Londres (Inglaterra) – A grande temporada de grama dos britânicos Julian Cash e Lloyd Glasspool foi recompensada com a conquista de Wimbledon nas duplas masculinas. Os tenistas da casa venceram neste sábado o australiano Rinky Hijikata e o holandês David Pel por 6/2 e 7/6 (7-3).
Cash e Glasspool vinham de dois títulos na grama, o ATP 500 de Queen’s e o 250 de Eastbourne. Eles também chegaram à final no 250 de ‘s-Hertogenbosch. Eles venceram 14 jogos seguidos e venceram 17 das 18 partidas que disputaram na grama.
Além disso, os britânicos encerram um longo jejum de 89 sem uma dupla da casa conquistando o título em Wimbledon. A última vez que isso aconteceu foi em 1936 com Pat Hughes e Raymond Tuckey. Já num recorte recente, Jonathan Marray em 2012, Neal Skupski em 2023 e Henry Patten em 2024 também foram campeões, mas com parceiros de outros países.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Aos 28 anos, Cash conquistou seu oitavo título de duplas na carreira. Já Glasspool chegou ao 10º troféu da carreira aos 31 anos. Jogando juntos, os britânicos venceram três torneios na grama na atual temporada. Além dos três seguidos na grama, eles também venceram em Brisbane e Doha.
Julian Cash and Lloyd Glasspool are the 2025 Gentlemen’s Doubles Champions! 🏆
With a 6-2, 7-6(3) victory over Rinky Hijikata and David Pel, the pair become the first all-British team to win a Grand Slam men’s doubles title since 1936 🇬🇧
A sensational run at #Wimbledon pic.twitter.com/M2Lnc2mB0k
— Wimbledon (@Wimbledon) July 12, 2025
“Jogamos uma quantidade absurda de tênis na grama, todas as partidas possíveis”, disse Cash durante a cerimônia de premiação. “Muita gente estava falando sobre este evento, havia muita pressão sobre nossos ombros. E o fato de conseguirmos fazer o que todos estavam falando é surreal”.
Glasspool acredita que algumas conquistas recentes de jogadores da casa aliviaram a pressão. Nas quartas de final, ele e Cash salvaram três match-points contra Henry Patten e o finlandês Harri Heliovaara, campeões do ano passado: “Tivemos uma vitória britânica no ano passado e no ano retrasado, então não pensei muito nisso. Demos a vocês um britânico nos últimos dois anos, agora precisamos dar a vocês dois. Então, fizemos o nosso melhor”.
Os britânicos dominaram o primeiro set da final de duplas, conquistando duas quebras e com apenas três pontos perdidos nos games de serviço. Já na segunda parcial, Cash e Glasspool também abriram vantagem e chegaram a liderar por 4/2, mas permitiram o empate no oitavo game. Ainda assim, foram eficiente nas devoluções durante o tiebreak para conquistar o título.