Medvedev conquista em Brisbane seu 22º diferente título

Daniil Medvedev (Foto: Brisbane International)

Brisbane (Austrália) – O russo Daniil Medvedev começou muito bem a nova temporada e adicionou mais uma diferente cidade a uma tão exclusiva coleção de títulos.

Ao derrotar o norte-americano Brandon Nakashima por 6/2 e 7/6 (7-1 no tiebreak), o russo chega a 22 títulos na carreira, cada um em uma cidade diferente. Ou seja, jamais foi bicampeão. Esta foi sua 41ª final.

Medvedev conquistou um título na quadra dura australiana pela segunda vez, repetindo Sydney de 2018 quando saiu do qualificatório, e se torna o terceiro tenista em atividade com ao menos 20 troféus no piso sintético, atrás de Novak Djokovic (72) e de Jannik Sinner (21).

A campanha vitoriosa permite que Medvedev suba uma posição no ranking e retorne ao 12º lugar, o que é importante para o sorteio do Australian Open de quinta-feira, já que os cabeças de 9 a 12 enfrentam obrigatoriamente os cabeças de 5 a 8 em eventuais oitavas de final.

“Quero dedicar isso à minha família”, disse Medvedev durante a cerimônia de entrega do troféu. “Eles não conseguiram vir para a Austrália, é um pouco longe demais, pessoal, cerca de 23 horas de onde eu moro, e com duas crianças pequenas não é fácil. Decidi jogar este torneio e pensamos que viríamos todos juntos, mas mantivemos a decisão e minha filha fez aniversário enquanto eu estava aqui, então dedico este troféu ao seu primeiro aniversário. Mas este [troféu] é um pouco pesado demais para ela”, brincou.

Jogo marcado por longas trocas

O primeiro set foi totalmente dominado pelo ex-número 1 do mundo, ainda mais diante do nervosismo do adversário. Medvedev chegou a abrir 4/0 e só então viu a primeira dificuldade, tendo de evitar break-point no sexto game.

O russo aproveitou a segunda chance de quebra no quinto game, liderou por 4/2 e 5/3 o segundo set e sacou para o jogo no 10º game, tendo dois match-points não aproveitados. Nakashima chegou a virar para 6/5 mas não evitou o tiebreak e aí a experiência do russo fez toda a diferença.

Numa partida marcada por longas trocas de bola, Medvedev terminou a partida com 70% de acerto do primeiro saque e 10 aces. Anotou oito winners a mais (24 a 16) e cometeu 23 erros diante de 18. O campeão foi apenas 23 vezes à rede, ganhando nove lances, e Nakashima arriscou 11 subidas, ganhando cinco.

O norte-americano de 24 anos, que buscava seu segundo troféu de ATP, subiu quatro posições com a campanha e voltará ao 29º lugar do ranking, repetindo seu recorde pessoal. Ao mesmo tempo, rebaixa o carioca João Fonseca para o 30º posto.

Subscribe
Notificar
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Diego
Diego
1 mês atrás

Primeiro título da Rússia na história de Brisbane

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 mês atrás

Medvedev começando bem a temporada. Se jogar assim tem tudo pra voltar ao Top10

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

Não posso dizer muito porque nessa gira asiática é oceânica vivo de highlights, mas não vi nenhuma evolução no jogo dele. Devolução lá atrás. Minto, um pouco de back na paralela, e isso para ele já muda muito, já que batia 80 bolas na cruzada sem mudar. Mesmo assim, só isso. Bom e velho, Med. Mas queria vê-lo com mais armas.

Gisele Matias
Gisele Matias
1 mês atrás

Viva ele o malvadão!kkkkkkkkkk.

Ângela Amélia
Ângela Amélia
1 mês atrás

tá jogando demais !!!! tem tudo para formar um grande Big 3 ao lado de Sinner e Alcaraz

Gustavo M.
Gustavo M.
1 mês atrás

Quem não gosta desse cara tá muito errado. Vem recuperando a confiança e o prazer de jogar, parece. Espero que faça um grande AO, pq ano passado foi muito mal nos slams

Nei Costa
Nei Costa
1 mês atrás

Medvedev tem condições de surpreender Alcaraz e Sinner. Se jogar seu melhor tênis, a parada fica indigesta.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.