Cidade do México (México) – Pela segunda vez em três semanas, Felipe Meligeni enfrentou o cazaque Beibit Zhukayev em um challenger mexicano. E depois de ter perdido no piso duro de Morelia, o paulista de 27 anos e 153º do ranking conseguiu a revanche nesta segunda-feira em quadra de saibro na Cidade do México, salvando dois match-points contra o atual 205º do mundo, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (11-9) em 2h30 de partida.
Cabeça de chave 4, Meligeni enfrenta nas oitavas o jovem norte-americano Darwin Blanch. O canhoto de 17 anos recebeu convite e venceu o mexicano Rodrigo Alujas por 3/6, 6/2 e 6/3. No mesmo quadrante está o argentino Juan Pablo Ficovich, cabeça 5 do evento.
Esta é a quarta semana de Meligeni no México. Ele conquistou um título em Mérida, também no saibro, e depois jogou dois torneios em quadras duras, em Morelia e Morelos. O brasileiro venceu oito jogos de challenger no ano e mais três em qualis de ATP.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada pelo Zhukayev. Ele abriu 5/2 no placar e só enfrentou um break-point na parcial. Ainda no fim do set, o cazaque recebeu atendimento na perna direita. Mesmo assim, ele chegou a liderar o segundo set por 3/1. Mas Meligeni reagiu no fim do set, vencendo cinco games seguidos.
O paulista saiu vencendo por 2/0 no último set, cedeu o empate para 3/3, mas recuperou a vantagem na sequência, chegando a liderar por 5/3. Zhukayev salvou quatro match-points no saque. E na sequência, Meligeni também teve uma chance de fechar o jogo em seu serviço, mas cometeu uma dupla falta.
Já no tiebreak, o cazaque salvou um match-point com ace, enquanto o brasileiro também escapou uma vez, com saque e primeira bola. Os tenistas trocaram vantagens por mais alguns pontos, com Meligeni mais uma vez se salvando. Já em seu oitavo match-point, o paulista contou com um erro do adversário para chegar à vitória.
Mateus Alves cai diante do cabeça 1, Sakamoto fura quali
O paulista Mateus Alves, de 24 anos e 334º do ranking, desafiou o australiano James Duckworth, principal cabeça de chave e 90º do mundo, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-3).
Já o também paulista Pedro Sakamoto, de 31 anos e 360º do ranking, furou o quali ao vencer o neozelandês Kiranpal Pannu por 6/4 e 6/3. Seu próximo rival será o convidado local Alex Hernandez, 533º colocado. Se vencer, pode enfrentar o australiano Bernard Tomic ou o francês Hugo Grenier.