Iga tem trabalho com Andreeva, vence com suada virada e faz semi

Foto: Jimmie48/WTA

Cincinnati (EUA) – A promessa de que não teria medo de enfrentar a número 1 do mundo foi concretizada pela jovem russa Mirra Andreeva, que deu enorme trabalho para Iga Swiatek, mas no final acabou sucumbindo e perdeu de virada para a polonesa, em batalha de 2h40, definida com o placar de 4/6, 6/3 e 7/5.

Semifinalista no ano passado no WTA 1000 de Cincinnati, a líder do ranking iguala sua melhor campanha no torneio e agora busca uma final inédita. Para isso, ela terá que superar na próxima fase a vencedora do confronto entre a  bielorrussa Aryna Sabalenka e a russa Liudmila Samsonova.

Iga começou um pouco mais inconsistente na partida, mas depois melhorou e fez um jogo duro com Andreeva, decidido nos detalhes. Com margem mínima, os cinco winners a mais da polonesa (25 a 20) e os três erros não forçados a menos (37 a 40), fizeram a diferença.

O saque da polonesa também foi melhor, com aproveitamento de 70% contra 63% da jovem rival. Swiatek cedeu apenas dois break-points à russa e foi quebrada uma única vez, ao passo que Andreeva teve bem mais trabalho, foi ameaçada 10 vezes no decorrer do confronto e amargou duas quebras, uma no segundo set e outra no terceiro.

Um break obtido logo no terceiro game da partida ajudou Andreeva a levar a parcial inicial, com ela administrando a vantagem depois até o fim. Só que após perder quatro chances de quebra no primeiro set, Swiatek foi melhor nos dois seguintes, bateu o saque da russa no segundo game da segunda parcial e repetiu o feito no final, no 11º e penúltimo game do terceiro set.

Swiatek agora tem 10 vitórias e nenhuma derrota em partidas de quartas de final em 2024. A vitória sobre Andreeva foi sua 30ª em uma WTA 1000 nesta temporada. Apenas Serena Williams, com 36 triunfos em 2013, venceu mais partidas nesse nível em uma única temporada nos últimos 15 anos.

10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Flávio
Flávio
3 meses atrás

Só a partir do final do segundo set, então pelo pouco que vi o jogo foi equilibrado e a guri, 17 anos, já tem mais recurso técnico que a polonesa que só joga no mesmo de sempre. O jogo foi decidido no detalhe devido e à falta de maturidade da menina pesou que ela deve aprender com o tempo, mas é um diamante a ser lapidado e agora a semi será Iga x Sabalenka ( freguesona e pipoqueira) que o tal Luiz Ricardo, viajante e admirador do jogo medíocre da Iga, pode comemorar vaga à final, pois a polonesa é favorita e acho que passa de novo. Mas tudo bem isso acontece, mas hoje o mais importante é que vou aproveitar o espaço pra falar da partida do maior MESTRE de todos, Sílvio Santos, que deixará um legado de caráter, talento, alegria, humildade, disciplina a todos e também construiu seu império vindo à custa de muito trabalho, infelizmente a vida é assim o que podemos fazer é relembrar de seus vídeos de youtube que proporcionou muitas alegrias as pessoas, sou dos anos 90 que mesmo sendo menino na época lembro-me do ótimo Topa Tudo por dinheiro, final dos anos 90. Abraço e obrigado pelo espaço, até.

Valentina
Valentina
3 meses atrás
Responder para  Flávio

Muito bonito o que você falou amore, também estou triste pela ida do dono do Baú.

Edison
Edison
3 meses atrás
Responder para  Flávio

Chamar Iga de medíocre é um exagero!! Ninguém ganha grand slands 5 vezes se não tiver um talento diferenciado. O que podemos dizer então das demais tenistas??

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
3 meses atrás

O torneio é WTA 1000, a Sabalenka chegou na semifinal, vai jogar contra a nº 1 do mundo Iga Swiatek, e o Flavio vem falar que a bielorussa é pipoqueira. Com certeza, o Flavio acha que jogar contra a Iga é um jogo fácil. Esse mesmo Flavio escreveu que a Iga só tem grandes resultados no piso de saibro. Fica a pergunta: Quem apresenta o mesmo sempre? A Iga Swiatek que com seu jogo eficiente e técnico está cada vez mais aumentando as suas conquistas e escrevendo o seu nome na história do tênis feminino? Ou, o Flavio, comentarista deste espaço, que, embora tenha o direito de não gostar do estilo de jogo da Iga, insiste na sua perseguição incoerente contra a atual nº 1 do mundo, resistindo em reconhecer à grande qualidade técnica da polonesa? Nesta semana a Iga Swiatek tirou uma foto entre duas lendas da história do tênis mundial, Steffi Graf e Andre Agassi. Será que a Graf e o Agassi também acham que a Iga Switek é uma tenista grossa e sem técnica?

Luis Ricardo
Luis Ricardo
3 meses atrás

brilhante seu comentario Carlos , até o Dalcim já questionou a opinião absurda e incoherente dessa pessoa, mas ele insiste e quer IMPOR sua opinião acima de todos…

Flávio
Flávio
3 meses atrás

Desculpa cara, hoje não vou responder sobre isso,pois não é um dia pra isso, outro dia debatemos. Abraço.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás

Jogando contra as mesmas oponentes, IGA aos 23 anos, possui mais vitórias , mais SLAM ( 5 a 3 ) e mais conquistas ( 22 a 15 ) do que a grande Ash Barty aos 25 anos . A incrível capacidade de mudar a direção da bolinha, aliada a uma cobertura de quadra excepcional, fazem Swiatek carne de pescoço para qualquer estilo. O rapaz em questão parece que acompanha outro Esporte. PS: Das 22 conquistas, 12 foram em quadras DURAS …Abs!

Luis Ricardo
Luis Ricardo
3 meses atrás

com ou sem recurso tecnico , a polonesa #1 ganhou, e é isso que consta pra historia, e eu sou admirador da Iga “sim” assim como admiro a Ostapenko e a Ryba , algum problema com iso ??….e agora falando pra gente que real e verdadeiramente entende do tenis feminino , acho que a “Gritolenka” ´´e ” favorita ” pelo tipo de jogo e da quadra, encaixa mais…..

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
3 meses atrás
Responder para  Luis Ricardo

Na minha opinião a Iga tem grandes recursos técnicos. Tem potência e precisão nos golpes e habilidade no movimento dos punhos. Por isso consegue direcionar a bola com bastante angulação e precisão para a quadra adversária e também tem uma grande capacidade de cobertura de quadra. Ela não usa muito drop shots e lobs porque não precisa tanto. Como ela está conseguindo os resultados com seu estilo de jogo sem muita variação, não se preocupa em usar tanto alguns outros golpes. Porém, caso as suas adversárias comecem a neutralizar os golpes que ela usa atualmente, não tenho dúvidas de que ela vai passar a treinar e usar mais outros golpes para não se deixar superar pelas suas oponentes.

Luis Ricardo
Luis Ricardo
3 meses atrás

concordo plenamente com seu comentário Carlos e acho até que da linha do T pra frente a Iga é limitada “sim” e deveria forçar seu treinamento nesse aspecto do seu jogo.
Dito isto, daí a afirmar que ela “não tem técnica” e que jogo de fundo de quadra não é técnica , como dito e repetido pelo grande “analista” FlávioVicentina (até o Dalcim já se deu ao trabalho de corregi-lo , mas ele não entende nem aceita ) é de uma burrice extrema . Se ela tem os títulos que tem jogando basicamente do fundo da quadra , imagina o que seria , se seu nível fosse o mesmo na frente . Inclusive o grande “informado” fez um comentário falando que a Barthy teria sido superior sendo que com 23 anos a Iga tem quase o dobro de conquistas da Barthy com 25 , e ele disse que se baseia em numeros !!! queria saber que numeros são esses . Emfim o cara é nó cego mesmo….rsd

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.