PLACAR

Medvedev é contra, mas Sinner e Zverev defendem os 5 sets

Foto: Florian Eisele/AELTC

Londres (Inglaterra) – Principal diferencial nas chaves masculinas dos Grand Slam, a disputa em melhor de cinco sets é algo que divide opiniões e não agrada todo mundo. Após superar sua estreia em Wimbledon, o russo Daniil Medvedev se mostrou favorável ao encurtamento das partidas para melhor de 3 sets. Do outro lado, nomes como o do italiano Jannik Sinner e do alemão Alexander Zverev defendem a tradição.

“Eu sempre disse que entendo perfeitamente. Acho que é muito espetacular e bom, mas se você me perguntar, prefiro jogar três sets. É apenas a minha opinião pessoal e nem tenho uma explicação válida para isso, só estou dizendo o que prefiro. Isso tornaria os jogos muito mais intensos a nível mental e físico. Acho que jogar 5 sets é muito mais difícil para o corpo, então você pode sofrer mais lesões”, avaliou o russo.

“Pelo que ouvi de muita gente na televisão, é muito bom se você tiver uma partida maluca de 5 sets porque vai ficar para a história. Mas se for uma partida que já está no quarto set com altos e baixos e 3h30 de duração, acho que muita gente deixa de assistir Penso que, em geral, não é fácil para as redes de televisão saberem exatamente quando será disputado um jogo com base em jogos anteriores”, ponderou Medvedev.

O russo destaca que a televisão não é a única a ter trabalho extra com programação em jogos de 5 sets. “O mesmo se aplica aos jogadores. Por todos esses pequenos detalhes eu concordaria em jogar três sets. Ao mesmo tempo, talvez tivéssemos recordes diferentes se os jogos fossem em melhor de três. Isso também o torna bonito, Eu me posiciono no meio, mas me inclino um pouco mais para melhor de três.

Sinner e Zverev se opõe a Medvedev

Atual número 1 do mundo, Sinner não compartilha as ideias de Medvedev e gosta do formato atual, “Para mim, melhor de cinco é divertido porque você pode mudar a dinâmica em mais ocasiões. Você vê mais emoções, também problemas físicos. Acho que é bom ver como o tenista reage nesses casos. Se você joga muitos quintos sets no início do torneio, pode te afetar na fase final. Jogar cinco sets faz parte da história, é bom ter isso”, opinou.

Do mesmo lado está Zverev, que defende a tradição no esporte e por isso a manutenção de cinco sets nos Grand Slam. “O tênis é bom, é um dos esportes mais antigos que existe. Não precisamos de regras novas o tempo todo, não precisamos inventar coisas a cada poucos anos. Slam são as partidas de cinco sets, a parte física, então você trabalha na pré-temporada”, afirmou o alemão.

“Ganhar um Masters 1000 é muito importante ou o ATP Finals, mas a tarefa mais difícil no nosso esporte é vencer um Grand Slam em partidas de cinco sets. Na minha opinião, não há como nos livrarmos disso. É o que torna Wimbledon ou Roland Garros tão especial. Você vê os jogadores exaustos, no seu limite”, complementou Zverev, que ainda busca um primeiro título de Slam.

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fabiano Sa
Fabiano Sa
13 dias atrás

Aí o Medvedev falou muita m… Se os Slams fossem jogados em melhor de 3 sets acabava com toda a magia deles. Seria a mesma coisa que um Masters 1000, aliás eu queria até que as finais de Masters 1000 voltassem a ser melhores de 5 sets como era no passado…

Vinícius
Vinícius
13 dias atrás

Espero que nunca mudem isso, a graça do slam é ser melhor de 5, se tirar isso vira um torneio com grife, eu amo ver melhor de 3 tbm, mas é como eles disseram, ter 4 torneios do ano que vc tem que ganhar 3 de 5 sets é oq torna esses torneios especiais.
Já basta terem tirado o fim do último set ser longo, se tirar melhor de 5 vai só tornar o produto pior.

João
João
12 dias atrás

Sou a favor de 5 sets inclusive no feminino, afinal os prêmios são iguais.

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
12 dias atrás

Espero não estar mais vivo se um dia mudarem pra 3 sets. Perderá quase toda a graça dos Slam.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Wimbledon seleciona os melhores backhands de 1 mão

Os históricos duelos entre Serena e Venus em Wimbledon

PUBLICIDADE