Fonseca iguala marca de Federer e Melo fatura o bi no Rio Open

João Fonseca e Marcelo Melo (Foto: Fotojump)

Rio de Janeiro (RJ) – Pelo segundo ano seguido uma dupla 100% brasileira conquista o título do Rio Open. A experiência do mineiro Marcelo Melo aliada à juventude do carioca João Fonseca terminou em taça. Neste domingo, eles venceram de virada o holandês Robin Haase e o alemão Constantin Frantzen por 4/6, 6/3 e 10-8.

Competindo em sua primeira final de duplas em nível ATP, o carioca de 19 anos igualou uma marca do suíço Roger Federer, que foi o último jogador com menos de 20 anos a vencer um título de duplas, levantando o troféu em Roterdã ao lado de Jonas Bjorkman em 2001. Fonseca é também o mais jovem campeão de um 500 (nível introduzido em 2009).

Do outro lado, Melo se torna o quarto bicampeão de duplas no saibro do Jockey e apenas o segundo em anos consecutivos, repetindo o que o gaúcho Rafael Matos fez entre 2024 e 2025. O mineiro também se aproxima de Mate Pavic entre os maiores campeões em atividade, chegando a 41 títulos contra 42 do croata.

A conquista vai impedir a queda de Melo no ranking, permanecendo na 59ª colocação. Enquanto isso, Fonseca sairá de não ter ranking de duplas para atingir a 158ª posição, a melhor da carreira (antes era a 431ª). Na corrida da temporada, eles atingirão o 14º lugar, faturando US$ 151.690, enquanto os vices dividem US$ 80.900.

No primeiro set, os games de saque de Melo foram o calcanhar de Aquiles da dupla brasileira, que foi quebrada no terceiro e no quinto game, ambos quando o mineiro estava servindo. Eles até devolveram um dos breaks, no quarto, mas não o segundo e assim acabaram largando atrás de Haase e Frantzen, que fecharam a parcial e deram o primeiro passo para o título.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A resposta do carioca e do mineiro foi incrível, vencendo os cinco primeiros games da segunda parcial, com duas quebras consecutivas. Melo voltou a perder um game de serviço, mas a confortável vantagem permaneceu até o final e na segunda vez que sacaram para fechar, Fonseca confirmou e levou a definição para o match-tiebreak.

O desempate final foi disputadíssimo e decidido no detalhe. As duplas foram confirmando os pontos de saque até os brasileiros abrirem 8-6, mas Haase e Frantzen ganharam sobrevida ao “roubar” um ponto no saque de Melo. Sóque uma devolução incrível de Fonseca no 17º ponto voltou a colocá-los na frente e na sequência eles garantiram o título com um ace.

Subscribe
Notificar
guest
35 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Arajaribu
Arajaribu
3 horas atrás

“…na sequência garantiram o título com um ace!!” Parabéns aos brasileiros!! João joga muito!!!

Pedro
Pedro
3 horas atrás

Melo vai ganhar mais de 350.000 reais em um torneio de duas semanas.
Quisera eu ser um tenista aposentado em atividade como dizem…

Arajaribu
Arajaribu
25 minutos atrás
Responder para  Pedro

Duas semanas.? Apenas uma, Pedro.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 horas atrás

“Garantiram” com um Ace do predestinado jovem Brasileiro. É sem dúvidas alguém que não estará fora do TOP 10 entre 21/22 anos , pois possui todo um arsenal que somente precisa continuar a ser lapidado. Andre Agassi viu de muito perto na Laver Cup, assim como o Patrão. Haters existem aos milhares , não pelo amor ao Esporte, mas infelizmente pela incrível inveja que circula nas mídias sociais . Ninguém para João Fonseca. Aguardemos. Abs!

Glauco Antonio Lima
Glauco Antonio Lima
3 horas atrás

Que o Mello consiga trazer o Fonseca para Acapulco, e ela jogue simples e duplas, tem que pegar ritmo em simples. Valeu João e Marcelo pelo título, parabéns!

Leonel
Leonel
3 horas atrás

Wow. João tem carisma. Perdeu na simples mas fez bonito nas duplas. Que show. Só começo de uma grande jornada a frente.

Sergio
Sergio
3 horas atrás

Parabéns aos dois brasileiros. Excelente.

Paulo Cesar
Paulo Cesar
3 horas atrás

Grande dupla com mescla da experiência e da jovialidade. Mas temos que reconhecer que o Fonseca é diferenciado. O que ele fez nos 02 ultimos pontos do jogo não é para qualquer um.

Rbclima
Rbclima
3 horas atrás

Aeeeew caramba. Fonseca tava dando o sangue pra faturar esse titulo com o Melo. Só o povo dos comentários aqui não o valoriza.

Roberto
Roberto
3 horas atrás

Fonseca jogou muito, torcendo para que com isso ganhe confiança no circuito.

Helder Cordeiro
Helder Cordeiro
3 horas atrás

Prevejo congestionamento de tantos torcedores fazendo declarações eternas de amor e dizendo que “nunca critiquei” kkk

Eduardo Paulino
Eduardo Paulino
3 horas atrás

Parabéns Marcelo e João!
Simplesmente emocionante!
Calaram muitos!

Anderson Barbosa Paim
Anderson Barbosa Paim
3 horas atrás

EMOCIONANTE! João Fonseca ganhou a dupla praticamente sozinho, com duas bombas maravilhosas no final! Ele deveria jogar duplas em todos os torneios pois joga melhor duplas do que simples! Parabéns João, arrebentou nas duplas!

Artur
Artur
22 minutos atrás
Responder para  Anderson Barbosa Paim

Kkkkkkkkkkkkkkk

Cássio
Cássio
3 horas atrás

Que dupla! Que lavada de alma pro Fonseca. Valeu Melo! Deve ser um cara muito legal.

Haroldo
Haroldo
3 horas atrás

Parabéns, Parabéns, Parabéns, que jogo. Que dupla foi formada, e na final valorizada pelos alemães. Abre as alas quero passar. Se continuarem chegam no finals.
Isso é ESPORTE. Parabéns Melo e Fonseca. E muita gente, muita apedrejou… vamos pra próxima semana.

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
2 horas atrás

Realmente, definitivamente João tem que focar nas duplas kk

VERA BARCELOS
VERA BARCELOS
2 horas atrás

Parabéns a dupla e ganhar em casa tem um gostinho a mais.

Juscelino
Juscelino
2 horas atrás

Parabéns pelo grande feito. O Brasil merece.

Fou Lu
Fou Lu
2 horas atrás

Marcelo Melo é um dos maiores colossos do tênis brasileiro, e já faz uns 4 anos que a galera tá enchendo o saco pra ele se aposentar.

Lara
Lara
2 horas atrás

Parabéns João e Marcelo! Sensacional!

Marcio
Marcio
2 horas atrás

Levou tudo sozinho o João

Marcio
Marcio
2 horas atrás

Carregou o piano praticamente sozinho

Ricardo Schwery
Ricardo Schwery
2 horas atrás

Que bela conquista! Parabéns a ambos os tenistas pelo excelente desempenho.

Nelson Sakuma
Nelson Sakuma
2 horas atrás

Vitória sensacional da dupla brasileira. Tomara que esse título seja a retomada da confiança que o JF tanto precisa. E o Melo, do jeito mineiro de ser, foi comendo pelas beiradas e chegou ao título, que, aliás, entra pra história de ambos. Penso que o dois poderiam l, ao longo do ano, repetir essa parceria nos grandes torneios, ou seja, a experiência ajudando a juventude do JF. Tomara que venham outros títulos. VQV?

Josefa
Josefa
2 horas atrás

Parabéns!!!

Francisco
Francisco
2 horas atrás

Lembrando que foi depois de ganhar o “Estoril Open”(Portugal), em 1997, ao lado do Fino, que Guga deixou para trás uma crise de resultados que vinha passando já como promessa do ténis brasileiro, e arrancou definitivamente para a sua grande carreira.

Rogério Jeaua
Rogério Jeaua
2 horas atrás

Há pelo menos uns cinco anos leio por aqui que Marcelo Melo é um ex-jogador em atividade , aposentado , âncora e outros comentários parecidos .
E também nesses mesmos cinco anos leio matérias sobre os títulos que ele ganha .
Interessante né ?

Nelson Freire
Nelson Freire
2 horas atrás

Parabéns Joao e Marcelo. Principalmente para o João ao superar o desafio emocional pela eliminação inesperada nas simples

Péricles Anaximandro
Péricles Anaximandro
1 hora atrás

Tão jovem e já igualando uma marca do maior de todos os tempos… o fenômeno JF tem um futuro brilhante pela frente.

Verridiana Filha
Verridiana Filha
1 hora atrás

parabéns meninos.Melo já correndo pro aeroporto joga duplas com o par Zverev. que o título embale o brasileiro. que venceu uma partida e perdeu sete com o Zverev ano passado.

Edu Martins
Edu Martins
1 hora atrás

Que bom que aconteceu isso para os dois ! Parabéns ! Vamos lá João, se anime agora, o ano mal começou, muitas oportunidades virão pela frente no ano, derrotas e problemas farão parte do aprendizado, não se espelhe pela posição dos demais no ranking, e nem pela galera impaciente, faça sua carreira para chegar aos 21 o mais tarimbado possível !!

Última edição 1 hora atrás by Edu Martins
Kleber
Kleber
1 hora atrás

Parabéns para o Fonseca e o Melo!
O João Fonseca mostrou muita personalidade ao decidir o super tie-break ao definir os últimos dois pontos.
Tomara que esse título traga a confiança ao João.

Thiago
Thiago
21 minutos atrás

Parabéns aos dois mas, convenhamos: João levou nas costas. O tie break foi a prova cabal disso.

Mas acima de tudo, foi uma bonita redenção pro Fonseca. Bonito de ver como ele queria ser campeão.

Fernando Romero
Fernando Romero
14 minutos atrás

No início da semana eu fiz uma provocação aqui dizendo que o Fonseca é melhor duplista que simplista e o pessoal caiu matando. Longe de mim recomendar ou palpitar sobre o planejamento da carreira dele, mas é evidente que ele vai continuar priorizando jogos de simples, e não poderia mesmo ser de outra forma. Mas minha constatação é que jogando duplas, as tres maiores dificuldades dele ficam minimizadas, ou seja:
– movimentação lateral deficiente: na dupla ele só cobre meia quadra contra a quadra inteira na simples.
– backhand: jogando do lado direito a grande maioria dos golpes é com o forehand.
Desgaste físico: nas duplas o desgaste físico é bem menor e ele não fica sujeito a aquelas costumeiras quedas de rendimento durante o jogo.
E as qualidades potencializam:
– forehand violento, muito acima da média dos duplistas de ofício, o que induz a devoluções na rede, ou fora ou na mão do Melo que cansou de esmachar ou volear com sucesso.
– Saque violento, dificultando muito a devolução.
Com o problema físico que ele tem mostrado, não é previsível que ele continue jogando duplas, o que será uma pena.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.