Dubai (Emirados Árabes) – A série de torneios no Oriente Médio, que é tão valorizada por Ons Jabeur, chegou ao fim nesta segunda-feira. Depois de ter alcançado as quartas em Abu Dhabi e Doha nas últimas semanas, a tunisiana caiu ainda na estreia do WTA 1000 de Dubai, superada pela norte-americana Peyton Stearns por 7/6 (7-5) e 6/4.
Jabeur é sempre muito querida pelo público quando joga esses torneios do mês de fevereiro e disse repetidas vezes que é o momento mais importante da temporada para ela, que se tornou a primeira mulher árabe a disputar finais de Grand Slam, duas em Wimbledon e uma no US Open. No final da partida, tirou fotos e distribuiu autógrafos para crianças e demais fãs que estavam dentro e fora do estádio principal do clube.
Ex-número 2 do mundo, Jabeur está com 30 anos e ocupa atualmente o 32º lugar do ranking. Ela sofreu com lesões no joelho e no ombro durante a temporada passada. Já nesta segunda-feira, sentiu aparente desconforto na coxa. Stearns aproveitou as oportunidades que teve no primeiro set, vencendo a parcial no tiebreak depois de duas quebras para cada lado. No segundo set, a norte-americana quebrou apenas mais uma vez e venceu o jogo. Jabeur fez mais winners, 28 contra 20, e cometeu 47 erros contra 34.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Stearns na segunda rodada será a chinesa Qinwen Zheng, número 8 do mundo, em confronto inédito no circuito e marcado para às 11h30 (de Brasília) desta terça-feira. A vitória da norte-americana impediu o reencontro de Zheng con Jabeur, que eliminou a chinesa na semana passada.
Peyton powers on 🫡@peyton_stearns advances in Dubai, defeating Jabeur 7-6(6), 6-4!
#DDFTennis pic.twitter.com/zOzcUVrJ2r— wta (@WTA) February 17, 2025
“Peyton é uma jogadora muito boa”, disse Jabeur após a partida. “Já treinamos muitas vezes juntas, principalmente no ano passado e no anterior. Sabia que ela é uma adversária difícil e que ainda tem muito a evoluir. Eu a vejo em um ranking muito melhor do que este. Desejo a ela tudo de bom para o futuro. Ela lidou muito bem com os momentos durante a partida e espero que ela possa ir muito longe”
“Foi bem difícil hoje. Eu não estava 100%, obviamente. Mas eu estava lá, dando o meu melhor. Eu não queria desistir do jogo. Eu queria tentar mais e ver como seria”. Sobre o problema na coxa, ela acrescentou: “Não é grave. Eu simplesmente não estava me sentindo 100% fisicamente. Sinto que estou cansada; não tenho dormido tão bem quanto esperava. Foi difícil me recuperar de Abu Dhabi, Doha e agora vir para cá. Eu esperava jogar melhor aqui, mas infelizmente não foi o caso”.
Outra revanche que não acontecerá é a de Aryna Sabalenka contra sua última algoz, Ekaterina Alexandrova, que eliminou a número 1 do mundo em Doha. Isso porque Alexandrova perdeu um duelo russo para Veronika Kudermetova por 3/6, 6/4 e 6/3. Kudermetova, que já foi top 10 e hoje é a 50ª do mundo, tem duas vitórias e três derrotas contra Sabalenka no circuito. Elas se enfrentam no encerramento da rodada de terça, por volta das 13h.
Já na partida que encerrou a programação desta segunda-feira, a jovem russa de 17 anos Mirra Andreeva, número 14 do mundo, venceu a armênia Elina Avanesyan por 6/2 e 6/1. Sua próxima adversária será a tcheca Marketa Vondrousova, campeã de Wimbledon em 2023 e atual 39ª do ranking, voltando de lesão e cirurgia no ombro.
Late night delight 🌃
Under the lights, 17-year-old Mirra Andreeva takes down Avanesyan 6-2, 6-1!#DDFTennis pic.twitter.com/CKnSPswKFD
— wta (@WTA) February 17, 2025
Rodada cheia para as favoritas
Como o torneio termina no sábado, não há muita margem para ajustes na programação e a rodada de terça-feira será movimentada. Logo às 4h (de Brasília), a italiana Jasmine Paolini inicia a defesa do título conquistado no ano passado contra a alemã Eva Lys. Na sequência, a número 2 do mundo Iga Swiatek tem um duelo de ex-líderes do ranking contra Victoria Azarenka. E ainda pela manhã, Coco Gauff e McCartney Kessler fazem um confronto norte-americano na quadra central.
Confira a programação desta terça-feira
Quadra Central – 4h
[Q]Eva Lys (GER) vs. [4]Jasmine Paolini (ITA)
Victoria Azarenka vs. [2]Iga Swiatek (POL)
[3]Coco Gauff (EUA) vs. McCartney Kessler (EUA)
Não antes de 11h30
[7]Qinwen Zheng (CHN) vs. Peyton Stearns (EUA)
[1]Aryna Sabalenka vs. [Q]Veronika Kudermetova
Quadra 1 – 4h
[6]Elena Rybakina (CAZ) vs. [Q]Moyuka Uchijima (JAP)
Liudmila Samsonova vs. [5]Jessica Pegula (EUA)
Clara Tauson (DIN) vs. Elina Svitolina (UCR)
[C]Emma Raducanu (GBR) vs. [14]Karolina Muchova (TCH)
Belinda Bencic (SUI) vs. [8]Emma Navarro (EUA)
Quadra 2 – 4h
[11]Diana Shnaider vs. Linda Noskova (TCH)
Anastasia Potapova vs. Dayana Yastremska (UCR)
Por volta de 8h30
[C]Sorana Cirstea (ROM) vs. [Q]Alycia Parks (EUA)
Quadra 3 – 4h
Elise Mertens (BEL) vs. [9]Paula Badosa (ESP)
[C]Sofia Kenin (EUA) vs. Marta Kostyuk (UCR)
Por volta de 8h30
Marketa Vondrousova (TCH) vs. A definir
O tempo da Jabeur ganhar um título passou. Uma pena porque esta merecia, assim como a Muchova.