Miami (EUA) – Depois de ficar com o vice-campeonato no WTA 1000 de Miami, Jessica Pegula fez uma avaliação da partida deste sábado, diante de Aryna Sabalenka. A norte-americana falou sobre as oscilações do primeiro set, que teve sete quebras de serviço, e entende que a número 1 do mundo conseguiu subir o nível nos momentos mais importantes da partida.
“Foi uma final muito dura hoje. Aryna jogou em alto nível novamente. Sinto que ela continua elevando seu nível nos momentos-chave do jogo quando precisa, e essa foi a grande diferença hoje e nas últimas vezes em que joguei contra ela”, disse Pegula após a derrota por 7/5 e 6/2 para Sabalenka.
Esta foi a sétima vitória da bielorrussa em nove jogos contra a norte-americana, repetindo as finais de Cincinnati e do US Open no ano passado. Pegula disputou sua sexta final de WTA 1000 na carreira, agora com três títulos e três vices. Em Miami, ela chegou à sua primeira decisão, após ter parado nas semifinais em 2022 e 2023.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Estou muito feliz com as últimas semanas. Chegar à final aqui é muito especial, jogando na frente de muitos amigos e familiares perto de casa. Fico contente por estar em mais uma final de WTA 1000, mantendo resultados consistentes e chegando longe nos torneios. A razão pela qual jogamos é para nos colocarmos em boas posições para ganhar esses eventos. Eu consegui fazer isso nas últimas semanas”, acrescentou a atual número 4 do mundo.
Pegula chegou a liderar o primeiro set por 3/2 e saque, mas permitiu a reação de Sabalenka, que fez quatro games seguidos e ainda voltou a quebrar no fim a parcial. Já no segundo set, a norte-americana também quebrou logo cedo, mas perdeu o saque na sequência, com duas duplas faltas no mesmo game. “Eu estava conseguindo quebrá-la e colocando muita pressão nos games de serviço da Aryna, que é um dos melhores aspectos do jogo dela. Mas não consegui manter meu saque de forma consistente e consolidar essas quebras, o que fez a diferença”.
“Estava difícil sacar contra o vento de um dos lados da quadra. Nós duas tivemos problemas para confirmar o saque, porque bastava uma boa devolução para assumir o controle dos pontos. Somos duas excelentes devolvedoras, mas acho que ela conseguiu gerenciar melhor o saque e escapar de games longos, enquanto eu senti que estava sempre atrás nos meus games de serviço”.
Evolução no jogo de Sabalenka
Pegula também falou sobre a evolução no jogo de Sabalenka. Reconhecida por ser uma tenista de muita potência, a bielorrussa tem aumentado o repertório, usado bem as curtas e slices e se torna cada vez mais completa. “Acho que o movimento dela melhorou muito, e então ela adicionou mais slice, dropshots, ela melhorou um pouco nesses golpes intangíveis. Se o saque não está funcionando, ela tem mais duas ou três opções para ajudar a começar o ponto em vez de sempre depender de um segundo saque o tempo todo. Todo mundo fala sobre seu estilo agressivo de jogo, o que é certo, mas ela sempre teve isso, e acho que se mostra capaz de variar mais”.
Feliz com a campanha, ela mantém o foco no saibro
Os próximos compromissos de Pegula serão no saibro, a começar pelo WTA 500 de Charleston na semana que vem. A norte-americana valorizou sua campanha e se mostrou animada para a sequência da temporada. “Acho que me movi bem, saquei melhor ao longo das últimas semanas e venho ganhando mais pontos livres no saque. Infelizmente, hoje não foi o caso”, brincou. “Mas sei que melhorei muito nesse aspecto. Agora quero levar essas coisas para a temporada de saibro e usá-las da melhor maneira. Sei que sou mais conhecida por meu jogo em quadras duras, mas acho que posso ir bem no saibro também. Então, espero que os elementos que adicionei ao meu jogo me ajudem a ter uma boa temporada”.
Enfrentar a agressividade da Sabalenka não é fácil. Ainda mais agora que a bielorrussa está com um controle emocional maior e variando mais o seu jogo. A Pegula teria que ter mais potência nos seus golpes para impor mais dificuldades para a Sabalenka devolver as bolas. Mas a norte-americana deu o seu melhor e o vice-campeonato é um grande resultado.