Kamiji conquista o ouro também em simples, britânicos fecham o Golden Slam

Yui Kamiji (Foto: Kopatsch/Molter - ITF)

Paris (França) – Um dia depois de ter conquistado a medalha de ouro na chave de duplas femininas nos Jogos Paralímpicos de Paris, Yui Kamiji também foi campeã na chave de simples. A atual número 2 do mundo superou na final desta sexta-feira a holandesa Diede De Groot, líder do ranking e campeã de 23 títulos de Grand Slam, por 4/6, 6/3 e 6/4.

“Eu simplesmente não consigo descrever o quão grande isso é”, disse Kamiji, bastante emocionada pela conquista. “Eu disse ontem que o ouro em duplas foi o melhor momento da minha carreira, mas também disse que isso poderia mudar. Agora, este é o melhor momento da minha carreira. Estou muito feliz. Quero agradecer à minha equipe, minha família e amigos, mas também a Diede por mostrar às pessoas o quão bom é o tênis em cadeira de rodas e o quão bom é o simples feminino”.

A jogadora de 30 anos é a primeira do Japão a ganhar as medalhas de ouro em simples e duplas numa mesma edição dos Jogos Paralímpicos. O multicampeão Shingo Kunieda ganhou o ouro em simples em Pequim 2008, Londres 2012 e Tóquio 2020 e também foi campeão de duplas em Atenas 2004.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Kamiji contou com o apoio de Kunieda em sua equipe em Paris. “Em todos os momentos eu o via, e recebia energia dele. Depois de sua aposentadoria, comecei a trabalhar um pouco com ele. Ele é um ótimo modelo como jogador, mas também como pessoa. Ele me dá ideias o tempo todo, e eu aprendo muito com ele”.

A medalha de bronze ficou com a holandesa Aniek Van Koot, que venceu a chinesa Ziying Wang por 7/6 (7-3) e 6/1. Canhota de 34 anos, Van Koot conquistou sua sétima medalha na carreira.

Reide e Hewett enfim conquistam o ouro nas duplas
Alfie Hewett e Gordon Reid (Foto: Kopatsch/Molter – ITF)

O dia também foi de final de duplas masculinas, com o título dos britânicos Gordon Reid e Alfie Hewett, que completaram o Career Golden Slam, vencendo os japoneses Tokito Oda e Takuya Miki por 6/2 e 6/1 na final. Os britânicos já tinham títulos em todos os quatro Grand Slam em duplas desde 2020, mas haviam perdido duas finais paralímpicas, no Rio de Janeiro e em Tóquio.

“Este era um sonho nosso por tantos anos e enfrentamos dois momentos de partir o coração nos dois Jogos anteriores. Vencer da maneira que conseguimos hoje é uma prova absoluta de todo o trabalho duro que fizemos”, disse Hewett, que também disputará a final de simples no sábado contra o japonês Tokito Oda.

O parceiro Reid tem um ouro em simples na Rio 2016. “É difícil colocar em palavras agora. Acho que ainda não caiu a ficha, mas é o que sonhamos há quase 12 anos e agarramos a oportunidade. Conquistamos tudo o mais em duplas, mas este era o título grande que nós queríamos. É incrível dividir a medalha de ouro com o Alfie”.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Vamos oda e kamiji parabénspelo ouro

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Parabéns kamiji e pra e kimi

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.