Adelaide (Austrália) – A segunda semana de torneios ATP 250 da temporada foi perfeita para os tenistas tchecos. Horas depois da conquista de Jakub Mensik em Auckland, foi a vez de Tomas Machac ser campeão em Adelaide, depois de vencer o francês Ugo Humbert por 6/4, 6/7 (2-7) e 6/2 em 2h23 de partida.
Esta é a primeira vez que dois tchecos vencem torneios da ATP na mesma semana desde 1982, com Ivan Lendl e Tomas Smid. Além disso, Machac recupera o domínio tcheco no torneio, já que Jiri Lehecka havia sido campeão em 2024, enquanto o canadense Félix Auger-Aliassime venceu no ano passado.
“Acho que jogamos muito bem na Austrália porque são superfície e condições que todos nós três gostamos”, disse Machac na coletiva de imprensa. “Então, isso mostra que podemos jogar de igual para igual com os melhores jogadores do mundo e que podemos manter esse nível. Sabemos disso, então tentamos nos motivar mutuamente a cada semana. Sim, isso é algo ótimo para nós e também para a Copa Davis”.
Aos 25 anos, Machac conquista seu segundo título na elite do circuito, depois de ter vencido o ATP 500 de Acapulco no ano passado. Já em 2024, ficou com o vice no saibro de Genebra. E com a conquista, ele salta 11 posições no ranking, do 35º para o 24º lugar. Ex-top 20, o campeão recebe US$ 106.490 e 250 pontos na ATP.
Too good, Tomas 👏
The moment Tomas Machac doubled his career title haul at #AdelaideTennis pic.twitter.com/KyIHBUxFWi
— Tennis TV (@TennisTV) January 17, 2026
Vice-campeão em Adelaide, Herbert disputou sua 11ª final da carreira e segue com sete títulos no circuito da ATP, o mais recente foi no início do ano passado, nas quadras cobertas de Marselha. Canhoto de 27 anos e ex-número 13 do mundo, o francês ocupa atualmente o 36º lugar do ranking. Ele recebe 165 pontos e o prêmio de US$ 62.115.
Em um primeiro set com três quebras de serviço, Machac mostrou poder de reação, depois de começar perdendo por 3/0. O tcheco buscou o empate e voltaria a quebrar já no fim da parcial. O segundo set foi inteiramente dominando pelos sacadores, sendo que Humbert não enfrentou break-points e também foi superior no tiebreak, vencendo três pontos nas devoluções. Já no último set, foi Machac que não teve o saque ameaçado. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço, conquistando duas novas quebras para vencer a partida.












Essa vitória do Machac deixará o Humbert atrás do João no ranking de segunda feira. João deve perder mais 2 posições, para o próprio Machac e para Vacherot
Antes de Lecheka em 2024 nenhum tcheco havia sido campeão lá mesmo,então é a segunda conquista do país em Adelaide