro e partir pra próxima, quem sabe a sorte favorece.
Que azar cair a chuva justo quando a Laura estava mandando no 3o set. Derrota muito dolorosa mas Pigossi mostrou a quem ainda duvidava que o lugar dela é entre as melhores e nos grandes torneios.
Não foi culpa da chuva…
Rendimento caiu antes
Falar isso é querer tampar o sol com a peneira. Jogadora limitadíssima, que tava ganhando o jogo mais na sorte do que no juízo. Só dando balão. Não acertou um smash direito, nenhuma jogada na rede. Dizer que ela está entre as melhores é negligenciar a realidade. Nada contra a jogadora, mas o nível dela ainda é bem abaixo. Espero que melhore.
Ela está em Paris, fazendo o que gosta, com tudo pago e sendo assistida por milhões no mundo inteiro. Enquanto isso tem gente destilando sua raiva na net. Assim é a vida…
Perfeito comentário.
Para azar e frustração de vocês, informo que a Laurinha ainda vai jogar outros Slams e voltará ao top 100. E ainda este ano. Ela já está entre as melhores,, sim. Sorry, periferia…
Acertou Smaches, Winners, fez um jogaço, usa um balão dcom top spin como poucas. Oscilou no 4×0, no 4×1 e 4×2 e veio a chuva. Fecharia, com certeza, pois a ucraniana esrava cansada, com dores e entrou depois do 4×0 como franca atiradora, mas se tivessem uns 2 pontos brigados pra Laurinha, ela desistiria do esforço. Mais doído que a derrota improvável (base no 3o set antes da chuva) é o nível e o tipo de comentários odiosos dessa gente esquisita que se acham técnicos melhores que Deus.
Torcer tudo, mas fanatismos não. Menos. Estar nos grandes torneio, menos por favor. A Laura é esforçada.
Mais que vc
Essa foi a primeira partida da carreira ela contra uma top 20. Com quase 30 anos de idade. Impossível crer que o lugar dela é entre as melhores
Deve ser contra piores igual a vx
Concordo Paulo.
“Entre as melhores e nos grandes torneios” ??? É sério isso? Pqp
creio que essa chuva atrapalhou e muito o jogo da pigossi ,a ucraniana estava praticamente perdida quando de repente veio a chuva pra mudar a história do jogo ,
quando isso acontece é sempre pior pra quem ta na frente ou seja, pior pra pigossi ,na volta o foco ja não é mais o mesmo pra nenhuma das duas jogadoras ,melhor pra ucraniana que soube lidar com a situação , …quadra mais pesada pigossi até tentou da uma parada pra se adaptar as condições mas não deu tempo .final 5/7…7/6…4/6
Começou o “””Brazilian Storm””” com show dos brasileiros
Chora, invejoso.
Passou pelo qualy muito bem, e jogou de igual pra igual. Vai passear meia hora
Ela “amarelou” ou esnobou quando teve 4×0 pra fechar o jogo. Pigossi sendo Pigossi. Muito difícil ter outra chance como essa, de ir mais além que a primeira rodada, e entrar no top 100. Seria melhor aposentar-se hoje mesmo, diante de tanta incapacidade de vencer um jogo tão fácil de se vencer.
Impressionante complexo de Vira-Lara.
Seria até divertido, se não fosse deprimente, ver os frustrados saindo das catacumbas com essa derrota. Derrota, diga-se que era esperada e super normal.
Gosto da Ucraniana, mas ela meteu o louco. Laura abriu 3×0 e a Ucraniana parou o jogo pra pedir atendimento médico, DO NADA rs, daí depois veio a chuva e realmente não tinha como controlar
Sem dúvidas, o jogo mudou após a parada para atendimento. Não foi a chuva nem alguma outra coisa. A ucraniana foi catimbera e começou a virar o jogo no medical time.
Por outro lado, não posso deixar de mencionar a falta de repertório da Pigossi. Levou 6a0, após ter 4a0, sem esboçar reação.
Perfeito. Camarada.
Os analgésicos fizeram efeitos também e aproveitou para descansar, resperirar e repensar o momento do jogo. No comentário anterior disse quase isso, reforço “Clima” isso ninguém tem controle.
Seria difícil mesmo e a chuva atrapalhou o ritmo. Lindo jogo da Laura surpreendendo a todos e deixando a ucraniana irritada. Foi uma campanha ótima no torneio e mostrou que a Laura pode muito mais. Ano que vem terá outra chance de avançar mais, Laurinha! <3
Não vai, cara. Ela chegou no teto dela nesse RG
Negativo.
Que pena, a chuva atrapalhou o jogo da Laura. Mais se ela tivesse o saque forte talvez poderia ser diferente o resultado. Mais tá de parabéns.
Exatamente é por aí.
Jogou de igual pra igual com uma top20. Gostei de ver
Esforçada. E isso aí seu pensamento.
Meu sonho era ser esforçado como ela e ter os resultados que ela teve, passei longe…..
Perdão me expressei mal. Tenho certeza que você também é um vencedor na vida, nunca é tarde para sonhar. Mil perdões.
Lá vamos nós…
Agora é visitar os cafés parisienses e gastar o raro cheque de slam
Tu queria ir junto nesse café né..,
Essa não acontece mais.
Verdade euro tá que tá. Rsrs
Fritou a ucraniana com um festival de balões
Mas na hora de definir vai sempre faltar algo a mais
Infelizmente. Verdade. Tenho que admitir. Cansaço bateu também no final.
Digo isso da Laurinha por conta do quali também. Ela sentiu um desconforto na coxa no final.
Nunca desprezem o poder de um baloeiro. Foi quaaaase, Pigossi. Boa apresentação.
Ninguém apostava numa vitória da Laura. Seria uma zebra tremenda.
Mas quase aconteceu… A chuva definitivamente salvou a pátria da ucraniana. Ela estava nervosa e cansada, já tinha pedido atendimento no 0-3 do terceiro set, sem foco, e Laura voando fisicamente, mas aí foi salva pelo gongo…
Mas Laura merece os cumprimentos, mais uma vez se superou, mais de 3 horas de jogo com uma cabeça de chave, 100 posições a frente dela no ranking! Parabéns, Laurinha!
Concordo, a Top#20 ucraniana é ‘osso duro de roer’ e a Laurinha arrancou 1 Set e quase algo mais…
Claro que os ressentidos haters vão criticar, mas ela mostrou garra!
Ganhou de todas do mesmo nível no quali…
VQV Laura!
Falei seus comentários são melhores que o meu no geral. Parabéns!
Inacreditável. Amarelou mesmo. Pqp
Tênis não é assim não, é mais que isso! Extra quadra tem muita coisa jovem.
Perdeu o jogo ao não aproveitar os dois breaks que a teriam levado com 5×1 e saque pro vestiário antes da chuva. Uma pena.
Verdade. Uma pena! Concordo.
Além de perder um 40×15 sacando no 4×0. E depois teve vantagem.
Que dó. 4×0 e saque e do jeito que tava jogando, não perderia esse jogo nem a pau.
Sou um dos mais críticos com a Pig, mas hj não tem o que falar. Ela jogou demais, sem aqueles balões absurdos, jogando firme e muitas vezes sendo agressiva. Tá de parabéns. Infelizmente essas paralisações afetam normalmente quem está a frente. Ucraniana aproveitou a pausa e se beneficiou.
creio que essa chuva atrapalhou e muito o jogo da pigossi !!! ,a ucraniana estava praticamente perdida quando de repente veio a chuva pra mudar a história do jogo ,
quando isso acontece é sempre pior pra quem ta na frente ou seja, pior pra pigossi ,na volta o foco ja não é mais o mesmo pra nenhuma das duas jogadoras ,melhor pra ucraniana que soube lidar com a situação , …quadra mais pesada pigossi até tentou da uma parada pra se adaptar as condições mas não deu tempo .final 5/7…7/6…4/6
Uma pena Laurinha. Vamos para o próximo torneio
Jogou muito, a top 20 kostyuk foi salva pela chuva, pig estava fisicamente bem superior.
Derrota amarga pela forma como foi,dava pra vencer, chance de ouro desperdiçada.
Valeu laurinha!!! Foi por detalhes e a interrupcao atrapalhou muito. Bom Para subir o nivel e ver que pode ir mais longe.
4×0 no 3º set e perdeu… complicado…
4X0 e saque, 40×15, vantagem. 4×1 e 15×40, muito parecido com os jogos da Bia.
Inacreditável essa derrota pela circunstâncias que foi
1° pelo migué da ucraniana quando tava vendo que o jogo tava escapando e pediu atendimento, ali já deu um baque na Laura que estava vindo voando
2° Laura com chance de fazer 5×0 com 40/15 e perdeu a chance….
3° Em seguida a querida chuva resolve aparecer quando a ucraniana estava morta fisicamente no jogo.
4° Na volta ao jogo a ucraniana volta como um rolo compressor e aplica um pneu moral e fecha a partida
Esse tipo de derrota fica na cabeça por um bom tempo, uma pena pra Laura que fez um bom torneio.
A brasileira não deu migué ao pedir atendimento também?
Pior que deu, e isso só ajuda a tornar a derrota mais ridícula ainda. Toma uma virada de 0/4 pra 5/4 de uma jogadora que mal se aguentava em pé e depois vem querer dar miguelada com médico. Eu gosto da Laura, acho ela guerreira sim, ninguém nunca vai poder acusar ela de ser songamonga em quadra, mas isso aí pra mim ficou feio demais.
Sim, também. Ela quis devolver na mesma moeda pra tentar um resultado parecido, mas não deu certo.
Nao tem jogo pra ganhar. É um milagre ela estar na frente. a enrolada que ela estava dando na ucraniana. Os dois saques da Laura são iguais, não tem winner. A raiva da ucraniana perdendo para uma baloeira lembra os campeonatos de classe nos clubes
Uma pena. A Laura quase fez 5×1 antes da chuva. Kostyuk parecia já ter aceito a derrota. Infelizmente com a parada em 4×2, a top 20 voltou renovada e levou o jogo. A derrota era até esperada, mas pelo modo como se deu, foi dura.
Ela teve 5 oportunidades somando as chances no 4-0 e 4-1 de chegar à um quinto game antes da chuva, se tivesse tido a parada com a BR com 5 games confirmados, acredito q teria sido bem mais difícil deixar o jogo escapar..
Concordo, saudações
Moral da história: quem nasceu pra W100 não ganha em GS. Seja como for, ganhou nesse torneio o que ganha no ano nos ITFs da vida.
Teve orgasmo com a derrota hoje? Invejoso.
A zebra sumiu. Mesma a adversária perdendo uns 30 pênaltis. Acho que uma oportunidade comi essa não aparece mais em sua carreira. Nível técnico da partida foi muito baixo.
A guerreira Pigossi fez 13 winners em um jogo de três sets e 3h 16m. Tá certo isso?
Infelizmente não deu. A Laura vem evoluindo seu jogo no simples, mas precisa avançar mais na qualidade do saque. É guerreira e já foi medalhista olímpica nas duplas. Merece ser respeitada como profissional e atleta igual a outros tenistas que representam o país com um apoio praticamente nulo.
Mais pura verdade! Correto.
Nível técnico baixíssimo
A ucraniana olhava para o outro lado a Pigossi com seus saques de 2a classe, o festival de São João e ficava inconformada.
Terrivel
Pior é que foi isso mesmo.
Acho que foi por isto que o jogo foi Pau a Pau e decidido nos detalhes
Incrível quando um atleta brasileiro perde, os hater de plantão não perdem tempo para destilar seus impropérios.
Vejam quantos bons jogadores irão cair na 1° rodada.
Vejam quantos bons jogadores não passaram do qualy.
Laura é uma guerreira que nunca desiste. Sempre é um prazer assistir seus jogos.
Existem derrotas e derrotas né amigo.. desperdiçar 5 oportunidades de abrir 5-0/5-1 no 3° set pra em seguida tomar 6 games seguidos.. N dá pra tratar como uma derrota trivial n..
Pior foi a Bia na final do WTA125 de Paris 2022 que perdeu 13 break pontos.
Esta semana mesmo a Stearns perdia o terceiro set por 5 a 0 e ganhou 7 a 5.
Isso acontece mais vezes do que vocês imaginam.
E certamente a adversária da americana n achou q foi uma derrota “tranquila”..
Não é ser hater, cara, os torcedores ficam decepcionados e descarregam. Você quer o quê? Que ficam se lamentando, ninguém é Zagallo que lambe as feridas.
Alguém coloca a Pigossi e a Bia juntas um mês inteiro num treino intensivo de saque, pq esse saque delas nao dá…
Parabéns Pigossi, fez muito mais do que se podia esperar, infelizmente a chuva foi determinante para a ucraniana colocar a cabeça no lugar e entender como deveria jogar contra a pigossi. Uma pena. Vejo porém, nítida melhora no jogo da Laurinha, não está vivendo só de balões e vem mesclando bastante com bolas mais aceleradas. O saque continua sendo um ponto de melhora urgente.
Não acho mesmo q a Laurinha amarelou. Acho q ela jogou o melhor q podia, com garra, vibrou, gritou, mas é muito inferior. Quando a adversária voltou pro jogo – acordou – nao tinha o q fazer. A Laurinha está de parabéns, venceu tres jogos, teve o jogo de hoje na mão, mas não deu. Bola pra frente. Continue assim. Eu tb critico, mas tenho q ser justo. Hoje não dava.
Concordo
Volta Guga!!!
Parabéns Pigossi, mostrou que não importa oponente, lutou e não se entregou, perdeu no detalhe e na parada pra chuva que fez a Kostyuk por a cabeça no lugar. Vc merece a posição que estar mesmo jogando feio pra alguns haters.
Que pena!
São oportunidades como essas que os “grandes” não perdem.
Mas, São 70 mil dólares na conta.
Isso é bom demais para quem só joga challenger.
Parabéns Laurinha. Sempre deixa o seu melhor em quadra. Esse é o papel de um atleta. Siga firme sua carreira.
Perdeu 6 games seguidos, pelo menos não perdeu 8 como a Bia.
Normal, sem novidades…..
Nova serie…… Capítulo um
O retorno dos brasileiros…….
… pra casa
Essa é a diferença entre um ranking e outro. Na hora H, o talento faz a diferença. Uma pena para a Laurinha, que é uma batalhadora e merece todo nosso respeito e homenagens, pois jogar esse torneio é para poucos.
Me lembro de uma decisão de roland garros entre djko e Nadal, djko atropelando, 2×1 de sets e 3×1 no quarto set, Nadal entregue, começou a chover e o jogo interrompido, foi pra segunda feira o restante do jogo, Nadal ganhou 5 games seguidos e venceu o quinto set, não adianta, é outro jogo, foi muito triste ver o jogo escapar por um capricho da natureza.
Realmente uma pena não ter aproveitado a chance que teve. A Kostyuk estava errando muito. Nunca vi tanta devolução de 2° saque ser desperdiçada. E saques bem fracos. Cometeu centenas de erros não forçadissimos. A Pigossi fez muito para quem não tem potência nos golpes. Jogou de forma inteligente. Mas a diferença de nível é gritante. Foi só a Kostyuk colocar a cabeça no lugar e o jogo mudou completamente.
Não sabendo que era impossível, ela foi lá e fez. Que entregada gigante.