PLACAR

Monteiro vira e classifica Brasil pela 1ª vez para a fase de grupos

Foto: Andre Gemmer/Greenfilmes

Helsingborg (Suécia) – Em duelo dos dois melhores de suas equipes, o sueco Elias Ymer não aproveitou o fator casa e acabou derrotado pelo cearense Thiago Monteiro, que mostrou força e resiliência para buscar uma incrível virada sobre o rival, fechando o jogo com o placar final de 4/6, 6/4 e 6/2, depois de 2h24 de batalha.

Com o resultado do segundo jogo deste sábado, o Brasil garantiu a classificação pela primeira vez para a fase de grupos da Copa Davis, desde que a competição teve seu formato alterado em 2019. Agora, o time capitaneado por Jaime Oncins espera a definição dos demais times e sorteio para saber quem serão seus rivais na disputa que acontece entre os dias 10 e 15 de setembro,

O primeiro set foi bastante equilibrado e definido nos detalhes, ambos terminando com 62% de aproveitamento de saque. Embora Monteiro tenha conseguido uma bola vencedora a mais (7 a 6) e cometido três erros não forçados a menos (11 a 14), ele acabou levando a pior, com duas quebras contra e apenas uma a favor.

Ymer saiu na frente e abriu 3/1 com uma quebra no quarto game, mas a resposta veio em seguida, quando o cearense devolveu o break para depois deixar tudo igual em 3/3. Monteiro por pouco não sacou em 5/4 para fechar, mas desperdiçou o break-point que teve no nono game e no décimo acabou perdendo o saque para perder a parcial.

A partida seguiu parelha no segundo set, que começou com duas quebras seguidas, primeiro a favor de Monteiro e depois para Ymer, que deixou tudo igual. A igualdade se manteve até a reta final, quando o cearense enfrentou três break-points no oitavo game e salvou todos. Em seguida, ele pressionou o saque do sueco e conseguiu a quebra. Sacando em 5/4, Thiago confirmou e empatou o jogo.

Na terceira e decisiva parcial, o brasileiro começou deixando escapar dois break-points logo no primeiro game, mas depois disso dominou as ações na sequência e venceu os próximos cinco games, com duas quebras consecutivas. Com confortável vantagem, ele apenas precisou administrá-la até o final para selar a virada e a classificação inédita do Brasil.

Monteiro apostou mais na consistência do que na agressividade para buscar a vitória. Ele terminou a partida com 11 bolas vencedoras a menos (21 a 32), mas compensou com folga nos erros não forçados, cometendo menos da metade que Ymer (23 a 47). O cearense ainta teve melhor desempenho com o saque, venceu 66% dos pontos contra 57% do rival.

Matos e Meligeni vencem e recolocam o Brasil na frente

34 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Scott
Scott
5 meses atrás

Hoje o decrépito Cabelo de Boneca deve ter surtado com o Monteiro, a quem considera muito acima de suas capacidades.

Bom, justiça seja feita: o mental que normalmente lhe falta, sobrou hoje para encarar a pressão e a situação do jogo em que se encontrava.

Ganha o tenis brasileiro, tão combalido e melancólico, mas beliscando alguns bons resultados na Davis – noves fora o péssimo time trazido pelos suecos.

Carlos Eduardo Siqueira
Carlos Eduardo Siqueira
5 meses atrás
Responder para  Scott

Cara, quem ataca o Thiago Monteiro é o FF e o Álcool em Gel e uns outros tapados.
Thiago Monteiro tem que ser respeitado, mas, tem uma turminha, liderada por esses dois frustrados, que adoram atacar o atleta.
Chorem haters.

Paulo A.
Paulo A.
5 meses atrás
Responder para  Scott

Thiago macetou!!!

Renan Esteves
Renan Esteves
5 meses atrás

Valeu muito pela vitória! Achava que o Monteiro iria perder esse jogo e jogar a responsabilidade pro Heide. Em setembro, poderemos ter o Wild no elenco e aí é tentar se divertir ao máximo nesse torneio, sem esperar muito. Pelo menos, o que importa é a classificação, mesmo sabendo que a chance de enfrentar times bem mais cascudos é grande e com grandes possibilidades de ser saco de pancada no grupo que cair.

André Aguiar
André Aguiar
5 meses atrás
Responder para  Renan Esteves

Se o Wild fez corpo mole nessa rodada decisiva, não deveria ser convocado para a próxima.

Daniel Macedo
Daniel Macedo
5 meses atrás
Responder para  André Aguiar

Exatamente

Thiago Wild
Thiago Wild
5 meses atrás
Responder para  André Aguiar

Pois é, já que a chance de o Brasil ganhar a Davis é zero, então que leve quem realmente se importou com o torneio.
Não sei se a galera da Federação de Tênis acompanha esse site, mas se acompanha saibam que vcs tem que se valorizar, e chamar o Wild é se rebaixar.

Alexandre
Alexandre
5 meses atrás

Tem que respeitar Thiago Montero, sempre na luta

Bukele
Bukele
5 meses atrás
Responder para  Alexandre

O absurdo maior é os cegos do Rio Open não darem convite pro Monteiro. Tirando ele e o Wild, é 99% de chance do resto ser eliminado na 1a rodada. Birrinhas pessoais ou fantasias que convidar “jovens promissores” é melhor não vão mudar essa realidade.

JONY MARCIO SANTOS
JONY MARCIO SANTOS
5 meses atrás

Excelente demais. Primeira vez que o Brasil vai disputar essa fase final da Davis com esse novo formato. Fazia muito tempo que não atingíamos uma fase mais adiantada da competição. E olha que nem contamos com o número 1 da nossa equipe. Valeu demais. Agora que fase complicada a Suécia vem atravessando nos últimos anos. Pra uma nação que chegou a ter ao mesmo tempo Mats Wilander e Stefan Edberg na equipe (os dois entre os 3 melhores do mundo na época), além de Borg, Norman, Gustafsson, Soderling e tantos outros grandes tenistas, essa entressafra atual tá bem sofrida pro torcedor de lá acompanhar.

Thiago Wild
Thiago Wild
5 meses atrás
Responder para  JONY MARCIO SANTOS

É o grande problema de países com população baixa, vivem de gerações, depois de um tempo não vai aparecer ngm, e depois vai vim alguns. Diferente de uma Espanha da vida, que sempre vai aparecer alguém.

Fábio H
Fábio H
5 meses atrás

Monteiro merece nosso respeito. Muitos o criticam mas é admirável seu empenho. Tomara q retorne ao top 100 em 2024.

Arajaribu
Arajaribu
5 meses atrás

Monteirão rei da quadra dura hehehe… parabéns a toda equipe pelo belo resultado conquistado!! Jogar fora de casa nunca é fácil…

Aristóteles
Aristóteles
5 meses atrás

Subiu o nível em comparação com o primeiro jogo.
Parabéns.

andré
andré
5 meses atrás

Grande Monteiro, mais uma vitória na raça em partida fora de casa. Enquanto os haters ficam queimando a cabeça pensando em como desdenhar o feito do cearense, ele segue levando o Brasil resultados inéditos.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
5 meses atrás

Sensacional Monteiro, muito orgulho moleque “vamo”

Jorge Luiz
Jorge Luiz
5 meses atrás

Valeu Monteiro, herói do Brasil

Gusmão
Gusmão
5 meses atrás

Parabéns Monteiro.

Força Brasileiros.

Cadê os organizadores do Rio Open, que não deram o convite para o Monteirao da Massa.

E a CBT que prejudica o tênis Brasileiro, deixando de realizar torneios ITF no Brasil.

Haroldo Guimaraes
Haroldo Guimaraes
5 meses atrás

Eu avisei lah na 5a.feira, seria 4×0 ou 3×1 pra nos…. podem procurar. Com um pouco mais de experiencia o Heide ganhava do Ymer tb. Prefiro ele do que o Wild ( mimadinho que foge). Monteirao da Massa calou os criticos e haters que soh sabem torcer contra. Melhor Heide e Fonseca, preparar para o ano que vem , visto que vai ser dificil ficar entre os 8 agora… mas as vezes … Imagino a alegria do time… o sarrafo subiu, mas vale a pena. Monteiro eh Brasil e Brasil eh Monteiro, Heide, Fonseca, Meligeni e Matos.. PArabens Oncins pelas escolhas, nao eh facil , mas alem de excelente tenista, estah sendo um excelente tecnico.

Márcio
Márcio
5 meses atrás

Excelente vitória! Adversário difícil e jogando em casa o que sempre é um complicador! Parabéns, ao Thiago e a tod time brasileiro!!

Jan
Jan
5 meses atrás

O cearense Monteirão da massa garantiu o Brasil na fase final da Davis! Vamos valorizar o feito dele, dos duplistas e o amadurecimento de Heide!

Daniel Macedo
Daniel Macedo
5 meses atrás

Monteirāo coraçāo de leāo, raquete 1 moral do tênis masculino brasileiro! Parabéns!

Gusmão
Gusmão
5 meses atrás
Responder para  Daniel Macedo

Na atual temporada ele está na liderança dos jogadores Brasileiros no ranking Atp de Simples.

Ubiratan (Black)
5 meses atrás

Até no 1S Monteiro tava melhor. Mas o sueco levou ao fazer uma quebra a mais no final.
Resistiu bem a quebra no 2S e deu um passeio no último.
Parabéns, Time Brasil!!

Jose Carlos
Jose Carlos
5 meses atrás

Nao faz o menor sentido cogitar a convocação de Wild para as finais. Quem nao quis desinfetar penico na Escandinávia no inverno nao merece chegar do nada e ja sentar na janelinha. Jaime Oncins e a CBT vao se desmoralizar de vez se forem por esse caminho sordido e facil.

Última edição 5 meses atrás by Jose Carlos
João Cesar pavan
5 meses atrás

Espero que a mídia de mais atenção
Ao tênis masculino

Maroc Ponti
Maroc Ponti
5 meses atrás

Para a maioria dos comentaristas deste site fazem nossos esportistas ir do ceu ao inferno e vice-versa. Se perdem são os piores e toma critica, mas se ganham são os melhores. Não temos historia de confiarmos em nossos atletas. Alias estamos. acostumados a nao dar valor nenhum em nossa historia. Não foram os baianos esta semana deixar um casarão histórico desmoronar por si próprio? Cade a organizado de proteção ao patrimônio nacional? Nossa historia no inicio era contada pela necessidade de ir para Portugal adquirir conhecimento.

Leo, o realista
Leo, o realista
5 meses atrás
Responder para  Maroc Ponti

Discordo. Percebo que dão valor até demais para os esportistas. Legião de pessoas seguindo nas redes, nas ruas, pessoas buscando autógrafos e fotos. Um atleta fala um “a” e as pessoas já aplaudem. Não se pode fazer uma crítica…
O que acontece é que o tenis não tem tanta relevância no Brasil, que é mais voltado ao futebol, surf e outros, então vc tem a percepção errônea de que não são valorizados. A maioria não desaparece, continuam muito bem valorizados, sendo indo pra tv ou pra política.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
5 meses atrás

Parabéns Thiago Monteiro,vai Brasil!!!

Refaelov
Refaelov
5 meses atrás

As duplas foram fundamentais pra nos darem a dianteira e deixar o Monteiro com menos pressão nos ombros pra esse 4° jogo.. ainda sim o Cearense mostrou mta cabeça dos seus 2 jogos nesse confronto para sair de situações espinhosas..

A gente questiona demais(e com razão) nossa baixíssima quantidade de jogadores no top 300 atualmente mas, tbm tem q saber elogiar e comemorar esse bom momento na Davis(2 vitórias seguidas fora de casa e em Hard Indoor.. nem sei se o Brasil já havia feito uma sequência dessas anteriormente )..

Vai ser interessante ver o nosso time na fase final em Setembro, com um bom sorteio, temos possibilidades de avançar na fase de grupos sim..

Ricardo
Ricardo
5 meses atrás

Que orgulho de você Monteiro !!! Siga o conselho do Bellucci quanto aos haters ! abs

Thiago Mota
Thiago Mota
5 meses atrás

Cadê os que criticam o Monteiro ?

Carlos Carcamino
Carlos Carcamino
4 meses atrás

Pelo amor de Deus, “Cabelo de Boneca” aquele das estatísticas não invoque este lunático por aqui. Sai!

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Wimbledon seleciona os melhores backhands de 1 mão

Os históricos duelos entre Serena e Venus em Wimbledon

PUBLICIDADE