Paris (França) – No dia em que marcou seu retorno às quadras, com uma vitória na estreia do ATP 500 de Barcelona, Rafael Nadal também teve lugar confirmado na chave principal de Roland Garros. Maior campeão do Grand Slam francês, com 14 conquistas, o espanhol utilizou o ranking protegido para entrar na disputa.
Nadal ficou quase dois anos sem atuar no saibro, desde o título de Roland Garros em 2022 até esta terça-feira em Barcelona e jogou pouquíssimas competições no último ano e meio, por conta de lesão e cirurgia no quadril. Aos 37 anos, o espanhol ocupa atualmente o 644º lugar. Ele pode se inscrever como nº 9 do mundo, posição que ocupava na época da lesão, mas não será cabeça de chave e pode enfrentar qualquer jogador desde a primeira rodada em Paris.
Além de Nadal, outros quatro jogadores utilizaram o ranking protegido para entrar na chave: O croata Marin Cilic, o canadense Denis Shapovalov, o japonês Kei Nishikori e o sul-coreano Soonwoo Kwon. Com isso, a lista de 104 jogadores inscritos fechou no francês Luca Van Assche, 99º do mundo no ranking divulgado na última segunda-feira. Já o belga David Goffin, 100º colocado, é o primeiro na lista de espera.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Atual número 1 do Brasil e 67º do mundo, Thiago Wild entrou diretamente na chave em Roland Garros. O paranaense de 24 anos chegou à terceira rodada na edição passada do Grand Slam francês. Já o cearense Thiago Monteiro, 113º do ranking, é o 15º na lista de espera por desistências.
Além de Nadal, outro campeão em Paris na chave é o número 1 do mundo Novak Djokovic, vencedor em 2016, 2021 e 2023. Entre outros campeões de Slam na chave estão Jannik Sinner, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Stan Wawrinka e Andy Murray. Dos 128 jogadores da chave principal de Roland Garros, 104 entraram diretamente pelo ranking. Ainda serão anunciados oito convites, enquanto 16 tenistas terão que passar por um quali com três rodadas.
+ Confira lista completa de inscritos para Roland Garros
Leia mais:
Finalista em 2023, Muchova fica fora de RG, Kerber e Osaka entram
Tomara que consiga jogar em alto nível e tenhamos um verdadeiro espetáculo em RG.
Seria histórico e memorável uma última batalha entre ele, Rei do Sabro, e o atual campeão e GOAT, Novak Djokovic.
Será que ele conseguiria convite?
Nadal deveria entrar como cabeça de chave. Teria que ter uma regra para todos os tenistas com retrospecto marcante.
De forma alguma. Precisa ter mérito e estar forte.
Imagina se ele entra de cabeça de chave e perde logo a primeira. Abre um buraco na chave
Stan tb tem RG!!!
Com todo respeito aos demais, mas Nadal deveria entrar em Roland Garros como cabeça de chave, obviamente com a sua aceitação e aprovação dos demais tenistas. Deveriam formular uma regra para prestigiar jogadores marcantes.