Itajaí (SC) – Menos de uma semana depois de ter conquistado seu primeiro título no circuito mundial juvenil da ITF em Foz do Iguaçu, Livas Damázio tem a chance de ganhar mais um torneio e está na final ADK Juniors Cup, a 15ª edição da Copa Santa Catarina de Tênis. O mato-grossense de apenas 14 anos garantiu vaga na decisão do ITF J60 ao superar nesta sexta-feira Washington de Matos por 6/2 e 6/4.
Livas ocupa atualmente o 778º lugar no ranking da ITF e certamente dará um novo salto com a campanha em Itajaí. Ele também fez parte da equipe brasileira finalista do Mundial de 14 anos, em Prostejov, na República Tcheca e jogou a chave de Wimbledon em sua categoria.
O adversário de Livas na final marcada para às 9h (de Brasília) deste sábado no Itamirim Clube de Campo será mais um brasileiro. Ele enfrenta Vicente Freda, de 17 anos e 604º do ranking, que venceu o uruguaio Felipe Vazquez por 1/6, 6/0 e 6/2. Freda busca seu primeiro título de ITF.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na disputa feminina, a principal cabeça de chave Sthefany de Lima confirmou o favoritismo e avançou à final ao derrotar Isadora Sigrist por 6/0 e 6/3. A paulista de 18 anos e 248ª do ranking busca seu terceiro ITF. A outra finalista será Maria Eduarda Carbone, de apenas 14 anos e que tenta um título inédito. Carbone venceu Giovana Barbosa por 7/6 (10-8) e 6/3.
Definidos os campeões de duplas
Na final de duplas masculinas, Caio Dourado e Guilherme Renner venceram Lucas Moscatto e o uruguaio Felipe Vazquez por 6/4 e 6/2. Dourado, de 17 anos, venceu seu terceiro ITF. Renner, de 16, chega ao segundo título. Já entre as meninas, Sthefany de Lima e a argentina Lara Quaglia venceram Luiza Eidelvein e Alicia Reichel por duplo 6/1. É o quinto título de duplas na carreira de Sthefany.
Categorias 12, 14 e 16 anos
Na categoria 14 anos, Clara Coura, principal favorita, vai decidir o título contra a canadense Mengtong Nie. No masculino a final será entre Kilian Postigo e Luca Aranha. Nos 16 anos, Pedro Cotrim, atleta da casa, foi superado na semifinal diante de Matheus Krebs por 6/1 6/2. Krebs decide o troféu contra o italiano Rafael Gama que derrotou o brasileiro Augusto Scheidt por 6/3 6/2. No feminino a final será entre Laura Pedroti e Isadora Benali.
Nos 12 anos masculino final catarinense entre Eduardo Oleias e Arthur Moraes. No feminino, a catarinense Gabriela Rocha decide o troféu contra a paranaense Maria Melhem. Nos 10 anos masculino final totalmente catarinense entre Henrique Germer e Vicenzo Gouvea no masculino e totalmente paranaense no feminino com Lorena Mendes e Luiza Pegoraro.
Título de duplas em Santo Domingo
A parceria brasileira formada por Rodrigo Machado e Pedro Veloni, ambos de 16 anos, conquistou o título de duplas do ITF J30 de Santo Domingo, em quadras duras na República Dominicana, depois de uma rodada dupla nesta sexta-feira. Pela manhã, eles venceram o também brasileiro Victor Pignaton e o dominicano Alvaro Perez por 6/3, 3/6 e 10-7. Horas depois, superaram na final o norte-americano Gianluca Galasso e o mexicano Juan Francisco Munoz por 6/3 e 6/2. Os brasileiros disputaram a segunda final seguida e ganharam um título pela primeira vez.
Menino promissor
14 anos e trilhando igual o Guto. Mais um que pode se destacar e ano que vem nos nossos ITFs e challengers. Fonseca tá inspirando a garotada.
Maria Eduarda carbone também passa a ser uma grande surpresa pela idade 14 anos numa final com a Stephanie de 18 anos. Deve ser muita talentosa pra fazer uma final de j60 nos 14 anos. Que possa ser tão talentosa como Nauhany e Victória Barros. Muitas meninas também se inspirando em.Bia Haddad e a dupla victoria/Nauhany.
Livas Damázio e Maria Eduarda Carbone são de 2010. Promissores. Livas parece ser o melhor da geração. Carbone é da geração da Nauhany.