Nova York (EUA) – Iga Swiatek caminhava para mais uma vitória em sets diretos na quadra dura, mas desperdiçou vantagens no segundo set e precisou de mais trabalho para avançar à terceira rodada do US Open. Depois de passar pela colombiana Emiliana Arango na estreia, a número 2 do mundo superou nesta quinta-feira a holandesa Suzan Lamens, 66ª do ranking, por 6/1, 4/6 e 6/4 em 2h08 de partida.
Swiatek, que vem de título no WTA 1000 de Cincinnati, marca sua 51ª vitória na atual temporada, que tem como ponto alto a conquista do sexto Grand Slam da carreira em Wimbledon.
Campeã do US Open em 2022, enfrentará no sábado a russa Anna Kalinskaya, que derrotou a cazaque Yulia Putintseva, por 6/1 e 7/5. A vice-líder do ranking tem uma vitória recente contra Kalinskaya em Cincinnati e perdeu da russa em Dubai no ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A polonesa tem chance de ultrapassar Aryna Sabalenka e recuperar a liderança do ranking em Nova York. Para isso, ela precisa conquistar o título e torcer para que a atual número 1 perca antes das quartas. Sabalenka está na terceira rodada e enfrenta a canadense Leylah Fernandez na sexta-feira. Iga acumula 125 semanas no topo do ranking, com o sétimo maior período de liderança na história da WTA.
Battle-tested.
Iga Swiatek fights off a brilliant effort from Lamens to keep her US Open bid alive! pic.twitter.com/YBy4XIxH8N
— US Open Tennis (@usopen) August 28, 2025
Após bom início, a polonesa teve mais trabalho a partir do 2º set
A polonesa fez um primeiro set muito superior, apesar de ter evitado break-point ainda no terceiro game, quando já tinha 2/0 de vantagem. Daí em diante prevaleceu na maioria dos ralis e voltou a sacar bem, não correndo riscos nos dois serviços seguintes. Anotou nove winners, mas cometeu 10 erros.
O segundo set escapou duas vezes da mão da vice-líder do ranking. Depois de evitar mais dois break-points, Swiatek obteve a quebra no terceiro game, mas imediatamente foi quebrada pela primeira vez e viu a holandesa virar para 3/2. As trocas ficaram mais longas e aí Swiatek se deu bem, obtendo nova quebra, o que permitiu sacar com 4/3. Porém, vieram erros e Lamens conseguiu empurrar a adversária mais para trás da linha e ganhou três games seguidos para levar ao set decisivo. Os números mostraram grande queda da polonesa no saque, com 63% de acerto a apenas 50% de sucesso, com 9 winners mas 12 erros.
A beauty from Iga as she closes in on the finish line! pic.twitter.com/DUAHxKPwzj
— US Open Tennis (@usopen) August 28, 2025
Lamens ainda resistiu no game inicial do terceiro set, mas daí em diante perdeu intensidade e pouco a pouco Swiatek voltou a comandar a partida e sacar melhor. Com duas quebras a favor, a polonesa abriu 4/1 no placar.
A ex-número 1 voltou a passar por oscilações no saque e permitiu que a rival diminiuísse a vantagem, mas seguiu pressionando nas devoluções para chegar ao match-point. Lamens ainda confirmou o game de serviço, mas a polonesa manteve o saque na sequência para fechar o jogo com um ace.
Coincidência ou não, Iga sofreu na segunda rodada de Wimbledon também.
E veio o título…kkkkkk
Será que vem outro Slan por aí?
Tudo é possível, como ela tem uma chave menos complicada pode se que você tenha razão.
É favorita, mas derrapou no confronto com a holandesa. Minha aposta é uma final Iga X Sabalenka.
Tanto a polaca como a Sabalenka tiveram dificuldades nessa segunda rodada que dizia ontem que as duas adversárias iniciais da Iga seriam treino a ela, então não cabe dizer se a polaca deu uma relaxada no segundo set ou foi a holandesa que reagiu causando uma surpresa gerando muita dificuldade que ninguém imaginaria, mas o importante que ela passou e espero um jogo legal contra Kalinskaya, que vai ser um bom teste a ela. Embora a Sabalenka tenha uma chave super mais difícil que a da polaca só que os resultados mostraram que se ambas vacilarem podem ser surpreendidas prematuramente.
Ontem foi provado à você que a chave da Sabalenka está mais fácil que a da Iga..kkkkkkkk.
Super mais difícil?? Iga pode pegar a Gauff na semi…quem de nome a Sabalenka pode pegar? Para Flávio.. pelo amor..
E foi você mesmo que falou que a chave da Iga seria mole. Olha seus comentários antes de se contradizer amigo. Abço
Como? kkk Parece que você não viu o chaveamento direito, porque na chave da Sabalenka estava a Ostapenko, que mesmo já ter caído fora por não ter físico para uma maratona devido a sua péssima forma física mas não se podia descartá-la, Pegula, Andreeva, Osaka (que é uma jogadora que pode complicar em quadra dura), Ribakina, que mesmo acomodada com derrotas com seu mental atual horripilante, que mesmo assim pode atrapalhar um pouco, e no lado da Iga só tinha a Keys e agora só a Gauff ,e acho que pode ter um bom teste contra a Kalinskaya que é uma jogadora razoável, então nobre colega o chaveamento esta aí para comprovar que basta você ver direito.
Obs: cometi um erro, então a Osaka esta no chaveamento da Iga e não da chave de cima, ou seja, pode dar trabalho a Iga , caso ambas cheguem bem mais longe.
Boa partida da Lamentável. Iga cumpriu o protocolo com ressalvas. Esperando as etapas gourmet para acompanhar o início do US Open nas quartas de final
Acho que é bom quando pega umas adversárias que dão uma endurecida assim logo nas primeiras rodadas. Da a possibilidade de corrigir o que não está dando certo, rever estratégias, fazer mudanças. Iga comete muitos erros quando a jogadora adversária impõe o ritmo, fora que deu uma desconcentrada no segundo set. Kalinskaya não é jogadora fácil, é muito agressiva. Será um bom teste.
A ESPN novamente deu 02 segundos para falar do jogo da Iga. Kkkkkkkkkkkkkk
Vou ter que concordar contigo nessa, pois quem é top 3 seja tênis masculino ou feminino tem que ter destaque considerável, acho que estão errando nisso.