Pequim (China) – Na última semifinal desta terça-feira no ATP 500 de Pequim, o jovem norte-americano Learner Tien contou com a desistência do russo Daniil Medvedev no terceiro set para garantir a primeira final de sua carreira neste nível. Ele terá agora a árdua missão de desafiar o italiano Jannik Sinner.
Algoz de Medvedev no Australian Open deste ano, surpreendendo o russo em batalha de cinco sets, o jovem norte-americano mais uma vez levou a melhor. Ele conseguiu sair do buraco depois de estar perdendo por 7/5 e 5/3, venceu a segunda parcial e viu o rival desistir quando liderava o placar por 5/7, 7/5 e 4/0.
O duelo foi marcado por altos e baixos dos dois lados, com Tien começando com tudo, abrindo 3/0 com duas quebras de vantagem. Medvedev devolveu uma delas no quarto game e no oitavo conseguiu igualar o marcador novamente. Depois de perder o set-point no décimo, o russo anotou novo break no 12º para vencer o primeiro set.
Na segunda parcial foi a vez de Medvedev deixar escapar a vantagem conquistada no início. Após abrir 3/0, ele se manteve na frente até o sétimo game, quando o norte-americano conseguiu sua quebra. Contudo, o ex-número 1 do mundo voltou a bater o saque de Tien, fez 5/3 e sacou para fechar o jogo.
Medvedev falhou na reta final, foi quebrado no nono game e depois novamente no 11º, permitiu a reação de Tien, que empatou a partida. O russo então sentiu o físico e teve cãibras no começo do terceiro set, perdeu quatro games seguidos, com duas quebras, e então abandonou a partida.
O Tien é muito talentoso. Agora que tem o Chang como treinador, deverá subir muito no ranking. Espero que não faça o mesmo que fez com o Nishikori. Será um grande adversário pro JF na próxima década.
Acho que o Chang fez um bom trabalho com o Nishikori, minha opinião o que atrapalhou o Nishikori foram problemas físicos em excesso e claro o Big4 que simplesmente era melhor do que ele, ainda tinha jogadores como Wawrinka, Cilic que tem um nível semelhante a ele, tinha um Delpo que quando saudável era tão bom quanto o Nishikori ou melhor.
Essa nova geração que têm o Fonseca, o Tien e o Mensik como expoente terão como barreiras a superar na maioria das vezes o Sinner e o Alcaraz.
É difícil falar em “se”, mas talvez um Nishikori hoje 100% mais jovem conseguisse o seu Masters 1000, talvez um slam..
É só pensar pelo exemplo do Ruud, que fez finais de slam e conseguiu seu masters 1000, na minha opinião na época do big4 mais perto do auge, era improvável um Ruud vencer um título maior.
Jogo de muitas quebras, e erros.
O pessoal compara João Fonseca com Sinner, Federer, Djokovic, Agassi…quando deveria comparar com o Tien, o americano por enquanto está se dando melhor no circuito, assim como o “vovô” Mensik.
Acho que super valorizamos muito determinados “produtos” (João Fonseca é tratado como um produto, por organizadores, imprensa e torcedores).
Tien é de 2005, João é de 2006. Precisamos comparar corretamente. O ano de 2025 para o João é o equivalente ao ano de 2024 para o Tien. Ano passado Tien fechou como 122 do mundo, no ano que completou 19 anos. João tem boas chances de fechar entre os 40 do mundo no ano que completará 19 anos. Ou seja, em tese, João está atingindo o ranking do Tien com um ano de antecedência. Não está supervalorizado, está avançando mais rápido que o americano, que é um excelente jogador, obviamente. Claro que esse início não garante que sua carreira será melhor que a do americano, tudo dependerá da evolução que ambos terão. E lembrando também que o João venceu todos os 3 confrontos no profissional contra o Tien, sem contar as vitórias na época de juvenil. Supervalorizar o americano e diminuir o brasileiro é somente um complexo de que tudo do exterior é melhor.
Olá Guilherme…
Na realidade a diferença de idade é pequena, menos de um ano, para ser exato, 8 meses (Tien de dezembro de 2005 e Fonseca, agosto de 2006).
A comparação por ano é irreal, pois Tien nasceu em dezembro de 2005, ou seja, no último mês do ano, é algo muito repetido por aqui.
Jogadores com dez meses de diferença, podem (é devem) ser comparados, inclusive os dois duelaram quando juvenil (o que não diz muito).
A comparação não é por talento (João é mais talentoso) a comparação é pela idade e pelas escolhas .
Existe uma luta grande pra blindar (palavra da moda) o jovem brasileiro, que pode e deve ser criticado, existe um sentimento de proteção pelo jovem, quando criticamos, estamos desvalorizando um “produto” nacional, viramos personagem do Nelson Rodrigues.
Existe opinião, vcs deveriam aceitar.
(Como aceito a sua proteção do produto “nacional”).
O fato de eu ter uma opinião diferente da sua não quer dizer que não aceito sua opinião, apenas não vejo da mesma forma, penso diferente e expressei a minha opinião. Ano de nascimento sempre foi um boa referência de comparação. Não acho que o Tien está evoluindo mais rápido que o Fonseca. Ele está um ano adiantado em relação ao Fonseca no circuito, com os mesmo resultados. Isso não é proteger o João, são apenas fatos. Simples assim.
Olá Guilherme
Não acho que estamos supervalorizando o Tien, nem desvalorizando um brasileiro, deixando fluir um complexo de vira lata (apenas comparando algo próximo, até porque as comparações aqui é com o Sinner, Sérgio sempre faz).
Dois tenistas, com estilos tão diferentes, separados por 8 meses em relação a idade, acredito que o ano do Tien não é bom, esperava mais dele na temporada de saibro, até pelo estilo (gosto da variação e dos efeitos colocado por ele na bola), foi uma decepção.
Essa final de 500, colocou o americano em outro patamar (acima do João), assim como Mensik ganhou um Mil (mesmo fazendo uma temporada fraca, caso tire os “mil” dele, ficará lá em baixo, mesmo assim colocamos ele como alguém que chegou “chegando”).
Nenhum deles, faz um ano espetacular, a diferença é que Tien e Mensik conseguiram furar a bolha dos torneios maiores, João não.
Tien e Mensik jogaram muito mais torneios que o João tb, únicos 250 do João foi Buenos Aires e Eastbourne (esse pq ele tem obsessão com a grama). Mesmo os 500, acho que o João só jogou Rio e Halle. Tem que rodar mais, rodando mais a chance de bons resultados aparecem.
Na realidade, Tien tem mais experiência que o Fonseca e resultados melhores, o americano venceu 5 jogadores do Top10 (Medvedev, Shelton, Rublev, Zverev, Musetti), contra 1 do Fonseca (Rublev).
Tien disputou a chave principal de um slam com 16 anos (USOpen/22).
Não discutimos “as competições” de base”, afinal os dois estão no circuito profissional, a comparação é agora.
O pessoal insiste na diferença de “um ano”, quando um ano tem 12 meses, a diferença de idade é 8 meses (8 meses é menos que um ano).
As escolhas de calendário do Tien é melhor, preferiu insistir jogando (mesmo perdendo), no primeiro semestre não foi bem, no segundo melhorou, basta ver os resultados.
Mesmo olhando o “desenho”, fica difícil entender.
Perfeito. É assim em qualquer esporte: o ano de nascimento define o acesso às competições nas categorias de base.
Esqueci que às vezes é preciso desenhar… e voltei. Quem consegue competir um ano antes, naturalmente amadurece também, em média, antes.
Onde assino , meu caro ? . Quem compara JF aos citados? . Seu potencial é admirado exatamente pelos Ex – Tenistas : Agassi, Roddick, Rafter, Becker, McEnroe e CIA . O garoto acaba de completar 19 . Chama atenção sua performance comparando com os da sua idade . Abs !
Leaner Tien sem a badalacao do brasileiro, sem grande atenção da mídia e com um jogo extremamente eficiente e regular já esta provisoriamente em 36o.
Enquanto isso…..
Falei disso agora a pouco em um grupo de WhatsApp. JF escolhendo torneio, pulando até Masters 1000…. Agora só quer jogar exibição
Boa , para o grupo de Whatsapp. Sabem muito. JF ainda disputa 2000 Pontos até Novembro. E mais ATP 250 em janeiro antes do AOPEN 2026 . É óbvio que o grupo todo já sabia … Abs !
Não se esquece que antes do chaveamento do AO o João defende 125 do título em Canberra, que podem fazer diferença entre ser ou não cabeça de chave no ranking que ele está.
NO seu desejo de sempre desvalorizar os brasileiros……. veja o meu comentário ao amigo JClaudio. Com algum bom senso dá pra entender. Se você vai entender……. aí já não consigo prever
Com Pachecos é dificil conversar.Não da para comparar 2 jogadores que têm 8 meses de diferença na idade??Então tá
Difícil é conversar com gente que só gosta de criticar e emitir opinião somente com achismos e vontades. Ano de nascimento sempre foi uma referência importante. É claro que é somente 1 ano de diferença, mas isso muda muito no início da carreira. Agora ir atrás de fatos é difícil pra vocês. Tien ano passado fechou em 122 do mundo, depois de um ano está entrando no TOP40. 1 ano não faz diferença????. Ele nasceu um ano antes do João, não faz diferença?? E mais, todos falando do Tien porque agora, com essa final, ele passou o João no ranking. Ou seja, agora em outubro ele conseguiu passar o João no ranking. Até semana passada, ele estava atrás. Mas agora que passou aparecem vocês falando que o João é superestimado, que o americano é melhor. Não tem pachequismo, tem oportunistas como vocês que só gostam de aparecer para falar mal, não conseguem fazer uma crítica construtiva ou fazer um elogio. Vivem disso. A turma que comenta por aqui sabe muito bem como vocês são.
Verdade,mas quando a gente critica leva vaia aqui,não pode criticar
Torcemos para o brasileiro,mas tem hora que não dá mesmo,perde jogos ganháveis,não tá a fim de jogar torneios direito…
O João já disse algo a respeito, ele sofre muito em ficar longe do Rio e da família. Por isso ele vai montar uma base na Europa ano que vem, pra conseguir levar os seus ate lá e jogar mais torneios em sequência.
Ele não é igual a Bia que viaja pra Europa em Abril e volta só em Julho, ele já disse que sente muita falta da família/namorada/amigos ainda. Essa maturidade vai chegar.
o russo tem que alinhar primeiramente o mental tele , pq tenis tem de sobra , e mesmo que esteja ultrapassado para voltar a ser o numero 1 é o sufuciente para copar alguns atps e se manter entre os melhores , oque nao pode é isso , semana passada sacou pra jogo o segundo set contra wu Yibing e conseguiu ser quebrado perder o segundo set e o jogo , agora contra o Tien mesma coisa , 5-3 e saque toma 2 quebras seguidas perde o set depois toma taca no terceiro kkkkkk , tem que ver oque ta rolando dentro da cabeça do cara …
Bom jogador o Tien. Mas seu estilo de jogo mais defensivo não deve fazer cócegas no Sinner, ao menos em pisos rápidos.
Confronto direto: 3×0 para o Fonseca (4×1 com o juvenil).
Desempenho geral em 2025 (sem contar o Next Gen): JF 34V e 15D, LT 30V e 22D
Grand Slams: Fonseca venceu 6 em chaves principais, vencendo todas as estreias por 3×0. Tien ganhou 4 (3 no AO e 1 em RG; eliminado no R128 em Wim e USO).
Além disso, o João é mais novo e claramente ainda não está priorizando o ranking neste momento. Estar em 43º ou 33º agora não muda nada; o foco dele parece ser o desenvolvimento para chegar ao Top 5 e longevidade. Posso concordar que poderia ter jogado mais torneios como o Tien, mas a realidade é essa.
Dito isso, acredito (salvo lesões) que o JF terá, ao longo da carreira, um ranking médio superior ao do Tien.
Claro, isso não tira o mérito do americano, que tem mostrado qualidade e deve continuar subindo no ranking.
Caro colega Fernando, por mais que a gente tente explicar, é difícil para alguns aqui do site entenderem números, fatos, dados, estatística, simplesmente porque falta o básico, bom senso, e sobra a vontade de criticar por criticar. Abraços.
Com a maturidade a fortaleza do JF deve ser indoor e quadras muito rápidas e o Tien caminha para bons resultados no saibro e quadras duras de média velocidade. Rivalidade interessante de se acompanhar.
Medvedev e Mussetti deveriam perder a premiação por abandonar o jogo no final. Parabéns pro Tien que vai desafiar o Sinner.
É merece vaia, desrespeito ao público, esses antidesportiva, alegam lesões, mas estão no próximo torneio.
Tem que perder a premiação, e ser investigados por manipulação de apostas.
Assisti o final do 2o set…americano expert em colocar a bola em quadra, esperando os ENF do Daniil.
Russo impaciente, forçando demais e errando…se perdeu no mental e aí parte física do russo acabou com ele.
Sinner ganha amanhã tranquilamente
Polarização… Aqui é Pachecos X Haters, e o que parece é que o mais importante é “estar certo”, mesmo que os argumentos não façam nenhum sentido.
A comparação entre Ruud e Nishikori e inteligente uma vez que eram bem parecidos, tanto físico como tecnicamente. Uma observação que ao meu ver atrapalhava o Japonês, era aquele vício de não manter as pernas paralelas na hora de devolver o saques. Sempre mantinha a perna esquerda a frente e a perna direita atrás, o que o prejudicava quando o saques vinha do seu lado esquerdo.
Rapaz, esse chinesinho vai dá trabalho. Parabéns tien