Krawietz e Puetz derrubam líderes do ranking e vencem o Finals

Kevin Krawietz e Tim Puetz (Foto: ATP Tour)

Turim (Itália) – Os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz conquistaram neste domingo o título de duplas do ATP Finals. Eles venceram o salvadorenho Marcelo Arevalo e o croata Mate Pavic, atuais líderes do ranking de duplas e principais cabeças de chave, por 7/6 (7-5) e 7/6 (8-6). Foi a segunda vitória deles sobre Arevalo e Pavic, repetindo o resultado da fase de grupos.

Krawietz e Puetz foram a oitava e última dupla a se classificar para o Finals. Esta é a primeira vez em 55 anos de torneio que uma parceria cabeça 8 conquista o título, desde que o torneio de duplas passou a ter o formato atual em 1995. Além disso, eles formam a primeira dupla alemã a conquistar o Finals em 55 anos de torneio. Os campeões haviam escapado de um match-point na semifinal de sábado contra os australianos Jordan Thompson e Max Purcell

Krawietz, de 32 anos, tem agora 11 títulos no circuito da ATP, com destaque para um bicampeonato de Roland Garros ao lado de Andreas Mies em 2019 e 2020. Ele disputa seu quarto Finals e havia parado três vezes na fase de grupos, duas com Mies e uma com o romeno Horia Tecau em 2021. Já o parceiro Tim Puetz disputou seu primeiro Finals aos 36 anos e chegou ao décimo títulos de ATP. Jogando juntos, os alemães também conquistaram nesta temporada apenas o ATP 500 de Hamburgo e ainda chegaram às finais de Brisbane, Halle e no US Open.

Vice-campeões do Finals, Arevalo e Pavic tiveram como o ponto alto da temporada o título de Roland Garros. Eles também venceram os torneios de Cincinnati, Genebra e Hong Kong e chegaram à final no saibro de Roma, garantiu a permanência no topo do ranking até o fim do ano. Aos 34 anos, Marcelo Arevalo acumula 13 títulos no circuito profissional da ATP. O parceiro Mate Pavic, de 31 anos, é multicampeão nas duplas com 39 títulos e disputou a segunda decisão no torneio, após também ficar com o vice em 2022 com Nikola Mektic.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A final de duplas em Turim foi inteiramente sem quebras de serviço e com apenas um break-point, salvo por Arevalo e Pavic ainda no set inicial. Krawietz e Puetz venceram três pontos nas devoluções durante o primeiro tiebreak da partida. Já na segunda parcial, o novo tiebreak não foi tão dominado pelos sacadores, mas a dupla alemã esteve sempre, ou à frente ou com o placar empatado, definindo a partida no segundo match-point.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.