Hong Kong (China) – Pela primeira vez desde janeiro de 2019, Kei Nishikori disputará uma final na elite do circuito. O japonês de 35 anos e ex-número 4 do mundo garantiu vaga na decisão do ATP 250 de Hong Kong.
Neste sábado, Nishikori ficou em quadra por apenas 20 minutos, porque o chinês Juncheng Shang, jovem de 19 anos e 50º do ranking, se retirou da partida quando vencia o primeiro set por 4/3, passando mal.
“Tive febre ontem à noite e hoje foi um dia muito difícil. É um milagre que eu esteja aqui em aqui em quadra e sinto muito por abandonar. Estarei de volta no ano que vem”, declarou Shang após a rápida apresentação.
Tough scenes in Hong Kong 😓
Unwell, Jerry Shang retires from his semi-final against Kei Nishikori#BOCHKTO pic.twitter.com/20mMNdJzUZ
— Tennis TV (@TennisTV) January 4, 2025
Nishikori vai disputar sua 27ª final de ATP e primeira desde o título de Brisbane há seis temporadas. Ele busca seu 13º título no circuito. Além disso, o veterano japonês, que conviveu com lesões nos últimos anos, voltará ao top 100. Ele está saltando do 106º para o 74º lugar e pode retornar ao top 60 se for campeão.
O adversário de Nishikori na final deste domingo às 5h30 (de Brasília) será o francês Alexandre Muller, de 27 anos e 67º do ranking, que venceu o espanhol Jaume Munar por 4/6, 7/6 (7-5) e 6/4 em partida com 2h25 de duração. O confronto com o japonês é inédito no circuito. Muller disputará sua segunda final, depois de ter ficado com o vice no saibro de Marrakech em 2023.
Outra grande surpresa deste início de ano. Parabéns ao Nishikori.