Paris (França) – Ex-número 1 do mundo e vencedora de quatro títulos de Grand Slam, a japonesa Naomi Osaka irá disputar o torneio olímpico de tênis, que acontecerá de 27 de julho a 4 de agosto nas quadras de saibro de Roland Garros. A federação japonesa confirmou sua classificação para a competição nesta quinta-feira.
Apesar de atualmente ocupar apenas a 125ª posição no ranking, Osaka usará sua classificação protegida para competir em Paris, onde fez uma boa apresentação recentemente em Roland Garros, deixando escapar match-point contra a polonesa Iga Swiatek na segunda rodada.
Osaka não apenas esteve bem perto de eliminar a número 1 do mundo, que depois conquistou o título, como foi a única a dar trabalho para Swiatek e tirar um set da polonesa, que perdeu 17 games no duelo com a japonesa e no restante de sua campanha no torneio, nas demais seis partidas, perdeu apenas mais 20 games.
Principal estrela do tênis japonês, ela foi a responsável por acender a pira olímpica na edição passada dos Jogos, em Tóquio. Osaka não foi muito bem na competição e acabou eliminada nas oitavas de final, perdendo por 2 sets a 0 para a tcheca Marketa Vondrousova, que depois foi medalhista de prata.
Nishikori também defenderá o Japão
Através das redes sociais, além de confirmar a participação de Osaka, a Federação Japonesa de Tênis (JTA) também assegurou Kei Nishikori nos Jogos Olímpicos, também utilizando o ranking protegido. “A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou que Kei Nishikori e Naomi Osaka são elegíveis para participar dos Jogos de Paris 2024”, disse o comunicado da JTA.
“Oficialmente, a federação submeterá os documentos necessários ao Comitê Olímpico Japonês (JOC) e após a aprovação dentro do JOC, a equipe será certificada para as Olimpíadas”, acrescentou o comunicado, sem falar nos demais nomes que podem representar o país em Paris.
No ranking desta segunda-feira, utilizado como base para a classificação, Moyuka Uchijima é a 76ª em simples, Ena Shibahara a 24ª nas duplas e Shuko Aoyama a 25ª também nas duplas. No masculino, Taro Daniel é o único top 100, ocupando o 84º lugar em simples.
第33回オリンピック競技大会(2024/パリ)
国際テニス連盟からの6月12日付け通知について…— 日本テニス協会 広報部 (@JTA_PR_Team) June 13, 2024
A queridinha da agenda progressista 2030 sempre aparece nas manchetes, seja por qualquer razão.