São Petersburgo (EUA) – Vice-campeã do WTA 1000 de Pequim no último fim de semana, a tcheca Linda Noskova confirmou sua estreia no top 20 nesta segunda-feira. Com a final, ela saltou 10 lugares no ranking e agora é a 17ª do mundo. Em contrapartida, a compatriota Karolina Muchova perdeu sete posições e saiu do top 20, descendo para o 22º posto.
Quem deu o maior salto do top 100 foi a alemã Eva Lys, que foi até as quartas de final em Pequim, deixando a cazaque Elena Rybakina pelo caminho. Ela disparou 21 lugares com o bom desempenho e agora é a 45ª do mundo, a maior marca da carreira até então.
Também subiu 21 colocações a britânica Sonay Kartal, que alcançou o 60º lugar, um pouco abaixo de sua melhor marca (44ª). Na contramão, a eslovaca Rebecca Sramkova amargou a maior queda entre as 100 melhores do mundo. A tenista de 28 anos perdeu 13 colocações e foi para o 68º lugar.
O top 5 da WTA permaneceu intacto, com a bielorrussa Aryna Sabalenka mantendo a liderança, seguida pela polonesa Iga Swiatek (2ª), as norte-americanas Coco Gauff (3ª), Amanda Anisimova (4ª) e a russa Mirra Andreeva (5ª).
Completando o top 10, a norte-americana Jessica Pegula ultrapassou a compatriota Madison Keys e agora é a sexta colocada, a italiana Jasmine Paolini se manteve no oitavo lugar e Rybakina assumiu a nona colocação, derrubando a chinesa Qinwen Zheng para o décimo posto.