São Paulo (SP) – No jogo que abriu a programação da Quadra Maria Esther Bueno nesta quarta-feira, a britânica Francesca Jones garantiu vaga nas quartas de final do SP Open. A jogadora de 24 anos e 85ª do ranking superou a norte-americana Whitney Osuigwe, 136ª colocada, por 6/4 e 7/6 (8-6) em 1h46 de partida.
Esta é a terceira vez que Jones chega às quartas de final de um WTA 250. Ela agora tenta repetir sua melhor campanha na elite do circuito, a semifinal de Bogotá, em quadras de saibro, em 2023. A britânica também deverá alcançar seu melhor ranking, o 80º lugar.
Nascida com uma rara condição genética, com quatro dedos em cada uma das mãos, e passando por muitas cirurgias ao longo da carreira, Jones precisou de restrições no calendário e rotina de treinamento para se preservar fisicamente. Sua próxima adversária pode ser a jovem paulista de 15 anos Nauhany Silva ou a argentina Solana Sierra, cabeça 2 do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
No duelo com Osuigwe, ex-número 1 juvenil, Jones conseguiu duas quebras de saque durante o primeiro set e sustentou bem as trocas de bola, diante de uma adversária que era agressiva, mas cometia muitos erros não-forçados. A norte-americana teve um bom início de segundo set e chegou a liderar por 3/0, mas Jones reagiu com quatro games seguidos. Equilibrada, a parcial teve seis quebras de serviço, três para cada lado e a britânica só fechou o jogo no terceiro match-point.
Janice Tjen recoloca a Indonésia no mapa do tênis

Outra tenista classificada para as quartas é a indonésia Janice Tjen, de 23 anos e 130ª do ranking, que fez 6/1 e 6/0 contra a eslovaca Martina Okalova em apenas 52 minutos de partida. Em sua melhor campanha na WTA, ela pode ter um duelo asiático contra a filipina Alexandra Eala, que enfrenta a argentina Julia Riera ainda nesta quarta.
No último US Open, Tjen se tornou a primeira tenista da Indonésia a disputar uma chave principal de Grand Slam desde Angelique Widjaja em 2004, também em Nova York. E conseguiu a primeira vitória do país desde 2003, em Wimbledon, com a própria Widjaja.
Quem também está nas quartas é a francesa Tiantsoa Rajaonah, que fez 7/5 e 6/1 contra a mexicana Victoria Rodriguez. Sua próxima adversária pode ser a paulista Ana Candiotto ou a húngara Panna Udvardy. Nesta quarta-feira, Udvardy se retirou da chave de duplas com uma lesão na coxa direita e agora tenta se poupar para enfrentar a brasileira no dia seguinte.
Leia mais:
Com rara condição genética e calendário restrito, Jones celebra o top 100