Nova York (EUA) – Com um título na grama e dois no saibro desde junho, o cazaque Alexander Bublik retornou à quadra sintética em grande estilo. Com apenas nove games perdidos, ele eliminou o campeão do US Open de 2014, o croata Marin Cilic, com parciais de 6/4, 6/1 e 6/4.
Número 24 do mundo no momento, sete posições atrás do seu recorde pessoal, Bublik tem surpreendido na temporada com grande desempenho no saibro, onde atingiu também a semifinal de Roland Garros.
O russo de nascimento atinge a 25ª vitória desde janeiro, porém apenas a quarta sobre piso sintético. Seu retrospecto em Flushing Meadows é fraco, agora com cinco vitórias em 11 jogos. A única vez que atingiu a terceira rodada foi em 2019.
Cilic não disputava a chave principal do US Open desde 2022 e só havia perdido uma vez na estreia em 14 participações anteriores, em 2021, para Philipp Kohlschreiber. Ele também havia vencido todos os três duelos contra Bublik, entre 2020 e 2022, mas nenhum deles aconteceu sobre quadra sintética.
O adversário de Bublik nesta quinta-feira sairá do confronto entre o italiano Lorenzo Sonego e o australiano Tristan Schoolkate. O primeiro cabeça no seu eventual caminho é o norte-americano Tommy Paul, que estreará nesta noite contra Elmer Moller.
Shapovalov tem grande atuação
O canhoto canadense Denis Shapovalov também teve ótima estreia no US Open, derrubando o bom húngaro Marton Fucsovics, por 6/4, 6/4 e 6/0. O cabeça 27 terá pela frente o francês Valentin Royer, responsável pela queda do chinês Yunchaokete Bu, por 6/1, 6/4 e 7/6 (7-1).
Shapovalov já teve bons dias no US Open, tendo atingido as quartas de final em 2020, mas desde então somava apenas quatro vitórias em três edições. Se avançar mais uma rodada, poderá desafiar o campeão Jannik Sinner, que duela contra o australiano Alexei Popyrin.