Bogotá (Colômbia) – O Brasil terá dois representantes nas semifinais do challenger de Bogotá, em quadras de saibro na Colômbia. Após a classificação do catarinense Karue Sell no início da rodada desta sexta-feira, o paulista Mateus Alves também avançou na competição. Ele superou o australiano Bernard Tomic, ex-top 20 e atual 237º do ranking aos 31 anos, com parciais de 3/6, 6/2 7/6 (7-4) em 1h59 de partida.
Aos 23 anos, Mateus Alves disputará sua primeira semifinal de challenger, depois de ter parado quatro vezes nas quartas de final, uma delas em janeiro deste ano na Argentina. O jovem paulista também terá o melhor ranking da carreira e está subindo para o 348º lugar, segundo a projeção oficial da ATP.
O adversário de Alves na semifinal deste sábado será o colombiano Nicolas Mejia, de 24 anos e 260º do ranking, que venceu o cazaque Dmitry Popko, 187º colocado, por 0/6, 7/6 (7-4) e 6/2. O brasileiro levou a melhor no único duelo anterior entre eles, disputado no início da temporada em Buenos Aires.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Alves disparou 15 aces na partida desta sexta-feira contra Tomic, aproveitando-se de seu bom saque e das condições mais rápidas de jogo na capital colombiana. O paulista sofreu duas quebras no primeiro set, mas deu o troco na segunda parcial, escapando de dois break-points quando sacava para fechar. Já no set decisivo, precisou mostrar poder de reação, já que perdia por 4/0, mas buscou o empate e dominou o tiebreak.
Sell enfrenta argentino na semi, Reis joga duplas
Na outra semifinal, Karue Sell também faz seu melhor resultado em challenger. O experiente jogador de 30 anos e 423º da ATP está saltando para o 368º lugar do ranking. Ele enfrenta o argentino Facundo Mena, de 31 anos e 243º colocado. Mena venceu o único duelo anterior, disputado este ano em Porto Alegre.
E nas duplas, o pernambucano João Lucas Reis está na semifinal, ao lado de Benjamin Lock, do Zimbábue. Eles enfrentam os colombianos Nicolas Mejia e Andres Urrea.
Tomic é um ex-jogador em atividade hein? Jogo dele é ridículo e modorrento. Ele exala uma preguiça que senti daqui. A superioridade técnica dele sobre o Mateus é o equivalente a 7 galáxias (sem querer desrespeitar o Mateus) e é aí que a gente vê que só talento não leva a lugar nenhum mesmo.
Superioridade técnica é ganhar jogo.
Se isso fosse verdade Federer teria vencido 77 Slams
Que virada, Mateus sacou demais, vem crescendo no circuito. Jogo bom com muitos rallys. Bora rumo a segunda final de challenger brasileira da temporada.
Carlos, vc falou bem. Rally’s . O Mateus pecava quanto esse item Rally’s. Agora vai.
Valeu Mateus,deu um susto no tye break quando vencia por 6/1 e chegou a 6/4 , mais ainda bem que fechou, acho que esse ano ele se deu conta que é muito bom tenista e evoluiu a parte mental, acho que ano que vem já começa a disputar os qualis dos grand slams
Com certeza mostra que mudou de postura, subiu o sarrafo. Agora é seguir consistente e numa bom final de ano dá até pra morder um Qualy do Australian Open. Tanto ele como o Sell estão com pegada. Espero que continuem assim. Saio dois atletas bons de bola que merecem no mínimo ranking abaixo 250.Bora fazer final brasileira.
Esse Tomic tem um dos piores forehands q um jogador top 20 já teve. Forehand empurrado, assim q ele apareceu e falaram muito do talento dele, eu apostei q não. O Mateus aproveitou bem, jogou bem, abriu 4/0 no tie-break e so administrou. Eu nem vou falar em uma possível final brasileira pq vai dar azar, então vou so torcer amanhã.
Ele fede a preguiça isso sim, bate o forehand segurando jornal com o suvaco.
Excelente vitória. Mateus e Sell com ótimas campanhas essa semana, fazendo a 1° semifinal dd Challenger nas carreiras. Bora continuar surpreendendo e fazer uma final brasileira
Showwww!! Tomic joga muito!! Mateus mandou bem demais e tem saque de top 50!! Boraaaaaa
Tá pintando final brasileira na Colômbia, tal como aconteceu no Chile neste mesmo ano. Brasil mudança sua fisionomia no tênis, e subindo de padrão!
Assuncao Paraguay
Matheus Alves e Karue Sell, 2 caras que merecem subir no ranking, pra jogar em 2025, quali de Grand Slam
O ano para o tênis brasileiro tem sido muito bom,vários jogadores com ótimos resultados e alcançando o melhor ranking.