Washington (EUA) – Depois de três vitórias na semana, Marcelo Melo e Rafael Matos ficaram com o vice-campeonato de duplas no ATP 500 de Washington. Cabeças de chave 8, os brasileiros foram superados neste domingo pelos norte-americanos Jackson Withrow e Nathaniel Lammons por 7/5 e 6/3.
Em seis torneios juntos na temporada, Melo e Matos chegaram a duas finais e conquistaram um título na grama de Stuttgart. O mineiro de 40 anos disputou sua 75ª final de ATP na carreira e acumula 38 conquistas no circuito. Já o gaúcho, de 28 anos, tem três nove conquistas na carreira e três na atual temporada do circuito.
Matos é atualmente o brasileiro mais bem colocado no ranking de duplas, ocupando o 37º lugar. Já o veterano Melo, ex-número 1 da modalidade, aparece na 43ª posição. Eles recebem 300 pontos no ranking pela campanha, o que não altera o ranking do gaúcho, mas fazem Melo saltar cinco posições para o 38º lugar. Foi a terceira final que o mineiro jogou em Washington após os vices em 2015 com o croata Ivan Dodig e 2017 com o polonês Lukasz Kubot.
Back-2-back! 🙌
Jackson Withrow and Nathaniel Lammons defeat Melo and Matos to earn their second title in 2 weeks at #MubadalaCitiDCOpen. pic.twitter.com/4p1HPykvS9
— Tennis TV (@TennisTV) August 4, 2024
Campeões de duplas venceram maior título da carreira
Campeões de duplas em Washington, os norte-americanos conquistaram o título mais importante de suas carreiras. Ambos tinham oito conquistas na ATP, sete delas jogando juntos. Este ano, Withrow e Lammons também ganharam torneios de ‘s-Hertogenbosch na grama e de Atlanta no piso duro.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O primeiro set da final de duplas teve apenas uma quebra de serviço, conquistada pelos norte-americanos no serviço de Marcelo Melo, já no último game da parcial. A dupla da casa não enfrentou break-points e cedeu somenta um ponto no saque. Withrow e Lammons continuavam sem dar chances nos games de serviço e quebraram cedo no segundo set, abrindo 4/1 no placar. Somente no último game da partida que a dupla norte-americana enfrentou break-points, mas os brasileiros não conseguiram devolver a quebra.
Parceria vai se repetir no US Open. Antes, Melo joga Cincinnati com Zverev
“Foi uma semana extremamente produtiva com o Rafa. Fazer mais uma final de ATP 500 é excelente. Acho que temos um caminho bem bacana pela frente. Jogamos bem na grama, ganhamos Stuttgart, e agora uma final já no primeiro torneio de quadra dura. Um resultado assim dá muita confiança para os torneios que teremos pela frente, inclusive o US Open”, disse Marcelo Melo, que também também jogará com Matos no ATP de Winston-Salem e também no US Open. Antes disso, joga o Masters de Cincinnati ao lado alemão Alexander Zverev.
O mineiro também avaliou o desempenho na final: “Eles jogaram e sacaram muito bem. Vieram com confiança da semana passada, ganhando em Atlanta. De qualquer maneira, acho que foi um torneio muito positivo para nós. Jogamos bem todos as rodadas, incluindo a final. Lógico que queríamos sair com o título, mas infelizmente não deu”.
Parabéns melo e Rafael. Grande torneio