Tallahassee (EUA) – Depois de passar por duas rodadas do quali, João Lucas Reis conseguiu mais uma vitória no challenger de Tallahassee, em quadras de saibro nos Estados Unidos. O pernambucano de 25 anos e 429º do ranking liderava a partida contra o argentino Federico Gomez, cabeça 4 do torneio e 136º do mundo, por 6/4 e 3/2, quando o rival se retirou após 1h04 de partida.
Gomez chegou a pedir atendimento médico no começo do segundo set, sentindo-se mal em quadra, e abandonou a partida depois de ter perdido oito pontos seguidos e sofrido uma quebra de serviço. Mais equilibrado, o primeiro set também teve apenas uma quebra, conquistada por Reis, que não enfrentou break-points. E o argentino chegou a disparar seis aces na parcial.
A campanha até as oitavas em Tallahassee rende dez pontos na ATP para Reis, 6 da chave principal e mais 4 do quali. Isso faz com que ele recupere mais de 20 posições no ranking e se reaproxime do 400 lugar. O pernambucano chegou a recuperar 82 posições em três semanas, com boas campanhas em Concepcion, Assunção e Santiago, mas perdeu todo esse avanço na semana passada, ao cair nas oitavas em Campinas, numa semana em que defendia os pontos da final do challenger de Florianópolis e terá que fazer uma nova escalada no ranking.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Reis nas oitavas será o canadense Alexis Galarneau, 184º do ranking, que venceu o francês Sascha Wayenburg por duplo 6/0. Galarneau levou a melhor no único duelo anterior contra o brasileiro, no challenger de Palmas del Mar em 2023. Caso avance as quartas, Reis ganhará mais seis pontos e voltará ao grupo dos 400 melhores do mundo.
Ainda nesta terça-feira, o paulista Daniel Dutra da Silva se despediu da competição. Vindo do quali, o canhoto de 36 anos e 306º do ranking perdeu para o cazaque Dmitry Popko, cabeça 5 do evento e 161º do mundo, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/4. Provisoriamente, Daniel está voltando ao top 300 com os resultados da semana.
Boaaaa,agora o sarrafo é um pouco mais alto,vamos ver se consegue passar,se passar vai ganhar uma confiança muito grande
Sem muitos pontos a defender num horizonte próximo, acredito que o Reis pode conseguir um subida consistente nos próximos torneios CHL que serão no Brasil no final do mês (POA e Santos), nos quais imagino que vá receber convite.
Se conseguir beliscar mais uns pontos em Tallahassee e Savannah, não duvido que fique beirando o top 300.
O próximo adversário parece ser mais habituado com quadras duras, apesar da diferença do ranking nãoe surpreenderia com outra vitória do Brasileiro.
Excelente vitória do Reis. Vem jogando bem. Jogo duro de novo nas oitavas, contra o TOP200 canadense Galarneau. Talvez Reis possa surpreender porque Galarneau não é adepto do saibro. Bora tentar sua 3° quartas de Challenger este ano e começar a escalar o ranking novamente