Kvitova cai em três sets em seu retorno ao tênis após 17 meses

Foto: ATX Open

Austin (EUA) – No jogo que marcou o retorno de Petra Kvitova às competições, depois de se tornar mãe em julho do ano passado, a tcheca foi superada em três sets pela britânica Jodie Burrage na estreia do WTA 250 de Austin. Burrage, de 25 anos e 189ª do ranking, marcou as parciais de 3/6, 6/4 e 6/4 em 2h28 de partida nesta terça-feira.

Ex-número 2 do mundo e bicampeã de Wimbledon, Kvitova está com 34 anos e não jogava desde setembro de 2023, em Pequim. Ela recebeu convite para Austin e também planeja disputar os WTA 1000 de Indian Wells e Miami no mês de março. Já sua algoz enfrentará nas oitavas a australiana Ajla Tomljanovic.

“Ela é uma jogadora incrível, duas vezes campeã de Wimbledon. Sabia que eu teria uma batalha para disputar hoje aqui”, disse Burrage, na entrevista em quadra. “No começo do jogo, não parecia que ela estava há 17 meses sem jogar, estava batendo muito forte na bola e todos golpes estavam entrando. Então, tinha em mente que ela é a mesma jogadora de antes e estou muito feliz com a forma como eu lidei com a partida e voltei para o jogo, lutando até o fim”.

O início de partida foi muito bom para Kvitova, que conseguiu duas quebras e saiu vencendo por 4/0. Apesar de ter enfrentado games longos em seu serviço e salvar quatro break-points, a tcheca sofreu apenas uma quebra no primeiro set e sustentou a vantagem até o fim da parcial.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Em um dia de muito vento em quadra, era difícil controlar a trajetória da bola. E para uma tenista que volta de um longo afastamento e ainda sentia um pouco da falta de ritmo, o desafio era ainda maior. Burrage disparou cinco aces no segundo set e conseguiu três quebras para igualar a partida.

O set decisivo começou com domínio das sacadoras durante oito games. Kvitova chegou a ter seis break-points, mas não conseguia passar à frente no placar, especialmente por conta de ótimos saques da britânica, que terminou a partida com 14 aces, seis deles no último set. Burrage conseguiu quebrar na sequência para fazer 5/4. E na sequência, sacou bem para fechar o jogo.

Inspiração em outras mães do circuito

Recentemente, outras jogadoras de destaque retornaram às competições após a maternidade, como Elina Svitolina, Naomi Osaka e Belinda Bencic. Há pouco mais de duas semanas, em Abu Dhabi, Bencic conquistou um WTA 500. Kvitova se inspira nelas, mas sabe que a diferença de idade a faz ter expectativas mais modestas no primeiro momento. “Essas meninas ainda são bem jovens. Na minha idade é diferente”, reconhece a tcheca. “Mas estamos acostumadas a trabalhar duro. Mesmo depois da gravidez e do parto, sabemos o que fazer. Quando você já jogou bem antes, quer voltar para onde pertence”.

“Belinda e eu estamos em contato e é muito legal que ela esteja jogando tão bem. Ela nos mostrou que é possível voltar depois de dar à luz. Isso é um bom sinal. A filha dela [Bella] é só dois meses e meio mais velha que o nosso Petr. Mas não estou me impondo metas. Quero me divertir jogando tênis. Não sei por quanto tempo vou aproveitar ou como meu corpo vai se sentir. Acho que vai ser muito difícil no começo. Mas veremos como administro tudo. Foi o amor pelo esporte me levou de volta ao tênis”.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ramires
Ramires
8 horas atrás

Realmente vi só o começo e pensei que seria um vitória fácil, ela tava batendo TDS quase fez um 6×0, aí eu parei de ver msm kkkkkkkkkk

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.