Chengdu (China) – O ITF Junior Finals, o equivalente juvenil do Finals da ATP e WTA, começa nesta quarta-feira no Centro Internacional de Tênis de Sichuan, em Chengdu, reunindo oito dos melhores jogadores do mundo, tanto masculinos quanto feminino. Os pontos acumulados no ranking mundial dos últimos doze meses contam para a classificação para o Finals, que será disputado até o próximo domingo.
O Finals Júnior da ITF é muito mais do que um respeitado torneio de tênis. Os jogadores são imersos na cultura chinesa e participam de atividades fora das quadras, com o evento mostrando como é a vida de um profissional, que também cumpre com compromissos fora da quadra, com patrocinadores, por exemplo, e visitas a lugares turísticos por onde passam. Os jovens visitaram o santuário dos pandas e participaram de aulas de caligrafia chinesa e confecção de bolinhos.
Em Chengdu, os oito jogadores serão divididos em dois grupos de quatro, com os dois primeiros colocados de cada grupo avançando para as semifinais após três dias de jogos. Pela primeira vez, o vencedor de cada evento ganhará 1.000 pontos no ranking, equivalente ao que é oferecido em um torneio juvenil de Grand Slam, o que pode fazer uma diferença significativa na busca para terminar 2025 como o número 1 do ano.
Os jogadores também se beneficiarão de bolsas de viagem para apoiar sua futura progressão para o tênis profissional. Um valor recorde de US$ 220.000 será pago este ano, com os vencedores de 2025 recebendo até US$ 23.000.