Cincinnati (EUA) – O terceiro encontro entre Jasmine Paolini e Coco Gauff na temporada terminou com mais uma vitória da italiana, que repetiu os resultados de Stuttgart e da final Roma, no saibro, e garantiu vaga na semifinal do WTA 1000 de Cincinnati. Apesar de começar atrás no placar, Paolini se aproveitou da instabilidadde no saque de Gauff, que fez 16 duplas faltas, e venceu por 2/6, 6/4 e 6/3.
Paolini agora lidera o histórico de confrontos contra Gauff por 3 a 2 e venceu a norte-americana pela primeira vez no piso duro. A jogadora de 29 anos e número 9 do mundo tem dois títulos de WTA 1000. A italiana também está na semifinal de duplas, ao lado de Sara Errani. Elas enfrentam a chinesa Hanyu Guo e a russa Alexandra Panova neste sábado às 20h30 (de Brasília).
A adversária de Paolini na semifinal do próximo domingo será a russa Veronika Kudermetova, ex-top 10 e atual 36ª do ranking, que derrotou a francesa Varvara Gracheva por 6/1 e 6/2. Kudermetova lidera o histórico de confrontos por 3 a 1, mas elas não se enfrentam desde 2021. A russa volta a uma semi de WTA 1000 depois de dois anos e iguala as campanhas de Roma e Madri em 2023.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Gauff, de 21 anos e campeã em 2023, fez a melhor campanha desde o título de Roland Garros, embora tenha sofrido muito com o saque nos dois torneios preparatórios para o último Grand Slam do ano. Ela chegou a fazer 23 duplas faltas na vitória sobre Danielle Collins em Montréal. A número 2 do mundo pode perder a vice-liderança do ranking e a condição de cabeça 2 do US Open caso Iga Swiatek conquiste o título em Cincinnati.
Italiana foi mais consistente diante dos erros de Gauff
Incredible from Paolini 🤩@JasminePaolini | #CincyTennis pic.twitter.com/IuTaIUkUxI
— wta (@WTA) August 16, 2025
Ainda que a partida tenha começado com games longos e oportunidades para os dois lados, Gauff vinha prevalecendo nos momentos mais importantes e conseguiu duas quebras, além de salvar break-points para abrir 3/0 no placar. Paolini chegou a diminuir a diferença para 3/2, mas fez um game ruim e apressado quando poderia igualar o set, além de voltar a sofrer uma nova quebra no fim da parcial.
A italiana conseguiu ser mais sólida do fundo de quadra durante o segundo set e também se aproveitou da instabilidade no saque de Gauff, que fez cinco duplas faltas. Com isso, quebrou três vezes seguidas o serviço da norte-americana e igualou a partida. Foi uma parcial com poucos winners, 5 a 2 para Gauff, que cometeu 22 erros não-forçados contra 18.
No início do terceiro set, Paolini conversou com a fisioterapeuta em uma das viradas de lado sobre um desconforto no tornozelo, mas não chegou a pedir o atendimento de três minutos. Diante de uma rival que ainda cometia muitos erros e seguia com problemas no saque, a italiana saiu vencendo por 2/0 e chegou a liderar por 3/1. Gauff até conseguiu buscar o empate, mas fez mais duas duplas faltas no oitavo game e sofreu outra quebra. Com isso, Paolini aproveitou a chance e consolidou a virada. Gauff fez 22 a 7 nos winners, mas cometeu 62 erros contra 44.
16 duplas faltas. assim é impossível querer ganhar um jogo por mais esforço que faça.
Miga a Gauff deveria ter vergonha na cara a partir de hoje e aprender a sacar, convenhamos uma número 2 fazer o que ela fez hoje é uma vergonha para o tênis feminino devido a sua condição patética hoje, se eu fosse patrocinadora da miga ficaria com vergonha disso. Uma top 2 se comportou hoje como uma tenista amadora que o tênis delas esta com nível tão ruim, que tédio.
Que jogo horroroso este viu, gente uma semi de um torneio importante desse com este nível baixíssimo é preocupante, desse modo a Gauff hoje nem pareceu uma top 3 porque uma ganhadora de 2 slam não saber sacar é uma vergonha, eu no lugar dela ficaria com vergonha do seu time, que é muita instabilidade que o tênis feminino atual passa comprovando esta muito abaixo do tênis masculino infelizmente me doe dizer isso, claro se as principais agem assim como vimos a Anisimova amedrontada e acovardada na final de Winbledom que não teve jogo, imagina uma top 100? Gosto da Pauline, mas fez um jogo xoxo também que foi mais competente por isso venceu, então contudo isso ainda vejo a Iga, mesmo tropeçando neste ano, bem acima das demais porque mentalmente é muitos mais forte que elas, acho também um pouco mais forte que Sabalenka, estou desapontada com o nível das migas e preocupada com o nível delas para USOPEN, será que estou exagerando ,hein gente? Obrigada!