Foz do Iguaçu (PR) – O domingo foi de dois títulos para juvenis brasileiros no Cataratas Open, torneio ITF J30 disputado em Foz do Iguaçu. O mato-grossense de 14 anos Livas Damazio e a carioca de 15 anos Clara Elkind venceram os primeiros títulos da carreira no circuito da Federação Internacional.
Livas venceu uma final brasileira contra Brian Tremblay, de 18 anos e principal cabeça de chave do torneio, por 6/1 e 6/4. O mato-grossense, que começou a semana como 969º do ranking já irá se firmar entre os 800 melhores do mundo. Esta foi sua segunda final de ITF, depois de ter ficado com o vice em Serra Negra no fim de agosto. Segundo informou a equipe do tenista, é o primeiro sul-americano nascido em 2010 a levantar um troféu.
“Estou bem feliz com minha conquista ainda mais que já tinha batido na trave algumas vezes. Já tinha feito outra final antes e acabei ficando nervoso e não consegui jogar o meu melhor tênis, mas hoje foi diferente. Eu peguei um pouco do aprendizado e tentei manter a calma para desfrutar da situação”, disse Livas. “Não vou poder comemorar tanto esse título, porque já sigo para Itajaí e jogo mais um torneio a partir de segunda-feira”.
Clara Elkind é campeã de simples e duplas
Já na final feminina, a cabeça 2 Clara Elkind, que ocupa o 1.108º lugar do ranking, conseguiu um grande resultado ao vencer a argentina de 16 anos Lara Quaglia, principal cabeça de chave e 753ª do mundo, por duplo 6/4. A carioca, que não perdeu sets na semana, jogou sua primeira final de ITF, depois de ter alcançado uma semi no Uruguai em janeiro.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O domingo foi de duas conquistas para Elkind, também campeã de duplas, ao lado de Beatriz Nahmias, de apenas 14 anos. Elas venceram a final brasileira contra Luiza Eidelvein e Nathalia Tourinho por 6/4, 3/6 e 10-7. É o primeiro ITF das duas brasileiras.
Já nas duplas masculinas, Filipe Bullamah e Matias Fernandez venceram Antonio Correia e Brian Tremblay por 6/3 e 6/4. Bullamah, de 16 anos, conquistou seu segundo ITF. Fernandez, de 18, ganhou o primeiro título no circuito.
Brasileiros campeões nos 16 e 14 anos
Mateus Krebs venceu uma final brasileira nos 16 anos contra Davi Araujo de Sousa por 6/3 e 6/4. No feminino, Mariana Teixeira superou a argentina Caira Gudino por 6/4 e 6/2. Nas finais dos 14 anos, José Eduardo Melhem superou Nicolas Kanashiro por 6/4 e 6/1, enquanto Bianca Bronholo bateu Helena Perrone por 6/1 e 6/2.
Grande título do Livas Damazio esse garoto é muito bom tmb, desde o ano passado vem despontando. Lembrando que é a segunda final de J30 que ele faz e o primeiro título, Parabéns.
Livas, 14 anos, venceu a final ITFJ30 contra o outro de 18. Aí vc lê mais embaixo: brasileiros vencem categorias 14 e 16 anos, ou seja, esperem e verá esse garoto explodir no tennis. Bora patrocínios!!