Bastad (Suécia) – Depois de ter alcançado a semifinal do challenger de Salzburg na semana passada, Thiago Monteiro estreia nesta terça-feira no ATP 250 de Bastad. O número 2 do Brasil e 85º do mundo enfrenta o argentino Federico Coria, 69º do ranking, a partir das 6h (de Brasília), na quadra 1 do complexo.
Monteiro tem duas vitórias contra Coria em 2019 e 2020, na final do challenger de Lima e no quali do Masters 1000 de Cincinnati. Mas o argentino levou a melhor no duelo mais recente, válido pelo ATP de Córdoba do ano passado. Em caso de vitória, o cearense enfrentará o norueguês Casper Ruud, segundo cabeça de chave e número 9 do mundo.
A rodada de terça também será marcada pela estreia de Rafael Nadal na chave de simples. Vindo de uma vitória nas duplas ao lado de Ruud nesta segunda, o espanhol joga na quadra principal a partir das 9h30 (de Brasília) contra o convidado sueco de 21 anos Leo Borg, 461º do ranking e filho do ex-número 1 Bjorn Borg, vencedor de 11 títulos de Grand Slam.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O dia ainda conta com estreia brasileira nas duplas. Fernando Romboli e Marcelo Zormann enfrentam os franceses Manuel Guinard e Gregoire Jacq na quadra 3, por volta das 10h.
Norrie estreia com vitória, Kotov elimina Garin
Up and running 🏃
5th seed @cam_norrie defeats Kovalik 7-6 6-4 to move through in Bastad!#NordeaOpen pic.twitter.com/Pj1ruvI5rM
— Tennis TV (@TennisTV) July 15, 2024
No abertura dos confrontos da chave principal, o britânico Cameron Norrie conseguiu uma boa vitória. Cabeça 5 do torneio e 42º do ranking, ele superou o eslovaco Jozef Kovalik por 7/6 (7-3) e 6/4. O canhoto de 28 anos enfrentará Nadal ou Borg nas oitavas. Norrie tem uma vitória em cinco jogos contra Nadal, enquanto um duelo com Borg seria inédito.
Já o russo Pavel Kotov, 60º do ranking, fez valer o melhor momento e a condição de cabeça 8 do torneio e derrotou o chileno Cristian Garin, ex-top 20 e atual 106º colocado, por 6/4, 6/7 (6-8) e 6/1. Seu próximo rival pode ser o croata Duje Ajdukovic ou o francês Luca Van Assche.
Boa sorte ao Monteiro, estou sempre na torcida pelos melhores resultados. E ainda amanhã, uma lenda (Nadal), e enfrentando o filho de outra lenda (BORG).
Estreia complicada para o Monteiro. Coria, como todo argentino, sabe jogar no saibro. Está, nos últimos dois anos, no melhor momento da carreira. Já fez duas semifinais de ATP no saibro este ano e venceu o Monteiro no confronto mais recente. Monteiro terá suas chances, mas o argentino é favorito.
Mas o Monteiro também está numa boa temporada.
Que me desculpe o Monteirão da Massa, mas não dá para torcer contra La Mojarra, o criador do canal do YT mais divertido sobre tênis atualmente.
Boa Sorte Monteiro