Roma (Itália) – A tcheca Petra Kvitova está festejando a primeira vitória, nesta terça-feira, desde sua volta da licença maternidade, depois de quatro derrotas em Austin, Indian Wells, Miami e Madri. A ex-número 2 do mundo venceu a romena Irina-Camelia Begu por 7/5 e 6/1, em sua estreia no WTA 1000 de Roma.
Kvitova está aliviada. “É meio estranho que minha primeira vitória tenha sido aqui”, disse. “Nunca joguei meu melhor tênis aqui. Mas é muito melhor do que perder, com certeza.” A bicampeã de Wimbledon em 2011 e 2014, acrescentou: “É bom ter meu bebê aqui. Ele não estava em Madri e foi muito difícil.”
“Eu tinha 95% de certeza de que nunca mais voltaria”, disse ela, relembrando o último torneio antes de sua licença-maternidade, Pequim, em 2023. “Naquela época, eu já estava cansada de tênis. Pensei: ‘Não aguento mais’, então decidimos tentar ter um bebê. Não disse nada porque não era 100%.”
Depois que Petr nasceu, em julho do ano passado, os 5% de dúvida aumentaram. Kvitova estava frustrada por não poder se exercitar durante a gravidez, então estava ansiosa para pegar uma raquete novamente.
“Quando finalmente consegui fazer algo depois da gravidez, joguei tênis — e foi tão bom”, revelou. “Eu estava rindo. Cada tacada que eu dava com perfeição, eu pensava: ‘Uau! Ainda está aqui’. Não está nas pernas, mas nas mãos, às vezes está muito bom”, disse.
“Você tem que treinar todos os dias, tem que lutar, tem que viajar. Essas são as coisas que não são minhas favoritas … Treinos, academia e recuperação. Eu pensava: ‘Meu Deus, sério, isso de novo?'”
Quartos de hotel também parecem repentinamente pequenos, agora que Petr está começando a engatinhar “para todos os lugares” e dormindo menos. Kvitova e Jiri Vanek, seu marido e treinador, agora preferem alugar apartamentos, onde o filho tem espaço para brincar e onde se sentem em casa. Por enquanto, a alegria em quadra supera o trabalho pesado. Kvitova se recusa a estabelecer metas. Nesta terça, a ausência de Vanek no box foi notada. Depois, Kvitova explicou que ele estava cuidando do filho.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Sportskeeda Tennis (@sportskeeda_tennis)
Sensacional. Pode avançar algumas rodadas em Wimbledon.