PLACAR

“Não se tira as dúvidas no primeiro dia”, pondera Nadal

Foto: Barcelona Open Banc Sabadell

Barcelona (Espanha) – O tão esperado retorno de Rafael Nadal ao saibro aconteceu com uma tranquila e importante vitória diante do italiano Flavio Cobolli, por 6/2 e 6/3, na primeira rodada do ATP 500 de Barcelona. Depois de pregar muita cautela para voltar às quadras após uma nova lesão em janeiro, o espanhol de 37 anos preferiu manter um tom mais comedido e não criar muitas expectativas em relação aos próximos desafios.

“Foi um bom começo. Depois de meses, quando você volta, não se tira as dúvidas no primeiro dia, principalmente a respeito do nível físico. Quando se joga tão pouco, são necessários dias no circuito [para retomar o ritmo]. Fiz o jogo que tinha que fazer, sem muitos erros e com o que posso mais ou menos controlar. Estou feliz pela vitória e por jogar aqui em casa”, destacou o dono de 12 títulos no torneio catalão em entrevista para os canais TVE e Movistar, da Espanha.

Rafa, que passou por problemas nas costas nas últimas semanas, também admitiu ter tido dificuldades em seus serviços na partida desta terça-feira. “Não consegui sacar por algum tempo, por isso, embora esteja muito animado para jogar aqui e fazer tudo da melhor maneira possível, as coisas podem não acontecer. Não vou fazer nada que seja fora da lógica, vou com mais cuidado a cada dia e me divertindo o máximo que posso”, explicou canhoto de Mallorca.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Ciente das próprias limitações físicas, Nadal reforçou que deseja aproveitar cada segundo e fazer apenas o que tiver ao seu alcance. “Sei muito bem todos os momentos que passei, tudo o que me custou para estar de volta às quadras de tênis em nível competitivo, então sempre significa muito poder jogar em um torneio, principalmente neste momento da minha carreira. Estamos em uma situação de não analisar muito as coisas no nível tático, apenas tentando nos adaptar ao que existe e competir com o que temos.”

“O mais importante é ter jogado, o resto é secundário. Até que a semana acabe não saberemos de nada, para mim é importante que nada aconteça. Embora seja difícil, talvez não seja a semana para fazer tudo o que meu coração me manda. Vamos fazer as coisas da melhor maneira possível, com muita lógica. Não sei como meu corpo responderá às demandas, mas sou realista com o que vivi no último ano e meio. Veremos até onde irei, mas tentarei não cruzar limites que sejam perigosos”, acrescentou.

Já na entrevista coletiva, Rafa falou um pouco mais sobre como se sente ao voltar a competir e descartou qualquer tipo de favoritismo, remetendo às falas de Stefanos Tsitsipas no dia anterior de que o espanhol será sempre um candidato a conquistas jogando no saibro.

“De como estou agora para como estava há uma semana, há uma mudança importante. Me vejo como competitivo, capaz de gostar de jogar.  Tudo isso há uma semana estava bem distante. Isso é esporte, as coisas mudam muito rapidamente. Saio deste jogo com uma leve confiança de que posso pelo menos enfrentar qualquer um. É estúpido [pensar que sou favorito], ele sabe que não é o caso. Suponho que haja muito respeito pelo que já fiz neste torneio, mas todos sabem que não sou mais um candidato para aspirar a vencer um torneio”, analisou.

18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Ganhou fácil mas ainda está com problemas físicos….

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

João o tempo da temporada do saibro vai mostrar como ele esta, agora foi bom ver a volta do Nadal usando bem a sua qualidade técnica com smash e curtas bem técnicas.

F.F.
F.F.
1 mês atrás

No saibro ele ganha desses pangarés aí com um pé nas costas

Geraldo
Geraldo
1 mês atrás
Responder para  F.F.

F.F. tu não gostaria de ser o 62 do mundo?

rubens
rubens
1 mês atrás

O CAMPEÃO VOLTOU!

rbclima
rbclima
1 mês atrás
Responder para  rubens

Eu nem era fã dele, mas tou torcendo MUITO!

charlie
charlie
1 mês atrás
Responder para  rbclima

Eu também nunca fui, mas estou torcendo pela sua volta ao circuito. Tomara que tenhamos um Roland Garros emocionante.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás

Rei do saibro voltou aparentemente bem. Torçamos pra ir evoluindo com o passar dos jogos e chegue a pelo menos 70% de seu melhor nível.

Agora, uma coisa que não dá pra deixar de comentar é que o site ficou chato com essa moderação (censura) prévia.

Não permitir ofensas, palavras de baixo calão etc, tudo bem, mas não poder nem brincar sobre a condição da cueca do rei do saibro já é demais.

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás
Responder para  José Afonso

Hahaha. até troquei uma ideia com o Dalcim por email. A coisa tava beeemmm grotesca, violenta até. Daí pra quebrar tomou uma atitude mais radical com razão. Vamos ver com o tempo os caras mais trastes vão pra outras bandas

Luis Patriota
Luis Patriota
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

Ricardo eu vi eles brigando na BJKing no chat do canal do youtube que estava transmitindo

Luis Patriota
Luis Patriota
1 mês atrás
Responder para  José Afonso

se ele chega a 30 porcento ele ganha RG, nem precia 90 porcento amigo

Gilson
Gilson
1 mês atrás

The Goat is back

Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
1 mês atrás

O Nadal tem que ir devagar mesmo. Só o tempo irá dizer o real nível dele, a começar pelo próximo jogo contra o Alex de Minaur. Nessa altura da carreira ele tem que pensar também em como será a sua vida após a aposentadoria. Se for pra fazer um esforço acima do seu limite e levar sequelas para depois da sua aposentadoria, não vale a pena. Vou torcer pra que ele consiga jogar o seu melhor nível, o que seria um presente para os fãs de tênis. Caso não consiga, o que ele já fez pelo esporte até agora está de ótimo tamanho.

Edson
Edson
1 mês atrás

Quem sabe agora djocko, se incentiva mais, seria ótimo o circuito com os dois no restante do ano…

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Edson

Seria top demais ter eles dois, Sinner e Alcaraz em alto nível, com ainda Zverev e Medvedev correndo por fora.

Claudio Marçal
Claudio Marçal
1 mês atrás

Voltou bem, dentro das limitações que tem, mas o próximo jogo será um teste e tanto! Apesar de não ser o piso preferido dele, De Minaur evoluiu bastante no saibro e deve ser um jogaço!

charlie
charlie
1 mês atrás
Responder para  Claudio Marçal

Tá sendo transmitido em algum canal?

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
1 mês atrás

Nadal está fazendo o que deve: ficar muito ligado em não ultrapassar os limites. Faz muito bem em ir devagar, mas mesmo melhorando bastante deveria evitar alguns exageros.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Nadal leva público italiano ao delírio com incrível reação

Conheça o que aconteceu nos bastidores do WTA 100 de Madri

PUBLICIDADE