Nice (França) – A temporada de 2024 do italiano Jannik Sinner foi incrível, conquistou seus dois primeiros títulos de Grand Slam, estreou na liderança do ranking e terminou o ano como número 1 do mundo. Para coroar tudo, na reta final ele ainda venceu o ATP Finals e faturou a Copa Davis pela segunda vez. Este desempenho fez o treinador francês Patrick Mouratoglou descrevê-lo como um “Novak Djokovic 2.0”.
“Acho que faz sentido chamá-lo de Djokovic 2.0 porque sua movimentação e contra-ataque são inacreditáveis. Tem as mesmas qualidades de Novak e adicionou algo mais porque está jogando mais rápido, pegando as bolas mais cedo. Ele está subindo o tempo todo” disse o treinador francês em entrevista ao Tennis Majors.
“O que torna Sinner tão especial é sua capacidade de jogar em um ritmo incrivelmente alto sem errar. Ele é um dos caras que joga mais rápido por causa da forma como bate na bola, mas também por causa de seu movimento. Ele está se movendo para frente o tempo todo. Isso torna extremamente difícil jogar contra ele. Além disso, sua movimentação é inacreditável”, acrescentou Mouratoglou.
Para o treinador, Sinner tem as mesmas qualidades de Djokovic no contra-ataque, mas joga em um ritmo mais alto que o sérvio, pegando as bolas mais cedo. “Fica muito difícil jogar contra um cara que é muito agressivo, pega as bolas no início, não dá tempo ao seu oponente e comete um número extremamente limitado de erros não forçados”, observou.
“Ele melhorou seu saque ultimamente, o que é muito importante. Se você olhar as partidas, quando há momentos-chave, ele acerta aces. E seu retorno é incrível. Para conseguir machucá-lo, você tem que jogar em um ritmo incrivelmente alto também, porque ele está bem com qualquer tipo de bola, ele nunca está em apuros”, finalizou o francês.
Hoje, só Alcaraz no seu nível mais alto, consegue superar o Sinner.
acho que nem dá mais, talvez no saibro ou grama ainda consiga …
Nas últimas partidas oficiais, Sinner perdeu todas para Alcaraz. O espanhol tem um nível mais alto, porém não tem a regularidade do italiano ao longo da temporada, que quando não vence o torneio, chega nas rodadas finais.
nem no seu melhor , vai ter que esperar por um período de baixa do Sinner
Parece que este período de baixa do Sinner está difícil de acontecer.
O cara tá jogando cada vez melhor.
Incrível como ele consegue incorporar novos golpes e estratégias no seu jogo.
Um tenista cada vez mais completo!
O problema é que o Alcaraz não está conseguindo jogar em seu nível mais alto…
Já o Sinner, deita e rola na quadra!
Tô vendo as respostas do pessoal, parece que nem acompanham tênis. O Alcaraz sabe como jogar contra o Sinner, tanto é que venceu todos os confrontos esse ano, inclusive 2 em piso duro. Só não se enfrentaram mais vezes pq o Alcaraz é extremamente instável e chegou em poucas finais.
Alcaraz é bem favorito na grama, no saibro vejo bem igual, talvez até com certo favoritismo para o Sinner, na quadra dura, Sinner é mais favorito. Tudo isso em teoria, porque em duas quadras rápidas esse ano, Alcaraz venceu. Jogos duros, mas venceu. Em RG também foi apertado. Só na grama mesmo parece que Alcaraz é mais adaptado pelos toques mais refinados em slices e na rede. Mas Sinner deve se tornar mais competitivo lá também.
O GOAT é referência de fato. O Sinner é muito profissional e sério, se continuar assim deve ser o substituto natural do sérvio e dominar o circuito.
Discordo dele. Djokovic é/era mais estratégico e tinha/tem muito mais repertório.
Tem que comparar nesta mesma idade. Neste ponto ele tem razão.
Falar que o Sinner é um Djokovic melhorado é um elogio enorme. O Djokovic representa a excelência no tênis masculino. Afinal de contas, o objetivo principal de qualquer tenista quando inicia um jogo é ganhar o confronto. Então, se o Sinner está conseguindo apresentar um jogo mais eficiente do que o Nole, as probabilidades de grandes conquistas pra ele são muito boas. Mas certamente o Nole está prestando atenção no jogo do Sinner e tentará criar armas para conseguir enfrentá-lo neste final de carreira. Obviamente dependerá muito do nível físico que o sérvio conseguirá atingir pra ver se chega próximo do nível do Sinner. Se conseguir um nível físico próximo ao do italiano, poderá poderá tentar superá-lo na base da experiência.
Sem dúvidas um elogio, mas a comparação dele me parece ter a ver com uma versão atual do sérvio. Djoko em seu auge batia Nadal no saibro e vencia Wimbledon, coisa que o italiano não fez ainda. Espero que o italiano continue melhorando nesses pisos, nas hards ele já é um monstro.
Pra se equiparar ao Djokovic, tanto o Sinner quanto o Alcaraz precisam manter o nível de performance e principalmente de conquistas. Porque quem está no topo é estudado pelos seus concorrentes, enfrentam adversários mais motivados, e têm o desafio de defender os títulos conquistados na temporada anterior. Além disso, tem a briga interior com si mesmo para não se deixar acomodar. Vamos ver como o Sinner se comporta daqui pra frente. O AO 2025 será a primeira prova porque ele entrará como favorito e com a responsabilidade de defender a conquista de 2024.
Novak nunca venceu Nadal em final em Roland Garros
Nem Federer, que teve duas míseras vitórias apenas. Djokogênio venceu Nadal em Monte Carlo, Madrid, Roma e Roland Garros duas vezes, Marquinhos.
Também acho que Djok do melhor nível daria um pau no Sinner. Na verdade, no melhor nível qualquer um do big 3 venceria do Sinner, sobretudo em seus ambientes favoritos. E digo isso porque eram mais versáteis. Apesar do jogo moderno e mega eficiente de Sinner, não podemos dizer que ele sabe mudar o jogo. As vezes que Alcaraz jogou contra ele e fez coisas mais diferentes, Sinner regrediu um pouco. Com o big3 não tinha muito isso. Eles se adaptavam demais a qualquer coisa praticamente.
Pelo que eu vi do Sinner, tomando por base o que ele joga hoje em quadra rápida, creio que até venceria a melhor versão do Nadal e farias bons jogos contra Federer e Djoko, podendo sim vencê-los em alguns jogos.
Mas no saibro ele teria problemas principalmente contra a melhor versão de Nadal e Djoko. Na grama bateria Nadal, mas não Djoko e Federer.
A academia de Mouratoglou foi acusada no começo do ano, por uma jovem promessa romena (Maria Popa) de distribuir substâncias “estranhas” para jovens de 12 a 17 anos, tendo um método para ludibriar os exames antidoping (a jovem romena, afirma que nas categorias de base, quase não tem controle, inclusive com a permissão dos pais).
Quando foi suspensa por doping, Halep era treinada por Mouratoglou.
Ou seja, de jogadores 2.0, o francês entende.
Ou seja, é mais jogador que o sérvio.
Sinner incansavel por melhoria continua, contratou Radek Stepanek (um dos melhores voleadores do circuito) so pra treinar e aprimorar seus voleios, que ainda nao sao do nivel de Alcaraz.
Se ele aprender a volear, já será uma versão 3.0 do Djokovic, que até hoje não sabe jogar na rede.
Será melhor pq ele é mais completo q djokovic nais forte fisicamente , porém não pode ter lesões sérias na carreira
Temos que aguardar o Sinner repetir estes feitos por pelo menos 10 anos.
Ele não me parece ser uma pessoa saudável.
Se Sinner é um Djoko 2.0 então vai faturar no mínimo 26 Slams. Rs
Quando o Sinner vencer em uma temporada 3 slam, 6 masters 1000, 1 atp 500 e 1 atp finals ele pode ser considerado o goat 2.0.
Com uma grande diferença….. Djkovic está no circuito a anos e Sinner está praticamente começando. Sinner já janhou mais que Djokovic com a mesma idade, então comparações ainda são prematuras. Eu estou mais que convicto que Sinner vai entrar na historia como um dos maiores e se pensar que chegou na semi em Roland Garros e Quartas em Wimbledon com todos os fantasmas que tem na cabeça, espera para resolver tudo…. E ainda ganhou US-OPEN sob uma pressão nunca passada por um tenista. No momento indiscutivelmente Djokovic e o melhor tenista da historia pelos números.