Melbourne (Austrália) – O Australian Open mal começou, e a chave feminina já tem sua primeira vítima. Cabeça 29, a tcheca Linda Noskova foi a primeira favorita a cair nesta edição, tendo sido superada pela dinamarquesa Clara Tauson, 42ª colocada no ranking, com uma virada por 5/7, 6/3 e 6/4.
Uma das surpresas do torneio na temporada passada, Noskova chegou às quartas de final naquela ocasião, depois de eliminar na terceira rodada a então número 1 do mundo Iga Swiatek. Jovem de apenas 20 anos, ela ocupa atualmente o 28º posto na WTA, mas já se consolidou no top 50 há pelo menos duas temporadas.
Em Grand Slam, porém, Noskova ainda não conseguiu repetir o desempenho de 12 meses atrás, no mesmo Melbourne Park. Agora com dez participações nos quatro maiores torneios do calendário, a tcheca acumula cinco derrotas em estreias e outras quatro quedas em segundas rodadas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Por sua vez, Clara Tauson segue embalada em 2025. Vinda do título no WTA 250 de Auckland na primeira semana do ano, a dinamarquesa de 22 anos mantém sua invencibilidade neste início de temporada, agora com seis vitórias em seis jogos disputados. Ela joga seu 14º Slam e o terceiro Australian Open, onde chegou à terceira fase em 2022 e venceu uma partida no ano passado. Também em 2024, fez oitavas em Roland Garros.
Sua próxima adversária em Melbourne será a veterana alemã Tatjana Maria, de 37 anos, que bateu na estreia a norte-americana Bernarda Pera por 7/6 (7-3) e 6/4. O confronto direto entre elas está empatado em 1 a 1, com triunfo de Maria nas oitavas de Varsóvia em 2023 e vitória de Tauson na primeira rodada de Roland Garros em 2024.
Quem avançar deste duelo poderá cruzar na terceira fase com a atual bicampeã do torneio e número 1 do mundo, Aryna Sabalenka. Antes, no entanto, a bielorrussa terá de passar pela espanhola Jessica Bouzas.
Outros resultados do domingo
Além de Bouzas e de Paula Badosa, o tênis espanhol emplacou mais uma jogadora na segunda rodada, com o triunfo tranquilo de Cristina Bucsa sobre a francesa Chloe Paquet por 6/2 e 6/3 . Agora, ela medirá forças com a canadense Leylah Fernandez, cabeça de chave 30.
Ainda na noite de sábado, pelo horário de Brasília, a holandesa Suzan Lamens derrotou a eslovena Veronika Erjavec por 7/5 e 7/6 (7-2) e agora espera pela vencedora do interessante confronto entre a suíça Belinda Bencic e a letã Jelena Ostapenko.
Completando este primeiro dia de Australian Open, a russa Anna Blinkova fechou a programação da Margaret Court com uma virada para cima da convidada local Daria Saville, parciais de 1/6, 6/4 e 7/5. Seu próximo desafio será diante da polonesa Magdalena Frech, 23ª principal inscrita, ou da também russa Polina Kudermetova.
Sem querer falar nada ainda bem, noskova é mt jovem e é bom ela perder esses pontos pra ela não competir com a bia
Daí os caras ( alguns poucos ! Exceção graças a Deus) , ficam perguntando por que a Bia não vai no ranking . É isso ! Por que tirando as top 5 , o resto oscila muito e perdem muito também . Não adianta brigar contra os fatos . É loucura !