Paolini bate Gauff, é campeã em Roma e faz história novamente

Foto: Internazionali BNL d'Italia

Roma (Itália) – O grande momento de Jasmine Paolini e do tênis italiano foi coroado neste sábado com o título do WTA 1000 de Roma. Com grande atuação, a atual número 5 do mundo deu poucas chances à norte-americana Coco Gauff e garantiu a conquista em casa com um triunfo por 6/4 e 6/2, em 1h29 de partida.

Aos 29 anos, Paolini chega ao terceiro título da carreira e o segundo de nível 1000, depois de ter levantando o troféu de Dubai na temporada passada. Esta foi também sua quarta final nos principais torneios do circuito, incluindo os vice-campeonato de Roland Garros e Wimbledon em 2024.

Terceira italiana a disputar a final do WTA de Roma na Era Aberta, ela é a primeira campeã da casa em 40 anos. A última havia sido Raffaella Reggi em 1985, quando derrotou Vicki Nelson-Dunbar pelo troféu. Em 2014, Sara Errani foi superada pela norte-americana Serena Williams.

Jogadora mais velha a conquistar seu primeiro título no Foro Italico na Era Aberta, Paolini é a primeira italiana a disputar múltiplas finais de WTA 1000 desde a introdução do formato em 2009, superando Camila Giorgi, Flavia Pennetta e Sara Errani.

Paolini também está na final de duplas ao lado da própria Errani, o que faz dela a 21ª jogadora na história do torneio a alcançar ambas as decisões no mesmo ano. Deste total, apenas Billie Jean King (1970), Virginia Wade (1971), Chris Evert (1974 e 1975), Raffaella Reggi (1985) e Monica Seles (1990) conquistaram os dois títulos. Em WTA 1000, a última a realizar isso foi a russa Vera Zvonareva, em Indian Wells 2009.

A conquista deste sábado também levará Jasmine Paolini de volta ao quarto lugar do ranking, igualando seu recorde pessoal. Além dos mil pontos, ela também receberá um prêmio de 877.390 euros pelo título na capital italiana.

Por sua vez, Gauff segue em busca do primeiro título individual em 2025, amargando o segundo vice-campeonato consecutivo, depois de também perder a final de Madri para Aryna Sabalenka. No entanto, ela venceu a United Cup com os Estados Unidos na primeira semana da temporada.

Apesar da derrota, a jovem de 21 anos retornará para a vice-liderança do ranking, graças à queda da polonesa Iga Swiatek do segundo para o quinto lugar. Gauff também embolsará um cheque de 456.935 euros pelo campanha em Roma.

Paolini é melhor e explora erros de Gauff

A partida começou tensa, com oscilações dos dois lados da quadra e três quebras de serviço nos três primeiros games. Quem se saiu melhor nessa foi Paolini, que abriu vantagem no placar. A italiana levou outro susto no sexto game, quando abriu 40-0, mas permitiu a reação de Gauff e teve de lidar com três igualdades antes de enfim confirmar o saque e fazer 4/2. Depois disso, ela soube controlar a vantagem e não foi mais ameaçada até fechar a parcial.

No segundo set, Paolini foi ainda mais dominante e obteve duas quebras logo de cara. Apesar de ter um dos breaks devolvidos no quarto game, ela se manteve firme e não permitiu que Gauff reagisse. Com uma resposta rápida, a anfitriã voltou a superar o serviço da adversário para fazer 4/1. Sem dificuldades, confirmou seus saques restantes para selar a conquista diante do público italiano na Quadra Central do Foro Italico.

Os números finais da partida mostram um desempenho ruim de Coco Gauff com o saque. Ela acertou apenas 53% do primeiro serviço, venceu 52% desses pontos e outros 41% com o segundo, além de sete duplas faltas e um único ace. Mais impressionante que isso foram os 55 erros não forçados ao longo do jogo. Do outro lado, Paolini não fez nenhum ace, mas também não cometeu uma única dupla falta. Além disso, acertou 76% do primeiro saque, venceu 57% desses pontos e 65% com o segundo.

Subscribe
Notificar
guest
55 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcelo Seri
Marcelo Seri
27 dias atrás

Sensacional o trabalho que a federação italiana de tênis vem fazendo. Campeã no feminino, Sinner favorito para levar o título no masculino. Imagina só, dois campeões caseiros em um torneio 1.000. Resultado de um trabalho muito sério, colhendo excelentes frutos!

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
27 dias atrás
Responder para  Marcelo Seri

E ainda tem de título na final de duplas feminina.

Marcelo Seri
Marcelo Seri
27 dias atrás

Verdade, muito bem lembrado! Poderão ganhar mais esse título! Fase fantástica do tênis italiano!

Flávio
Flávio
27 dias atrás
Responder para  Marcelo Seri

Desculpa, mas não acho o Sinner favorito amanhã porque é o Alcaraz do outro lado que no saibro ou na grama joga muito bem, então acho que é 50 a 50, claro o que vai definir a meu ver é aquele que conseguir se concentrar melhor nos pontos decisivos.

Marcelo Seri
Marcelo Seri
27 dias atrás
Responder para  Flávio

Sim, o Alcaraz é um fenômeno também, e está fazendo um ótimo torneio. Ontem não jogou tudo o que sabe, mas o Sinner também deu um apagão no primeiro set..! Eu realmente acho o Sinner ainda sim superior ao Alcaraz, mas você tem razão quando fala sobre o piso; isso pode fazer a diferença.

Sergio
Sergio
26 dias atrás
Responder para  Flávio

Na realidade Alcaraz tem um tênis mais espetacular que Sinner…. Mas não tem uma consistência mental tão sólida quanto ao Sinner. Ele tem que começar muito bem com nível alto para vencer Sinner. Ao contrário de Sinner tem muito equilíbrio mental bem melhor que Alcaraz. Se Alcaraz começar o game muito nervoso errando golpes fáceis não será boa para ele. Vejo Sinner nesse aspecto melhor que Alcaraz.

gil
gil
27 dias atrás
Responder para  Marcelo Seri

sinner favorito aonde?

Marcelo Seri
Marcelo Seri
27 dias atrás
Responder para  gil

Na minha opinião. =)

Sergio
Sergio
27 dias atrás
Responder para  Marcelo Seri

Perfeito. Excelente o trabalho da Federação Italiana de Tênis.

Marcelo Seri
Marcelo Seri
27 dias atrás
Responder para  Sergio

Verdade, Sérgio. Na torcida para que a CBT possa, de alguma forma, se inspirar neste trabalho.

Flávio
Flávio
26 dias atrás
Responder para  Marcelo Seri

Realmente a Federação italiana esta de parabéns mesmo, pois o master 1000 de Roma é um dos principais masters do saibro se não for o maior porque dizem os catedráticos do tênis quem ganha o master de Roma costuma se dar bem no RG, então comprova a importância desse master e o trabalho da Federação Italiana foi muito bom e o resultado comprova com Paoline e Sinner na final.

FABIO
FABIO
27 dias atrás

Fenômeno. 1,58m de puro talento e garra.

RenatoB
RenatoB
27 dias atrás
Responder para  FABIO

Não encolhe a moça! Ela tem 1,63 ( pelo app da WTA). E realmente, ela é um fenômeno!

SANDRO
SANDRO
27 dias atrás
Responder para  RenatoB

1,63 m perto dos 1,85m de Beatriz Haddad é uma enorme diferença… Mas a força de vontade, o mental, a resiliência da pequenina Paolini é gigante!

Edu Martins
Edu Martins
27 dias atrás
Responder para  RenatoB

Parece que estão usando réguas diferentes mesmo, na wiki portugues 1,63 mas na wiki ingles 1,58 (5 feet 2 in), importante que hj ela foi uma gigante!

Última edição 27 dias atrás by Edu Martins
Marcelo Reis
Marcelo Reis
26 dias atrás
Responder para  FABIO

Independente da precisão em relação à altura dela, é uma moça baixa para a média do top 100 da WTA. Ela é muito rápida e tem ótima potência, além do talento e trabalho árduo. E como saibro é o mais lentos dos pisos, ela chega em quase tudo, me lembra a Halep. Mas, claro, já mostrou que joga bem até na grama, o piso sabidamente mais rápido.

Desabrochou “seu real talento” a partir dos 24/25 anos, o que também não é o costumeiro.

Paolini é mesmo fora da curva em alguns sentidos.

Rodrigo
Rodrigo
27 dias atrás

O tênis feminino está com nível baixo, uma Gauff que comete inúmeras dupla faltas na semi e faz uma final dessa e Jasmine que é muito esforçada, aguerrida, mas é mediana, aproveitando do ruim momento de grandes jogadoras, como Rybakina, Iga, e pegou Gauff na final. Espero ver um jogo diferente na final de RG.

SANDRO
SANDRO
27 dias atrás
Responder para  Rodrigo

Se o tênis feminino está com nível baixo, eu desafio a você a ganhar um “game de serviço” da pequenina Jasmine Paolini… Se você ganhar , aí você vem aqui escrever que o tênis feminino está com “nível baixo”, tá bom???

Flávio
Flávio
27 dias atrás
Responder para  Rodrigo

A Iga tecnicamente não é boa não amigo, aliás, tecnicamente a Paoline é melhor que a Iga, mas no contexto da obra a Iga é superior porque tem melhor físico e melhor mental

Sergio
Sergio
27 dias atrás
Responder para  Rodrigo

Realmente um comentário sem sentido. Por favor observe quem estava neste torneio: Sabalenka, Gauff, Raducano, Rybaquina, Iga, etc. Enfim as melhores do mundo atualmente. Temos que enaltecer a vitória da gigante Paolini, isso sim.

Gisele Matias
Gisele Matias
27 dias atrás

Muito bom amanhã vai ser o Sinner.

Rafael
Rafael
27 dias atrás

Joga muito guerreira Paolini.

Sergio
Sergio
27 dias atrás
Responder para  Rafael

Uma guerreira mesmo.

Flávio
Flávio
27 dias atrás

Primeiramente é dar parabéns a Paoline, pois mesmo com suas limitações mereceu vencer sabendo aproveitar o cansaço da Gauff e agora virou top 5 merecidamente, então antes eu dizia, ano passado, que ela não era nível top 8 que era isso mesmo, mas ela vem evoluindo muito bem mesmo com todas limitações motoras e o que a fez eu mudar meu questionamento sobre ela é que vem evoluindo principalmente no seu saque , claro que não é uma grande sacadora como é a Keys, Sabalenka, Osaka ou Ribakina (que hoje esta com problema até no saque) só que contudo isso conseguiu achar um bom padrão que adapte ao seu jogo. Em relação a Gauff que é uma jogadora de valor sendo uma jogadora difícil de vencer até no saibro, mas hoje cometeu quase 60 erros (na semi foi 84 erros) não forçados que é muita coisa aí não tem jeito porque a Paoline não ia perder a oportunidade como perdeu a Zengh( que é uma boa tenista, porém conseguiu ser a mais incompetente do ano), então o resultado foi justo. Agora vem RG e acho que há boas candidatas na disputa como: Sabalenka, Gauff, Andreeva, e olhe lá que a Paoline pode surpreender também, mas também não se pode descartar a Iga que mesmo vindo em baixa é uma tricampeã ou melhor dona de 4 títulos de RG, pode ser que o seu jogo grosso limitado consiga se encontrar novamente em RG porque ela conhece este caminho, então parece que depois de alguns anos o RG feminino esta imprevisível, vamos ver o que vai ser daqui alguns dias.

Renato
Renato
27 dias atrás
Responder para  Flávio

Ela tem limitações motoras?

William
William
27 dias atrás
Responder para  Renato

Esse cara tem problemas Renato…Kkkkkkk.

Flávio
Flávio
27 dias atrás
Responder para  William

Já expliquei aí cara.

Sergio
Sergio
27 dias atrás
Responder para  William

Pois é…Gostaria de saber do que ele está falando. Piada mesmo.

SANDRO
SANDRO
27 dias atrás
Responder para  Renato

Sim, tem: bracinhos curtos e perninhas curtas, fazem com que Paolini tenha limitações motoras contra tenistas bem maiores que ela, com maior envergadura e pernas longilíneas… Mas ela conseguiu compensar essas limitações neste Épico Masters Mil de Roma…

Sergio
Sergio
27 dias atrás
Responder para  SANDRO

Outro comentário absurdo. No tênis vence o melhor em vários quesitos e não apenas os mais fortes.

Flávio
Flávio
27 dias atrás
Responder para  Sergio

Não é absurdo não viajante, é claro que isso é fator limitante que atrapalha que tem membros curtos que a própria já dizia isso ” que nunca conseguiria ganhar das maiores” só que ela começou a acreditar nela mesma e acho que superou isso. Paoline soube lhe dar bem com isso e apresentou uma boa evolução.

Flávio
Flávio
27 dias atrás
Responder para  SANDRO

Exatamente isso que eu quis dizer, por isso que o jogo de pernas da simpática Paoline a limita nisso, mas parece que tem alguns aqui que pra entender querem que eu desenhe pra ver se entendem,né.

Flávio
Flávio
27 dias atrás
Responder para  Renato

Quando falo limitação motora me refiro ao seu jogo de pernas ou também no movimento na quadra, pois ela ainda tem dificuldades de preencher espaço em alguns setores da quadra.

Luciano K
Luciano K
27 dias atrás
Responder para  Renato

Não acreditei no que eu li, completamente lamentável

Flávio
Flávio
27 dias atrás
Responder para  Luciano K

Aprenda a interpretar rapaz, que nem o nobre colega Sandro soube entender a mensagem.

Luciano K
Luciano K
26 dias atrás
Responder para  Flávio

Se tiver um pouco de discernimento, leia sobre o assunto coordenação motora e tenha mais etiqueta na redação de texto.

SANDRO
SANDRO
26 dias atrás
Responder para  Luciano K

Como assim você manda o Flávio ter discernimento com que autoridade? Se em nenhum momento o Flávio escreveu que Paolini tem problemas de “coordenação motora”… “Coordenação motora” é muito diferente de “limitação motora” que ele escreveu… Você é que teve dificuldade de ler e interpretar um texto, já que o Flávio em nenhum momento mencionou que Paolini é “desordenada” , mas que tem alguma limitação e mesmo assim conseguiu evoluir e conseguir ótimos resultados…

Flávio
Flávio
26 dias atrás
Responder para  Luciano K

Releia, Luciano, pra entender a mensagem.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
27 dias atrás
Responder para  Flávio

É óbvio que descartar Swiatek, seria loucura. A própria meteu 6 x 2 , 6 x 1, pra cima de Jasmine na FINAL de RG 2024 . Aos 23 anos , IGA possui 22 Conquistas contra 3 de Paolini aos 29 . Se a Italiana conseguiu melhorar, segundo suas próprias palavras, o que dirá da jogadora que possui mais conquistas de TODAS as que estão em atividade, meu caro. A Polonesa é a sétima da história em Semanas como N 1 . Abs !

Flávio
Flávio
27 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Por isso que eu disse que não dar pra descartá-la , agora se ela quiser melhorar tecnicamente depende dela e já esta passando da hora viu, pois as outras top já entenderam que não dar pra ficar acomodada e a evolução é importante.

Mota
Mota
27 dias atrás

Nem mesmo a italiana mostrando um bom nivel de tênis é suficiente para receber um eloigio, ganhou um master 1000 em casa coisa que não acontecia desde 1985.
É impressionante como as pessoas só sabem criticar e criticar e nada a elogiar.

Última edição 27 dias atrás by Mota
JClaudio
JClaudio
27 dias atrás

Muitos erros não forçados da Gauff, 55 é muita coisa, em apenas dois sets (dezoito games), não precisava de adversária… é Gauff contra Gauff.

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
27 dias atrás

E tem gente que ainda critica a italianinha…. ser 4 do mundo é pra poucos e ainda pode subir mais. Ganhar Master 1000 é pra poucos tb. Lembro faz 2 anos que ela ganhou da Bia e ainda falaram um absurdo dela. Baixinha, gordinha, etc… tá aí 4a do mundo. Lembro que escrevi fiquem de olho na Paolini. Parabéns pelo título.

Nei Costa
Nei Costa
27 dias atrás

Parabéns a Paoline, mas a americana abusou de errar é entregou o título por esta num mau dia. Da nem pra comparar a potência ofensiva entre as duas.

SANDRO
SANDRO
27 dias atrás

A grande maioria das adversárias da pequenina Jasmine Paolini é mais alta ou mais forte do que a italianinha, inclusive Beatriz Haddad que tem 1,85m e é muito mais forte que Paolini… Mas Paolini faz um trabalho de “abelhinha operária”, pequena, mas notável, raçuda, obstinada, resiliente… Se os tenistas brasileiros tivessem 1 por cento da força de vontade de Paolini, teriam melhores resultados… Jasmine tem bracinhos curtos? Sim, ela tem! Ela tem perninhas curtas, sim ela também tem! Mas sua força mental e sua resiliência é tão grande que esta pequena abelhinha operária derrubou adversárias gigantes neste Épico Masters Mil de Roma!!!

Flávio
Flávio
27 dias atrás
Responder para  SANDRO

Verdade, com todas limitações motoras ela conseguiu superar isso e mostra pra todos que desistir jamais, agora este exemplo deveria servir a Bia pra ela acordar ou melhor parar de reclamar porque condições não falta a ela, mas o que falta é acreditar que também pode ser uma vencedora nos grandes torneios.

José Carlos
José Carlos
27 dias atrás
Responder para  SANDRO

Quanta misoginia e desumanização num único parágrafo. Jasmine eh uma mulher adulta e extremamente vitoriosa na profissão que escolheu. Não tem nada de “inha” e nem nada no seu corpo ou aparência que a faça merecer o festival de preconceito e machismo. Jogadoras de tênis são seres humanos e não cavalos de Raça. Trate-as com respeito e dignidade.

SANDRO
SANDRO
26 dias atrás
Responder para  José Carlos

Como é que a moderação do “Tenis Brasil” deixou passar esse comentário cheio de ódio e ofensas contra mim? O Sr. José Carlos, em vez de comentar e elogiar a formidável performance de Jasmine Paolini neste torneio resolveu destilar toda seu preconceito, sua frustração e seus complexos de inferioridade contra mim… Me xingou dentro de um só comentário de misógino, desumano, preconceituoso, machista, vil, desprezível, desrespeitoso e indigno… Sou um dos maiores admiradores de Jasmine Paolini, amo assistir aos seus jogos, suas entrevistas, o sorriso lindo de Jasmine, seu carisma, sua desenvoltura dentro e fora de quadra… E, em meu comentário, só teci elogios à Paolini, escrevi que ela é pequenina no físico em relação à maioria de suas adversárias, mas notável, raçuda, obstinada, resiliente… E que sua força mental e sua resiliência são tão grandes que esta pequena abelhinha operária derrubou adversárias gigantes neste Épico Masters Mil de Roma!!!
Não tem nada de “misoginia, machismo, falta de respeito ou de dignidade contra mulheres” neste meu comentário, até porque teci comentários parecidos quando o pequenino Sebastian Baez, de 1,70m, Bicampeão do Rio Open, venceu adversários mais altos ou mais fortes para conquistar seus títulos com muita raça, resiliência, obstinação, força mental… E qual é o problema de elogiar tenistas baixinhos que ganham de adversários mais fortes e mais altos sejam homens ou mulheres? Inclusive há algumas materias no Tênis Brasil sobre isso, dentre elas a entitulada “Tamanho é documento?” de 20/10/2024!!! Esse Sr. José Carlos me atacou com o ódio de um sequelado, porque está imerso em um poço de ideologia e vitimismo barato e sem sentido…

José Nilton Dalcim
Admin
26 dias atrás
Responder para  SANDRO

Pedimos desculpas a você pelo ocorrido e o plantonista foi devidamente advertido. Efetivamente, seu comentário sobre a Paolini não tinha nada de ofensivo ou negativo, ao contrário foi um elogio à italiana, algo muito mal compreendido pelo outro internauta. Lamentável que surja esse tipo de ofensa pessoal, parece que alguns ainda precisam de uma dose de civilização.

SANDRO
SANDRO
26 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Muito Obrigado pela compreensão Mestre Dalcim!!! E que seu excelente trabalho no “Tênis Brasil” continue a nos brindar com matérias interessantes e recheadas de informações como é a marca registrada do seu profissionalismo e da sua competente cobertura deste belíssimo esporte que é o tênis!!! Gratidão!!!

JClaudio
JClaudio
26 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Olá Dalcim…
Acho que a italiana dispensaria “elogios” como os proferidos pelo Guerreiro Sandro.

José Nilton Dalcim
Admin
26 dias atrás
Responder para  JClaudio

E agora é proibido elogiar?

Luciano K
Luciano K
26 dias atrás
Responder para  José Carlos

Concordo com você.

Luciano K
Luciano K
27 dias atrás

Parabéns a Paolini , mereceu pela dedicação, esforço e competência técnica.

Ramires
Ramires
26 dias atrás

Gente, minha opinião sincera é que a sabalenka só sai do top 1 grávida ou lesionada

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.