Madri (Espanha) – Campeã no primeiro Grand Slam da temporada, a norte-americana Madison Keys segue fazendo bonito na temporada. Nesta terça-feira ela se garantiu nas quartas de final do WTA 1000 de Madri ao derrotar a croata Donna Vekic em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h16 de jogo.
Esta foi a quarta vitória de Keys em cinco duelos com Vekic, mantendo a invencibilidade no saibro, batendo a croata pela terceira vez neste piso. Ela terá agora pela frente um páreo bem mais duro, desafiando a atual campeã do torneio, a polonesa Iga Swiatek.
As duas se enfrentaram na semi de Madri no ano passado, a melhor campanha de Keys até então na Caixa Mágica, e a polonesa venceu com autoridade, cedendo apenas quatro games. Iga venceu todos os duelos entre elas no saibro (3 a 0) e leva vantagem no retrospecto geral (4 a 2).
Keys chega às quartas de final em um WTA 1000 pela 14ª vez. Com o resultado desta terça-feira, ela se tornou apenas a segunda norte-americana a somar 25 ou mais trunfos em eventos deste nível, ficando atrás apenas de Serena Williams (44).
O triunfo da atual número 5 do mundo sobre Vekic foi bem controlado, com aproveitamento de 63% nos pontos de serviço e 52% nas devoluções. Ainda assim, Keys levou uma quebra, mas conseguiu bater o saque da rival croata em cinco oportunidades, duas no primeiro set e três no segundo.