Madri (Espanha) – O cearense Thiago Monteiro levou uma dura virada na última rodada do quali para o Masters 1000 de Madri, nesta terça-feira, perdendo para o norte-americano Ethan Quinn com o placar final de 2/6, 7/6 (7-5) e 7/6 (7-0). Apesar da derrota na última rodada da fase qualificatória, ele ainda tem chances de entrar na chave principal como lucky-loser.
Foram duas as vagas abertas nesta condição depois das desistências do tenista da casa Roberto Carballes e do australiano Jordan Thompson, que curiosamente iriam se enfrentar na primeira rodada. Atual 94 do mundo, o canhoto de Fortaleza defende 70 pontos referentes à boa campanha do ano passado em Madri, quando furou o quali e foi até a terceira rodada.
Monteiro mostrou firmeza no começo da partida, foi muito bem nos pontos importantes e com isso acabou se colocando em grande situação no primeiro set. Ele converteu dois dos quatro break-points que teve nos games iniciais e salvou os dois que enfrentou para abrir 4/0 de cara. Depois, bastou administrar a confortável vantagem para fazer 1 a 0 no placar.
A segunda parcial começou como a anterior, novamente com chances de quebra para ambos os lados. Só que desta vez o brsileiro deixou escapar os dois break-points que teve, no primeiro e terceiro games, e salvou um no segundo. Monteiro ainda teve mais duas chances de quebra no nono game, mas não conseguiu aproveitá-las.
Sem novos breaks, a definição foi para o desempate e o brasileiro acabou pagando caro pelas oportunidades desperdiçadas. Quinn foi superior no tiebreak, abriu 5-1 e mesmo perdendo dois set-points, fechou a parcial no terceiro e assim adiou a decisão do jogo.
No terceiro e decisivo set, os sacadores prevaleceram até a reta final, quando o norte-americano pressionou Monteiro e concretizou a quebra no quarto break-point que teve a seu favor. Quinn sacou para o jogo em 5/4 e viu o brasileiro reagir imediatamente com a devolução da quebra em uma das duas oportunidades que teve.
Veio então mais um tiebreak para ver quem ficaria com a vitória e a vaga garantida na chave principal e o norte-americano dominou, venceu os sete pontos do desempate para ficar com a vitória depois de mais de três horas de confronto.
Pra nós brasileiros ,foi GUGA ,e agora JOÃO,não tem outros pra torcer…Porque o resto de antigamente e de agora são horríveis,nos faz passar vergonha!
Lamentável esse tipo de comentário!
O Bellutti valia a pena torcer tbm
Mas vc quer torcer ou só comemorar? Pq são coisas bem diferentes, vc sabe né?
Concordo! Porém João ainda é uma promessa, precisa comer muito feijão com arroz pra se estabilizar… só tivemos Guga e Maria Esther Bueno por enquanto. E uma grande expectativa em torno do sucesso de João Fonseca. O resto é resto!
Monteiro não fez valer sua maior experiência e vivência no saibro contra o jovem next gen americano. No tie break decisivo do terceiro set, tomou 7/0 cometendo 5 erros não forçados. Ou seja, praticamente entregou o jogo. Como pode um jogador experiente jogar um tie break decisivo assim?? Frustrante. Ano até aqui muito abaixo dos dois Thiagos, Monteiro e Wild. Desse jeito daqui a pouco o Meligeni será nosso raquete 2.
Deixa de ganhar uma ótima premiação, pq se acostumou com os jogos contra os 200-300 do mundo… Grande ideia !
No segundo set tinha dois BP no 4/4 pra quebrar e sacar pro jogo. Perdeu essas duas oportunidades. Depois disso, o jogo foi bem equilibrado, mas no fim acho que faltou perna, infelizmente. Vamos torcer pra entrar de LL…
Precisa treinar tiebreak
Monteiro, como sempre, lutou muito, teve desempenho melhor em vários aspectos do jogo, mas nos momentos decisivos fraquejou. Só um exemplo, colocou durante a partida muito mais primeiro serviço em quadra, mas nos tie break jogou mais com o segundo serviço. Agora é torcer para entrar como LL!
Comecei a assistir quando ele fez 6×5 no terceiro set. Foram 12 pontos disputados onde o Quinn fez 11 pontos e o Monteiro fez 1. Parecia machucado, não corria nas bolas…
Monteirão destruidor nos tie-breaks. Destrói ate os torcedores mais dedicadose fiéis q ainda tem.
Nossa,que vergonha esse tie break no set 3,Monteiro deixou escapar essa vitória,de novo
Agora e torcer para ganhar essa vaga de lucky loser
A gente torce, mas dá uma agonia ver como ele joga pontos importantes fora!! Chega a dar raiva. Como luta, como corre! Mas como se afunda com recepções de saque horrorosas e erros não forçados em bolas que pedem para tirar o peso e ele dá um tiro de canhão por pura ansiedade… aaafff… a gente torce, mas nosso guerreiro precisa melhorar o mental e a recepção
Mais um capítulo da série “Monteiro leva dura virada”.
No 4×4 no 2o set, o Quinn deu 4 pontos de graça, sendo 2 DFs e 2 smashes ridículos no pé da rede, e mesmo assim nosso infalível Monteirão da Massa não decepcionou e não conseguiu a quebra!!
Inacreditável!
Tomara que a sorte sorria pra ele e consiga entrar de LL. Nem pela possibilidade de repetir a R3 do ano passado, mas pelo trabalhador e batalhador que é.
De novo já virou série essas viradas que ele toma kkkkk
Por ser um especialista em saibro, o Monteiro não poderia cometer tantos erros não forçados! E a gente não vê um mísero drop shot durante toda partida! Assim fica difícil
Boa Tarde! Já esta passando da hora do meu conterrâneo mudar de atitudes! É dose!
Qual a regra pro lucky loser?
Não entrou
Monteiro jogou muito bem e quase levou em dois sets. Ethan subiu de nível. Foi um excelente jogo. Bora para próxima, Thiago!!!
Novidade! Só que não. Agora vai torcer pra alguns desistirem, se não nos enganamos, a vaga de LL é decidida em sorteio.
Chegou longe até. M1000 é outro patamar.
Nível do tênis brasileiro é sofrível…Se for como LL o adversário já pode comemorar, pois o pix da segunda rodada já vai ser pago
Infelizmente não deu pra pegar, por enquanto, a vaga de LL. E o Fonseca vai enfrentar o dinamarquês Elmer Moller, campeão em Oeiras semana passada.
Monteiro fez o que pode, não deu.
Mas, dependendo das desistências, ainda pode entrar no torneio.