Turim (Itália) – Os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz são os primeiros classificados para a decisão de duplas do ATP Finals. Eles salvaram um match-point na vitória deste sábado contra os australianos Jordan Thompson e Max Purcell por 2/6, 6/3 e 11-9.
Esta é a primeira vez em 55 anos de torneio que uma dupla alemã chega à final. Além disso, Krawietz e Puetz fazem a melhor campanha de uma parceria cabeça 8 do Finals, desde que o torneio de duplas passou a ter o formato atual em 1995.
Krawietz, de 32 anos, tem 10 títulos no circuito da ATP, com destaque para um bicampeonato de Roland Garros ao lado de Andreas Mies em 2019 e 2020. Ele disputa seu quarto Finals e havia parado três vezes na fase de grupos, duas com Mies e uma com o romeno Horia Tecau em 2021.
FINAL BOUND 🤩🇩🇪@KrawietzKevin & @GoldenSetTim become the first 8th seeded team to make the #NittoATPFinals final over Thompson/Purcell 2-6 6-3 11-9! pic.twitter.com/9Hty3j7Hax
— Tennis TV (@TennisTV) November 16, 2024
Já o parceiro Tim Puetz disputa seu primeiro Finals aos 36 anos e tem nove títulos de ATP. Jogando juntos, os alemães conquistaram nesta temporada apenas o ATP 500 de Hamburgo, mas também chegaram às finais de Brisbane, Halle e no US Open.
Os adversários na final podem ser o britânico Henry Patten e o finlandês Harri Heliovaara, campeões de Wimbledon, ou o salvadorenho Marcelo Arevalo e o croata Mate Pavic, atuais líderes do ranking de duplas e principais cabeças de chave.