Miami (EUA) – Assim como havia acontecido nas finais de Cincinnnati e do US Open no ano passado, Aryna Sabalenka voltou a superar Jessica Pegula e conquistou o WTA 1000 de Miami. A número 1 do mundo marcou as parciais de 7/5 e 6/2 em 1h28 de partida neste sábado. Esta foi a sétima vitória da bielorrussa em nove jogos contra a norte-americana.
Sabalenka chega ao 19º título no circuito da WTA e disputou a 35ª final na carreira. Na atual temporada, ela também foi campeã em Brisbane e vice do Australian Open e também em Indian Wells. Em torneios de nível 1000, tem agora oito títulos e quatro vices.
Já Pegula, quarta colocada, segue com sete títulos de WTA e disputou sua 17ª final no circuito. Em 2025, ela foi campeã em Austin e vice em Adelaide. Já nas competições de nível 1000, a experiente jogadora de 31 anos tem três títulos em seis finais.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Durante o torneio, Sabalenka não perdeu sets. A número 1 do mundo eliminou nas oitavas a norte-americana Danielle Collins, campeã do ano passado, e ainda venceu outras duas tenistas do top 10, Qinwen Zheng nas quartas e Jasmine Paolini na semifinal. Ela recebe mil pontos no ranking e a premiação de US$ 1.124.380.
Miami CHAMP 🏆
World No. 1 @SabalenkaA defeats Pegula 7-5, 6-2 to lift her 8th WTA-1000 title!#MiamiOpen pic.twitter.com/hbObbMd8w6
— wta (@WTA) March 29, 2025
Com o título, a bielorrussa vai ampliar a diferença para Iga Swiatek na liderança do ranking e assume também a primeira posição da corrida para o Finals, ultrapassando Madison Keys, campeã do Australian Open. Já Pegula fica com 650 pontos e o prêmio de US$ 597.890. Ela poderia reassumir a posição de número 3 do mundo em caso de título, mas ao menos entra no top 5 da temporada.
Final teve atraso por chuva e início com muitas quebras
Inicialmente prevista para às 16h (de Brasília), a final de Miami teve mais de uma hora de atraso por conta da chuva, que comprometeu também o andamento da decisão de duplas masculinas, iniciada às 13h30 e que teve o título do salvadorenho Marcelo Arevalo e do croata Mate Pavic.
Com maior umidade e condições de quadra mais lentas, o saque não era um fator tão determinante para a definição dos pontos. E o primeiro set da partida teve sete quebras de serviço, 4 a 3 para Sabalenka. A número 1 do mundo saiu vencendo por 2/0, tomou a virada para 3/2, mas reverteu para 5/3.
first set in the bag 🎒@SabalenkaA opens up a 7-5 lead against Pegula!#MiamiOpen pic.twitter.com/7e24fS0qxu
— wta (@WTA) March 29, 2025
Sacando para o set, Sabalenka teve o serviço quebrado mais uma vez. Mas depois que o placar estava empatado por 5/5, a bielorrussa foi impecável e venceu oito pontos seguidos para fechar parcial. Reconhecida por seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes, ela fez o dobro de winners, 16 a 8, mas chamou atenção também pelas ótimas execuções de slices e curtinhas.
O segundo set começou com uma quebra a favor de Pegula, mas a norte-americana perde o saque na sequência com duas duplas faltas. Com isso, Sabalenka recuperou logo o domínio da partida e voltou a quebrar para fazer 4/1. Depois disso, a número 1 do mundo passou a cuidar melhor de seus games de saque, sem enfrentar novos break-points e quebrou mais uma vez para fechar o jogo. Sabalenka fez 31 a 12 nos winners e cometeu 36 erros contra 27.
Te amo Arina!kkkkkkkk
Gisele pode comemorar, pois talvez este seja o último título que a Sabalenka vai ganhar neste primeiro semestre, pois agora vem saibro e grama e lá terá muitas adversárias que jogam bem nestes pisos, na quadra dura hoje é a melhor, mas no saibro e grama aí é outras história, mas é uma pena que a menina Andreeva sentiu aquela dor de barriga se não teria ido na final ou pelo menos até semi deste torneio.
Será?
É bem provável que sim Gisele, pois no saibro até a Zeng pode dar trabalho pra ela, veja a Andreeva pode chegar com tudo,pois eu vi uma notícia que ela pensa muito no saibro (palavras da Conchita) que vai usar o wta 500 de stutgartt para aprimorar para chegar na ponta dos cascos nos masters e RG, então se preparar bem pode crescer mais, mas também no saibro tem a Iga ,que mesmo ainda insistindo no jogo reativo burocrático que costuma dar certo no saibro.
Na grama acima dela só Rybakina, assim, pra mim é favoritassa a Wimbledon esse ano, vem de excelentes campanhas em Londres e só n fez bonito ano passado devido a lesão que a tirou do torneio.
Cara, lembre-se que a Krejikova também pode ir bem na grama, claro desde que esteja clinicamente recuperada, e acho que a Andreeva pode surpreender na grama porque o seu jogo combina perfeitamente na grama sagrada.
Será?
Pode ser.
Acho que a Sabalenka vai continuar passando por cima…
Seja no saibro, na grama… Onde for ela está sobrando…
A melhor em quadra e fora da quadra… A Sabalenka está fazendo um bem enorme para o tênis feminino…
Bom pode se, mas no saibro e na grama não é a mesma coisa do que quadra dura, então nesse piso a Sabalenka tem muito que mostrar que parece que você se esquece que no saibro é a casa da polonesa que embora não tenha uma evolução técnica como a Sabalenka, mas o seu jogo é eficiente no saibro ou você ainda quer teimar? Assim como há outras jogadores no saibro perigosas que não vão dar nada de graça a Sabalenka como Ribakina, Zeng( embora seja freguesa,mas no saibro ela pode finalmente vencer a Sabalenka), Andreeva, Gauff(já foi finalista de RG) e ainda tem o fato que a Sabalenka é a tenista a ser batida, mas como ela tem uma gordura no ranking acho que ela ainda vai e manter como número 1 ate chegar na grama.
Cuidado com as afirmações e suposições, realmente é o piso mais fraco da Sabalenka, mas ainda assim, já ganhou 2 vezes Madri, além de final em Roma e semi em Roland Garros.
Sim, mas agora terá maiores desafios, é verdade que pode alcançar algo de novo em Madrid só que neste piso tem a Ribakina, Iga, Zeng( é perigosa no saibro porque ganhou ouro olímpico), Andreeva que dizem quer fazer bons torneios de saibro e outras, então a temporada de saibro promete e não acho que a Sabalenka vai ter domínio como tem na quadra dura, mas vale a pena conferir.
Amg, só se lembra que ela foi finalista de madri e roma ano passado e só perdeu pra iga, e não jogou winblendon
Sim, mas não quer dizer que vai repetir o mesmo no piso que ainda não domina, na grama pior ainda, embora ela tenha evoluído tecnicamente. Veja aí cara se na quadra dura, que ela é a melhor atualmente, teve trabalho com Andreeva imagina no saibro( que ela perdeu o RG para a russa em 2024) ou na grama? Realmente a Sabalenka melhorou muito tecnicamente e não é só pancadaria isso é bacana demais, agora no saibro é completamente diferente porque o físico é mais exigido e na grama precisa saber controlar boas variações de jogo. Então não sei quem vai ganhar no saibro ou grama, mas a Iga vai adquiri mais pressão agora porque sabe que a Sabalenka tem n pontos acima e o saibro é o seu habitat que terá muitos pontos a defender assim como a Sabalenka terá alguns como WTA MADRID e ROMA e a semi de RG,mas eu acho que ela tem razão em jogar o WTA 500 Stutgartt (que não jogou em 2024) para somar mais pontos porque ela sabe que deve perder alguns no saibro, por isso estrategicamente foi uma decisão sábia da Sabalenka.
Saby exala carisma! Não me canso de ver a Queen ressurgindo e arrasando ❤️
Só é carismática quando ganha né querido, pois quando perde não aceita derrota agindo de forma antidesportiva como foi a derrota para Andreeva e para Keys, mas parabéns para ela que hoje mereceu.
Chora não, pitoco!
Arriba, Aryna!
Acho que em partes a moça aí tem razão amigo,pois a Sabalenka sempre arruma desculpa quando perde, embora acho massa o seu espírito competitivo de não achar legal derrota, mas quando perdeu para Andreeva ali não achei legal sua atitude contra uma guri.
Sim, porque é super normal perder um título e sair pulando de alegria. Bora marcar um churrasco da derrota também? Hipocrisia desse nível, só rindo kkkkkkkk
E ninguém fala nada dos pitis da Andreeva na derrota. Os que criticam as reações da Sabalenka quando perde, são os mesmos que detonam a passividade da Pegula. Como fica? Se irrita com a derrota ou aceita numa boa? É cada uma!
Exatamente! A Mirra nunca decepciona no entretenimento: joga, bate a raquete, discute com a Conchita e ainda acha ruim quando a adversária precisa de um curativo. Mas ela tem um escudo protetor chamado ‘queridinha do público’. Se fosse a Iga, já estaria no tribunal do cancelamento.
Oi? Sabalenka sempre brinca e leva as derrotas no humor, inúmeras as vezes, até mesmo quando perdeu a final do US Open enfrentando uma Gauff super inspirada somada a uma torcida hostil, levou na esportiva e brincou com o calor da arena. Andreeva sim lida MUITO MAL com derrotas, Saba é um exemplo de postura, garra e talento. Pra cima Sambalenka!!!
Será?
Acho que não porque eu lembro que quando perdeu pra Gauff ela quebrou o vestiário, sorry baby ali não achei atitude desportiva ou você acha que foi?
Não quebrou o vestiário, quebrou a própria raquete em um momento íntimo com o time dela, momento que nem deveria estar sendo filmado ou se tornado público. Esperar que ela abra um champanhe após perder uma final de Slam beira o cinismo, dona. No mais, Sabalenka é competitiva sim, mas sem deixar o espírito esportivo de lado.
Sabalenka fortíssima, deve dominar o circuito na quadra dura. Agora começa a temporada do saibro, quando Swiatek costuma se destacar. Vamos ver como Andreeva e Gauff vão se comportar nos próximos torneios.
Dominar o que?
Tem menos master 1000 que a Iga no piso duro. Empatam no USOpen com 01 título e ela tem 02 Australian Open.
Em contrapartida, vai levar sova da Andreeva nesse piso logo logo e, quando pega a Ribakyna, apanha igual gente grande. Kkkkkkk
Será?
Fora que o jogo da final foi a única adversária decente que ela enfrentou. Mas a Pegula já é freguesa.
Meu caro, então acho a Pegula uma boa jogadora só que quando ela enfrenta a Sabalenka ou a Iga em final ela treme e não consegue nem sacar direito, mas também falta vibração nela, pois a impressão que mostra que ela é depressiva assim não dar.
É bom lembrar também que a sua ídola (IGA) esta bem atrás da Sabalenka não digo só em relação ao ranking e sim tecnicamente, pois se ela não enxergar que precisa aprender a usar qualidade técnica vai ficar pra trás, pois quando abrir o olho pode nem figurar mais no top 5.
Também estou curiosa pra vê!
isso aí, Aryna !!! mostre a força da Rússia contra o ocidente decadente !
Aryna é bielorussa. Nasceu em Minsk.
Perdeu o primeiro set e entregou o jogo. Atitude lamentável, passeando na quadra durante o segundo set. E o público que para caro é obrigado a assistir isso. Lembra um certo tenista brasileiro, com a diferença de não quebrar raquetes.
Disse tudo!!kkkk
Sabalenka joga muito bem que não é só pancadaria medíocre, pois aprendeu a variar o jogo quando precisa e soube sacar quando precisou, embora tenha sofrido 4 quebras, em relação a Pegula (que é uma boa jogadora) só que mentalmente senti muito porque não sabe ganhar da Iga ou Sabalenka quando chega em finais ,então toda vez que enfrentar Iga ou Sabalenka em finais vai perder sempre enquanto não aprender a acreditar no seu potencial, por isso que a Andreeva, apenas 17 aos, me mostrou algo diferente porque com tanta pouca idade não pipoca para elas, sim acho que vai perder mais para elas, mas pelo menos tenta endurecer o jogo contra elas e também como esta no processo de amadurecimento pode se tornar no futuro próximo uma vencedora de slam, quem sabe este Winbledon? Agora vimos uma final com algumas variações de jogo que é positivo isso serve de alerta para a Iga, que se não entender que precisa aprender a variar o jogo vai ficar para trás que terá pontos a defender no saibro, Ribakina e a Gauff que o nível delas caíram muito. Resumindo, então a Sabalenka continua em alta, houve uma novidade ótima que foi o crescimento da Andreeva e quem sabe a Eala poderá se firmar ,ou seja, vamos aguardar o que o saibro e a grama nos proporciona.
Os EUA, que colocou 500 mil jogadores e jogadoras nesses tres torneios seguidos em quadra dura(Contando com o que João Fonseca ganhou), , vai passar em branco mais uma vez. Que bom!
Acho que essa final seria mais interessante se a Eala tivesse passado da Pegula na semi. Que jogadora sem garra é a Pegula. Não vibra, não arrisca, só coloca a bola do outro lado. Parece que falta algo. Sabalenka que não tem nada a ver com isso fez a parte dela. Do jeito que está jogando, vai abrir uma vantagem bem grande pra Iga que tem muitos pontos pra defender no saibro.
Falei isso também, pois ela demonstra ser depressiva assim não dá, embora seja uma boa jogadora.
Parabéns, Aryna Sabalenka. Evoluiu no seu jogo e está mais madura e forte mentalmente. Título e liderança dos dois rankings muito merecidos. A meu ver, está um degrau acima de suas principais concorrentes, incluindo Iga Swiatek.
Carlos não acho que no saibro a Sabalenka é superior a sua ídola, só que ela aumentou a pressão para a Iga que vai ter que defender pontos como a Sabalenka, mas o alerta esta ligado pra Iga que precisa aprender a variar o jogo se não vai ficar pra trás.
Belo sorriso, parabéns a num 1 !!!
Confesso que houve um momento em que achei que a Iga iria emendar uns 2 anos na liderança, mas é interessante como as coisas mudam. Hoje a Sabalenka ganhou uma confiança tamanha que acho que até tem influenciado a polonesa a jogar um pouco pior, mais vacilante. A volta para o saibro vai responder a algumas perguntas, mesmo porque acho difícil a Sabalenka deixar de ser competitiva em qualquer piso no momento. Isso assim sem considerar a Andreeva crescendo rápido. A disputa pela ponta no feminino para mim hoje é mais interessante, depois de um período que não parecia que uma vencedora de slam venceria qualquer outro na vida. Hoje, as cabeças estão sempre perto do título.
[…] e com meu desempenho nestes meses. Estou super feliz de segurar este lindo troféu”, disse Sabalenka, após a vitória por 7/5 e 6/2 sobre Pegula. A bielorrussa vinha de duas derrotas em finais, para Madison Keys no […]