Buenos Aires (Argentina) – Um ano depois de ter conquistado seu primeiro título de ATP 250 em Buenos Aires, João Fonseca voltou ao torneio em quadras e saibro na capital argentina, mas não passou da estreia. O número 1 do Brasil e 33º do mundo foi superado nesta quarta-feira pelo chileno Alejandro Tabilo, ex-top 20 e atual 71º do ranking, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5 em 2h23 de partida.
Ainda sem vitórias na temporada, Fonseca disputou apenas seu segundo jogo em 2026. O carioca de 19 anos ficou fora dos dois primeiros torneios da temporada, em Brisbane e Adelaide, e havia sido eliminado na estreia do Australian Open. Ele terá uma queda de pelo menos quatro posições na próxima atualização do ranking e agora segue para o Rio Open.
A vitória mais recente de Fonseca no circuito foi contra o canadense Denis Shapovalov, na primeira rodada do Masters 1000 de Paris. Pouco antes, ele havia conquistado o maior título da carreira no ATP 500 da Basileia, e terminou a temporada passada com seu melhor ranking, na 24ª posição. Sem pontos a defender no Rio de Janeiro, ele terá oportunidade de voltar a zona dos cabeças de chave antes dos primeiros Masters 1000 da temporada, em Indian Wells e Miami, marcados para março.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Fonseca nesta quarta, Tabilo tem três títulos de ATP, o mais recente em setembro do ano passado em Chengdu. O chileno chegou a ser 19º do ranking em julho de 2024, mas sofreu com uma lesão no punho uma ruptura muscular na região abdominal, que o fez cair no ranking na última temporada. Ele já venceu três jogos contra top 10, dois deles contra Novak Djokovic, nas quadras de saibro de Roma e Monte Carlo, e havia derrotado o argentino Facundo Diaz Acosta, campeão de 2024, na estreia. Seu próximo rival será o também anfitrião Tomas Etcheverry.
Defeats 2024 champ in R1 ✔️
Defeats 2025 champ in R2 ✔️Alejandro Tabilo continues his great week in Buenos Aires, outlasting Fonseca 6-3 3-6 7-5 to reach the quarterfinals!#ArgOpen2026 pic.twitter.com/jfzJLc44Hh
— Tennis TV (@TennisTV) February 12, 2026
Tabilo abriu grande vantagem no início da partida
Fonseca começou atrás e viu Tabilo impor seu plano desde o primeiro game, confirmando o saque e pressionando nas devoluções para obter a quebra cedo. O chileno evitou ralis longos, buscou definições rápidas e acumulou winners, com quatro nos três primeiros games, para abrir 3/0. Mesmo com um belo forehand vencedor do carioca, Tabilo forçou as respostas e manteve a postura agressiva, apoiado em um primeiro saque consistente e na busca constante por encurtar os pontos.
A partir do 1/4, Fonseca passou a calibrar melhor o serviço e ganhou confiança, atacando mais o backhand do adversário e aproveitando erros da base e uma dupla falta para diminuir a diferença. Mais solto, chegou a produzir lances plásticos, como um grand-willy, e ameaçou reagir no oitavo game ao abrir 40-15. Tabilo, porém, mostrou mérito ao acertar duas paralelas decisivas, incluindo uma passada e uma devolução de backhand, para encaminhar nova quebra e fechar a parcial em 6/3. O chileno terminou com o dobro de winners (12 a 6) e também mais erros (10 a 5), evidenciando a disposição ao risco que sustentou sua vantagem.
Apenas uma quebra no segundo set
O segundo set começou mais equilibrado, com Fonseca tentando assumir maior protagonismo, mas ainda oscilando nos momentos-chave. Após confirmar o primeiro game com saque pesado e bola de definição, o brasileiro chegou a pressionar no 0-15 e 15-30, porém desperdiçou chances ao errar devoluções contra segundos serviços e permitiu a reação do chileno, eficiente nas subidas à rede.
WOW, Joao ⚡
Fonseca with the ripper tweener en route to getting back on serve in the first set!#ArgOpen2026 pic.twitter.com/CxWyhbB6ij
— Tennis TV (@TennisTV) February 11, 2026
Mesmo recuando para devolver melhor e entrar mais nos pontos, Fonseca seguiu cometendo erros em bolas importantes. No 3/2, em um game marcado por falhas dos dois lados, ele arriscou saque-voleio no 30-30 e contou com a rede, e no break-point viu Tabilo ceder ao errar dois backhands seguidos sob pressão, mantendo a parcial em aberto. O brasileiro conseguiu a única quebra do set na sequência, explorando o backhand do chileno e soube administrar a vantagem até o fim da parcial.
Partida definida nos detalhes
Já no terceiro set, Tabilo abriu 3/1 depois de um game muito longo em que fez lobs de backhand incríveis, defendeu smashes e teve cinco break-points no total, colocando muita pressão em Fonseca, que voltou a jogar quase sem primeiro serviço. O carioca devolveu a quebra de imediato e buscou o empate por 3/3. Os sacadores vinham prevalecendo durante a parcial decisiva até que Fonseca voltasse a ser pressionado no último game da partida. Ele até salvou os dois primeiros match-points que enfrentou, mas não evitou a derrota.











Fonseca nas entrevistas antes do jogo estava com a confiança nas nuvens. Treinando bem e sem pressão para defender o título, mas no jogo o que viu foi outra coisa, jogando um tenis mediano comum e sendo superado por um jogador que jogou melhor. Tem muito trabalho pela frente. Saudades do Guga…
Eu já saBia! Derrota normal. Muita pressão e expectativa em cima do garoto! Ser ídolo no Brasil é destruidor.
Quando algumas pessoas com memória curta lembram do Guga… só lembram dos momentos de glória e de títulos, mas se esquecem dos momentos de derrotas entre o primeiro e o segundo título em roland garros, não estou fazendo comparação entre os dois, são alguns que não conhecem a história do tênis compraram.
Está sem ritmo e a confiança baixa. Agora é treinar para o Rio Open.
Podem bater…mas vejo que falta saque tatico muitas vezes.
O BH é o ponto fraco, super explorado pelo adversário, ficou nitido, sempre tentando girar p bater de FH e deixa aberta quadra.
Varias subidas a rede precipitadas…
Tabilo fez um jogo inteligente e explorou bem os buracos no jogo do João.
Os mesmos que criticam o João agora detonavam o Guga na época, que tb perdeu muitas partidas ganháveis
Tenis do Brasil voando esse ano ja estamos na metade de fevereiro.. e bia e joao nossos ” idolos” nao conseguiram ganhar 1 jogo!! Esse que é o futuro top3 do tenis???
“O Brasil vive seu melhor momento da história no tenis” seguindo os cartolas da CBT..
Nas duplas e no juvenil estamos bem.
jogo muito bom de assistir! mas aaaaaai. aaaaaaaaaaai. o que foram as duas deixadinhas no último gaaaaame. Fonsecando cééééu!!!!!
Jogo bem aceitável de João. Houve uma clara evolução física ao comparar a partida dele no Australian Open. Claro que faltou ritmo e o saque ficou devendo, principalmente no terceiro set. Se não tiver sentido nada da lesão, acho que pode chegar um pouco melhor no Rio Open e ter uma boa campanha. Quem sabe não ganha o torneio.
Jogando assim , não ganha de ninguém
Pachecada que previa um top 5 até o fim da temporada hoje não dorm e
Top 55
Se quem torce pro João nao dorme imagina quem torce pro youtubber sparring do feminino
Vc voltou? Tava ótimo sem aparecer
bonito demais de ver jogar. saudável. muito corajoso. golpes lindos. plasticidade. mas todos vamos dormir pensando nas duas deixadinhas DESNECESSÁRIAS e esdrúxulas no último game. não precisava! de forma alguma!
Tem que trabalhar duro para TENTAR se aproximar do nosso eterno campeão Guga.
Tenho certeza que o objetivo não é esse
Ele não quer ser igual ao Guga. Esquece essa comparação
Ainda muita publicidade e pouco tenis!!
Concordo plenamente!
Pouco tênis? Aos 19 anos, ele terminou a temporada no top 25 e com dois títulos de ATP, sendo que um deles foi um ATP 500. Tabilo no ano passado venceu o Djokovic em Montecarlo e Musetti na final de Chennai. Derrotas fazem parte do processo, embora os imediatistas da internet tenham dificuldade de entender isso. Agassi, Rafter, Federer, Djokovic e Nadal elogiam o talento e o jogo do João. Mas os haters das redes sociais têm certeza que ele é só hype.
Para chegar ao nível de Sinner e Alcaraz,o João tem que melhorar muito,mas muito ainda!!!
Por favor,ele não vai chegar nuncaaaa.Isso é um delirio.E o cara não para de falar”quero ser numero 1″Coitado!!O melhor do Fonseca é o seu marketing
é sério isso? antes desses tem que chegar no nível de Rublev, Kachanov, Fritz, Felix, Paul, Shelton, e cia. LTDA.
Mudança completa ….a começar com uma comissão técnica que possa cobrar “sem dívida de gratidão “
Deu a lógica, infelizmente. João agora não é mais franco atirador. É um jogador visado e é aí que vem o grande desafio. Defender seus pontos! Vai precisar rever algumas coisas.
Precisa rever muita coisa, a passagem do juvenil para profissional é complicada, mas tem alguns pontos da sua carreira que não estão sendo bem conduzidas.
Essa derrota era esperada. Sem ritmo, fora das condição físicas ideal….vai ser um ano difícil para Fonseca. Espero que o Rio Open possa ajudar a reenconseu melhor jogo.
Tem que ser ter pés no chão, e pedir convite para Santiago, pois Indiana Wells o buraco é muito mais embaixo.
Vi o jogo. Vou tentar olhar o jogo pelo copo meio cheio e pelo copo meio vazio. No copo meio cheio, foi apenas o 2º jogo do Fonseca no ano, voltando de lesão e sem ritmo, contra um adversário experiente que jogou bem, errando muito pouco. Pelo copo meio vazio, vi o João errando muito, ainda muito apressado, praticamente só espancando a bola querendo resolver na força. Precisa usar mais variação nos golpes, tanto em potência, como em profundidade e angulação, e não somente querer bater só bolas retas na força. Movimentação ainda muito deficiente e 1º saque com baixo aproveitamento. Um João com os mesmo defeitos do ano passado. Precisa evoluir se quer se firmar entre os 20 primeiros e encarar os grandes.
Ele claramente tá achando que o “treinamento físico padrão” praticado aqui no Brasil vai deixa-lo em condições de competir na primeira prateleira do tenis.. big mistake,
O novo Alcaraz…
Kkkkkk tadinho
Novo Big3.
Perder ou ganhar é do esporte. A questão é que de um ano pra cá não existiu evolução técnica ou tática e fisicamente ele involuiu. Não será um atleta de ponta se escolher permanecer com essa comissão técnica de juvenil e com papai e mamãe burgueses mimando da arquibancada. Há coisas que o dinheiro não compra. Tornar-se adulto é uma delas.
Assino embaixo.
Ele aprendeu com as vitórias do ano passado. Espero que aprenda com as derrotas que virão esse ano. A “jogabilidade” dele precisa evoluir. O porte físico dele já denuncia que fisicamente não vai evoluir muito. Mas pode melhorar muito a devolução de saque e o backhand. Aí já dá para se manter.
Olha, fisicamente ele evoluiu. Desde a Levar Cup ele começou a chegar nas bolas que tem que chegar, se movimentar melhor, está mais forte.
Mas taticamente concordo, mas tenho convicção que vai evoluir….ele jogou muitos pontos como saibrista; já o ótimo Tabilo jogou praticamente todos.
Pessoal vai vir aqui comentar só o resultado sem ter assistido nada do jogo. O terceiro set foi super disputado. Jogaço dramático.
Uma coisa é ser atropelado e jogar mal. Outra coisa é perder de cabeça erguida em uma partida parelha, o que foi o caso. Quase tivemos um tie break no terceiro set. Mas o Tabilo jogou muito e neutralizou as armas do Fonseca.
Essa sensação de sempre o adversário jogar muito é a falsa impressão de que nosso jogador é bom kkkkkkk
Tem também a sensação de se achar inteligente mas só saber dar risadinha de deboche como argumento.
Sim, nada tão surpreendente para quem está vindo de uma lesão e sem ritmo de jogo – e no saibro lento. Avante, João.
Que novo fenômeno do tênis é esse que não ganha de ninguém? Mais um brasileiro meia-boca… o tempo tá mostrando isso! Infelizmente.
Parece que vai flopar….espero estar enganado.
Calma, não emociona
Alejandro Tabilo derrubando os dois últimos campeões em seus dois primeiros jogos,que início
Fonseca sem vencer um jogo sequer no ano,que início
Sei não se vai permanecer no top 100 por muito tempo,decepcionante
Sinceramente eu acho o chileno um jogador mais completo que o João, em todos os fundamentos
Comprometimento.
Eu gosto muito do jogo do Tabilo tbm. Quem curte tênis, é difícil não gostar, jogador muito bom e com um estilo de jogo bacana.
Não é assim João, nos pontos importantes e gigantes vem com aquelas deixadinhas marotas hahahaha ainda não dá néeeeeee.
Se enrolou todo em termos de ranking. Título do rio open virou praticamente obrigação
Ele vai cair entre quatro e cinco posições.
Medonho. Jogador de péssimas escolhas. Tem uma devolução d saque d número 500 do mundo
Ehhhhhh hahahahaha FATO neh ?!?!?!!
Incrível… você ficou feliz com a derrota, devo entender isso?
Porrada de direita e um bom saque trouxeram o Fonseca até aqui.
Mas “só isso” não vai levá-lo mais longe, tampouco segurar o Ranking atual.
Nível Top 80 para baixo, acho que João tem a pior devolução de saque.
Esquerda não machuca ninguém, e pior, sequer prepara para a direita entrar.
Tenis atual está muito rápido, movimentação do João é bem abaixo da média nesse nível de Ranking.
Esse vai ser outro Meligeni da vida vai correr, correr, correr e nunca vai ganhar nada
Pesado, sem ritmo, fora de forma. Nível de atleticismo dele é tenebroso. Impressionante! Deu azar de cair contra o Tabilo que fez 12 jogos até aqui contra 1 do João. Aguardemos como será no Rio Open.
Normal, segue o jogo! Vai mudar nada amanhã. Acordar cedo para trabalhar.
Foi um jogo bem melhor do que o da Austrália. O aspecto positivo é que o Fonseca aguentou o jogo, não pareceu sentir o físico e perdeu nos detalhes, por falta de confiança; aquela confiança que faz o jogador ir para as bolas e acertar as linhas. Deixou boa impressão e esperança para o Rio Open.
Provavelmente desiste do rio open pra ficar uns trinta dias descansando.
Torço muito pro Fonseca, mas acho que se ele consegui subir no ranking e permanecer ali no meio daquela peãozada como Rublev, Ruud, Fritz, Aliassime…tá bom demais.
Desde de que acompanho tênis, desde da época de Jaime Oncins, não lembro de um início de ano tão ruim, pra todos os nossos jogadores. Mas não tem como não se decepcionar com o único diferenciado de todos os nossos atletas atuais, que terminou 2025 na 24ª posição do ranking, e que com mais essa decepcionante partida, deve chegar próximo da 40ª posição. Sinceramente, não espero mais nada de bom esse ano, pois se tava pressionado pra manter o título em Buenos Aires, vai vir muito mais pressionado pro Rio de Janeiro. Aos poucos, a nossa última esperança de pelo menos uns bons anos no tênis, começa a se tornar não mais do que outra frustrante promessa. Do jeito que vai daqui a pouco teremos todos os brasileiros jogando acima do top 100. Os “Thiagos”, já estão acima dos 200, e no feminino, a nossa “primeira raquete” já se aproxima do lugar que seria o normal pra ela, ou seja, de 100 pra cima. Sei que pra muitos seja um comentário exageramente duro, mas infelizmente essa é a nossa cruel realidade, principalmente porque não existe incentivo algum pro esporte, desde do governo de FHC. Não por coincidência, foi por essa época que o futebol conquistou o Penta, e que Guga nos deu muitos motivos pra vibrar com o nosso quase sempre, sofrido tênis!
Só vou fazer uma previsão, me cobrem depois: o Tien vai mais longe q o Fonseca.
Tien tem um suporte profissional melhor, treinador que cobra. A impressão que Fonseca é uma peça de cristal e seu entorno acha que a peça não necessita de cuidados….precisa evoluir muito.
Foi um jogo super disputado em que ganhou o melhor. Tabilo não tem nada de bobo; ganhou do Djokovic ano passado. Dito isso, minha impressão é de que o Fonseca tem jogado um pouco pra fazer valer o hype da mídia e o ingresso da torcida. Todo mundo quer ver as bolas meteóricas dele e tem hora que eu acho que ele pensa nisso quando vai pro jogo. É um pouco de como eu via o Roger Federer: melhor perder tentando jogar bonito do que ganhar jogando feio. É necessário lembrar que não existe ganhar jogando feio; feio é não ganhar.
João está sem confiança, sem mobilidade, tem que treinar velocidade nas pernas, tem que trocar mais bolas não ficar dando pancada o tempo inteiro. Está jogando sob muita pressão da mídia……..endeusaram o menino antes do tempo. Tem que melhorar muito, não tem consistência nas trocas de bolas ,cometendo muitos erros não forçados.
O jogo começou frio para o Fonseca, me lembrou o Belucci que demorava a engrenar, mas aí no segundo set se viu a verdadeira qualidade, terceiro set parelho, mas duas más escolhas no 5×6 selaram o resultado em favor do Tabilo. Uma pena, deveria se inscrever para Santiago do Chile, pois os Masters em quadra dura são outro patamar, e ainda falta pegar ritmo de jogos.
Jogou bem, está de bom tamanho. Mostrou que o físico está legal, podemos aguardar boas surpresas em breve.
O garoto é jovem, faz parte do aprendizado…sem cobranças excessivas. A equipe é ótima, o jogador é incrível, é só deixar fluir.
O Fonseca apresentou uma pequena melhora em relação ao último jogo, mas ainda é muito pouco para voltar a vencer.
O Fonseca nadou nadou e morreu na praia.Contra um chileno apenas bom jogador.O cariica é um jogador de mediano pra bom com varios altos e muitos baixos,que a pachecada enxerga como um fenomeno delirando em imaginar que pode desafiar com sucesso o Carlitos e o Sinner.Isso sim que é viajar na maionese kkkkk
Ah, a maioria não tem essa pretensão não. Eu, particularmente, só quero um jogador muito bom pra torcer e acompanhar.
Mas se vc acha o Tabilo melhor jogador, tá tudo certo. Ainda mais hoje depois da derrota do meu preferido
Sinner é neurótico como atleta. Alcaraz é fenômeno talentoso. Fonseca vai se virar bem entre os demais e vai fazer bonito. Se pra ser número 1 não pode ter vida fora do tênis prefiro nosso João com saúde física e mental sem neura. Pra mim não tenho neura de ter o.joao.como.numero 1. Fazendo semis ou finais de slam ou masters 1000 é mágico. Tá ótimo. DA MINHA PARTE EU QUERO TER JOGOS TOP PRA ASSISTIR. SÓ ISSO. Não adianta ter 19 jogadores top 100 igual a Argentina e não ter um no top 10. Hoje quem empolga assistir é Alcaraz, sinner, Zverev, De Minaur. Aqueles americanos credo Tiafoe,Fritz,Shelton são tops e daí não empolgam.nada.
Não assisti o jogo. Pelas estatísticas jogo igual. Significa que João está voltando já que o chinelo é bom jogador e vinha com mais ritmo. Acredito que estará jogando bem mais na próxima semana. Isso é tênis!!!
Chileno
Vai ter que melhorar muito e incorporar slice, um Back mais consistente e variação de jogo. E parar com estes gritos pra dizer que está batendo forte. Olha um top 20 tá de bom tamanho, mas vai ter que se esforçar mais cuidar mais da bola.
Qual a surpresa? Todo mundo joga igual. Tênis roleta russa é isso. Duas ou três exceções que não seriam nem top 50 décadas atrás.
Talento o João Fonseca tem de dobra,mas falta físico,visão de jogo, planejamento e leitura de jogo ,com o tempo pode atingir tudo isso
Oh povo passional, imediatista e irônico! Jogo bem disputado. Tabilo sacou muito bem e foi consistente no fundo de quadra, não à toa já foi top 20. João também jogou bem, com belos voleios e deixadas. Acabou errando as duas finais. Eu creio que há muita frustração na vida das pessoas pelos comentários. Uma forma de descontar essas frustrações é o comentário irônico, inconscientemente é uma forma de pensar, um alívio a sentir, o João é uma farsa, uma criação da midia. Não, não é, ele é muito bom, e como tudo na vida há obstáculos a serem superados. Indico antiinflamtório para dor de cotovelo.
“Triste mesmo, são as pessoas que precisam criticar e encontrar defeitos nos outros, para se sentirem um pouco melhor.”
Derrota esperada do João Folha Seca.
Torcedor de futebol que vem se meter em comentar tênis é assim mesmo. Na derrota, não vale nada, na vitória é um Deus. Isso é Brasil!