Rio de Janeiro (RJ) – A organização do Rio Open confirmou nesta terça-feira a presença de João Fonseca na edição de 2026 do ATP 500, que será disputado entre os dias 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil é o segundo nome confirmado no torneio, juntando-se ao italiano Lorenzo Musetti, número 9 do mundo. Fonseca é o atual 43º do ranking e conquistou em 2025 seu primeiro título de ATP em Buenos Aires. Ele fará sua quarta participação no Rio Open e chegou às quartas de final em 2024, depois de superar o francês Arthur Fils e o chileno Cristian Garin.
“O Rio Open é um torneio muito especial para mim, que representa diferentes experiências na minha vida. Já fui como torcida, como sparring, foi onde joguei meu primeiro ATP. Criei muita vivência vendo de perto os grandes jogadores e o tênis do alto nível. Aqui foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou animado para disputar mais uma edição em casa, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira,” disse o carioca.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Luiz Carvalho, diretor do torneio também destacou: “A história do João se mistura com a do Rio Open — ele iniciou a carreira aqui e nos acompanha desde a primeira edição. É raro um jogador ter a oportunidade de disputar um ATP 500 praticamente no quintal de casa. Vivemos um momento especial e gratificante com o João impulsionando ainda mais o esporte em uma fase de ascensão tanto do Rio Open quanto do tênis no país”.
JOÃO FONSECA CONFIRMADO NO RIO OPEN 2026! 🇧🇷
Rio Open e João Fonseca já são sinônimos! 🤝 De fã a estrela da casa, o número 1 do Brasil tem história no maior torneio de tênis da América do Sul e está confirmado na 12ª edição! 🔥 pic.twitter.com/U4CivBoPwU
— Rio Open (@RioOpenOficial) October 7, 2025













Ele gosta de jogar: na quadra de saibro?!?!
Aparenta que não. Esse ano jogou 4 torneios ATP e 1 Challenger no saibro, além de Roland Garros. Na curtíssima temporada de grama, fez 3 torneios, agora na temporada indoor colocou uma sequência de 4 torneios. Pode ser visando aprendizado, mas não é o que parece.
A minha dúvida é se ele gosta de jogar tênis profissional.
Ė claro que gosta de ganhar quando joga, mas gostar de jogar e de lutar para ganhar é algo bem diferente. Se ele gostasse, acho que encontraria um jeito de jogar mais.
Mas esta é apenas uma hipótese, uma possibilidade. Vamos ver se os fatos irão fortalecê-la ou enfraquecê-la.
A propósito, foi inventada uma narrativa falsa por aqui, mas que se tornou dominante, de que ele está no seu 1o. ano como profissional, embora seja muito fácil constatar que ele está completando o seu 2o. ano. Parece haver nisso uma necessidade ou vontade de distorcer a realidade que me parece um mal sinal e uma atitude pior ainda. Vivendo fora da realidade, é quase impossível chegar aonde se quer.
Ano passado ele disputou apenas 6 torneios ATP. Vai terminar esse ano tendo disputado 18. Honestamente, quem parece viver fora da realidade são aqueles que acham que ele chegou ao ranking em que está sem jogar — e que não se deram ao trabalho de comparar o número de partidas disputadas por ele em 2025 com o de outros atletas na temporada em que tinham 18 anos. Pode-se discordar de uma ou outra escolha de calendário, mas não me parece haver nada de errado na trajetória do João até aqui. Vai entrar em 2026 mais forte, mais maduro e cheio de semanas “zeradas” pra continuar escalando o ranking com consistência.
Argumentar contra os fatos é difícil. Os jogos do Fonseca em 2024 estão nesta página da ATP : https://www.atptour.com/en/players/Joao-Fonseca/F0FV/player-activity?matchType=Singles&year=2024&tournament=all . Parece que ele jogou até mais em 2024 do que em 2025.
O tênis profissional não se limita aos torneios 250 para cima. Uma coisa é dizer que em 2024 o Fonseca jogou apenas 6 torneios de nível ATP e os outros de nível mais baixo. Outra muito diferente é dizer que 2025 é o 1o. ano do João como profissional. Não, é o 2o. Este é o 1o. erro nas afirmações acima.
O 2o. é distorcer os questionamentos sobre o número de jogos do Fonseca, ao ponto realmente ridículo de afirmar “aqueles que acham que ele chegou ao ranking em que está sem jogar”.
Mas repito que não afirmei nada, apenas levantei uma possibilidade. Vamos esperar pelos fatos com paciência sem precipitar conclusões.
Com todo respeito, você ja jogou tenis? Acompanha o esporte? Sério, pq nunca li uma hipótese tão errada quanto a sua, rrss
Kkkk Qual foi mesmo o argumento? Kkkk Nenhum.
Mente vazia > palavras vazias. rsss
A notícia séria se ele não jogar
Fonseca vai aos poucos Raducanizando sua carreira. Espero que os resultados esportivos sejam mais vitoriosos e profícuos que os dela quando ele chegar aos 22 anos.
Veremos a opinião do grande analista após os 4 Torneios na sequência em Indoor. Acredito que o famoso ” eu já sabia ” ressurgirá aqui neste espaço…Abs !
Não tem nada a ver um assunto com o outro….
Raducanizando sua carreira ? . Se liga !!!. Abs !
Se ele ganhar um US OPEN vai ser ótimo demais.
Vc nem sequer conseguiu entender como quer fazer uma crítica?
Difícil dizer se falta trabalho, vontade ou qualidade.
Poucos jogos contra a “nata” do tênis (venceu um top 10, contra Rublev).
Tem um bom ranking em 2025 (seu segundo ano, onde resultados medianos, colocam um tenista em boa posição no ranking).
Sem dúvida é um bom tenista, a pergunta de um milhão é se João Fonseca é um excelente tenista?
O tempo dirá…
Um título ATP e R3 em dois Grand Slams e dois M1000 são “resultados medianos” pra um tenista brasileiro que tinha 18 anos até anteontem e é o atleta mais jovem no top 100 do mundo? Curioso.
Eu também já tive 18 anos, mas não foi anteontem…