Musetti conquista grande virada e elimina o atual campeão Tsitsipas

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Monte Carlo (Mônaco) – Fechando a sexta-feira no Masters 1000 de Monte Carlo, o italiano Lorenzo Musetti conquistou uma grande vitória de virada e eliminou o atual campeão Stefanos Tsipras depois de 2h21 de batalha. Ele superou o grego com o placar final de 1/6, 6/3 e 6/4, garantindo vaga em sua primeira semifinal de Masters 1000.

A semi alcançada por Musetti não é apenas sua primeira, mas também a primeira neste nível de um tenista nascido em 2002. Ele havia batido na trave em outras duas oportunidades, caindo nas quartas de final em Paris 2022 e em Monte Carlo 2023. Seu próximo rival será o australiano Alex de Minaur, contra quem fez dois jogos e venceu um.

Esta foi sua 13ª vitória em 15 jogos disputados no saibro desde julho do ano passado, com destaque neste período para o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, batendo o canadense Félix Auger-Aliassime na disputa do terceiro lugar, e para o vice-campeonato em Umag, onde foi superado na final pelo argentino Francisco Cerúndolo.

Musetti não tem um grande retrospecto contra top 10, venceu somente nove partidas e perdeu 25 para rivais deste calibre (4 a 12 no saibro). Contando os Grand Slam e Masters 1000, foi apenas a quarta vez em 19 partidas que ele superou um dos 10 melhores do mundo. Ele também encerrou uma sequência de cinco derrotas para top 20.

Após início ruim, italiano cresce nos momentos importantes

O começo de jogo não foi nada bom para o italiano, que sofreu com o saque no primeiro set e venceu menos da metade dos pontos disputados (47%). Ele foi quebrado logo no segundo game, salvou quatro break-points no quarto e voltou a sofrer uma quebra no sexto. Tsitsipas aproveitou a situação e comandou as ações em quadra, aplicou 6/1 e mostrou firmeza.

A virada dos sets foi boa para Musetti, que voltou melhor para a segunda parcial, equilibrando bem mais as coisas em quadra. Entre o segundo e o sexto games, as chances de quebra vieram em bom número para ambos os lados, Tsitsipas converteu um dos quatro break-points que teve, ao passo que o rival foi melhor e aproveitou duas das quatro oportunidades.

Depois de empatar o jogo e levar a definição para o terceiro set, Musetti cresceu nos momentos importantes na reta final. Ele salvou quatro break-points no único game complicado de saque, o quarto, e foi preciso aproveitando a única chance de quebra que teve a seu favor, no sétimo. Ele então administrou a vantagem até o final e concretizou a grande virada.

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
JClaudio
JClaudio
1 dia atrás

Jogo de muitos erros não forçados…
A condição física do Tsitsipas é lamentável.
Um tenista precisa, antes de tudo, um preparo físico para ficar no jogo.

Helena
Helena
1 dia atrás

Torci muito para o Musetti hoje! Que tênis belíssimo ele tem, e na breve passagem pelo Rio Open deixou ótima impressão como pessoa e profissional.
Ele começou a semana dizendo que não queria ser conhecido como o menino bonito que não é trabalhador e, sinceramente, parecia só mais uma dessas frases vazias que tanto vemos por aí. Mas eis que tem jogado muito centrado e ganhou o jogo com a cabeça. Aliás, a torcida italiana é sempre presente em MC e eles parecem ter uma conexão especial com Lolo.
Muito interessante olhar para o ranking em tempo real e ver os Musettis, Fils, Shelton e, quem sabe, Rune, preparando o assalto a essa geração dos anos 90 no top 10.

Adriano Veiga
Adriano Veiga
1 dia atrás

Saudade de ver um jogo de dois grandes jogadores com backhand de uma só mão…
Plasticamente é muito mais bonito, mais elegante, um clássico…
Era um prazer ver Guga Kuerten, Federer, Wawrinka, Thiem, Gasquet, Almagro, Robredo entre outros craques soltando aqueles tiros na paralela com uma só mão…

Flávio
Flávio
1 dia atrás
Responder para  Adriano Veiga

Concordo com o relator.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.