Londres (Inglaterra) – No jogo que marcou sua despedida de Wimbledon, a bicampeã Petra Kvitova foi superada pela norte-americana Emma Navarro, número 10 do ranking, que marcou as parciais de 6/3 e 6/1 em exatamente uma hora de disputa. Após a partida, a tcheca de 35 anos recebeu uma homenagem e participou da tradicional entrevista em quadra.
“Significa muito para mim ter essa chance de jogar mais uma vez em Wimbledon. Eu nem sonhava que conquistaria Wimbledon e venci duas vezes. Este lugar guarda minhas melhores lembranças. Sentirei falta daqui, do tênis e, é claro, dos fãs. Mas estou pronta para um novo capítulo da minha vida”, disse Kvitova, ex-número 2 do mundo e que foi campeã do Grand Slam londrino em 2011 e 2014. A tcheca também tem um vice na Austrália em 2019.
Kvitova se tornou mãe em julho do ano passado e decidiu voltar a jogar no início deste ano, motivada também por outras jogadoras que já são mães e conseguem a jogar de forma competitiva como Belinda Bencic e Elina Svitolina, mas com expectativas mais modestas, ciente da diferença de idade para outras colegas de circuito. Ela planeja continuar até o US Open em sua temporada de despedida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“É muito especial poder jogar nessa linda quadra. Parabéns, Emma, pela grande partida. Boa sorte! Eu gostaria de ter jogado mais tempo, mas tudo bem”, comentou a tcheca, que também teve a companhia da família na Quadra Nº 1 do All England Club. “Sou muito grata a muitas pessoas que participaram da minha carreira e me ajudaram como jogadora e como pessoa. Não tive muitos treinadores diferentes, mas o primeiro foi o meu pai, que está aqui comigo hoje. E meu último é o meu marido. É muito bom, então, ter a minha família no box”.
“Conquistei mais do que jamais poderia imaginar e sou muito grata a tudo o que o tênis me proporcionou em todos esses anos”, acrescentou a vencedora de 31 títulos no circuito da WTA, o mais recente em Miami em 2023. “Embora nenhuma decisão seja fácil de tomar, para mim este é um momento feliz. Vou deixar o esporte com o maior sorriso no rosto, o mesmo sorriso que vocês viram em mim dentro e fora das quadras ao longo de toda a minha carreira”.
Navarro, de 24 anos e que chegou às quartas na edição passada, controlou as ações durante a partida e conseguiui cinco quebras de serviço, além de perder só um game de saque. Kvitova até fez mais winners, 19 a 10, mas cometeu 31 erros não-forçados contra apenas 3 da norte-americana. “Sinto que saquei e devolvi bem nos momentos importantes”, avaliou a tenista. Ela enfrenta a russa Veronika Kudermetova, que bateu a chinesa Lin Zhu por 6/3 e 6/2.
A top 10 também foi respeitosa com a trajetória de Kvitova no circuito. “A Petra teve uma carreira incrível e foi um prazer jogar contra ela hoje. Só tenho a parabenizar por tudo o que fez pelo esporte e desejo boa sorte no resto do ano e também para os caminhos que você seguir na vida depois”.