Riad (Arábia Saudita) – A derrota nesta terça-feira na segunda rodada do WTA Finals deixou Iga Swiatek em situação complicada no Grupo Laranja em Riad. Superada pela norte-americana Coco Gauff em sets diretos, a polonesa já não depende mais dos próprios resultados. Ela terá que vencer Jessica Pegula na próxima quinta-feira às 9h30 (de Brasília) e depois torcer para Gauff derrotar a tcheca Barbora Krejcikova.
Swiatek lamentou as chances perdidas na partida desta terça e a falta de solidez contra Gauff, reconhecendo também o mérito da algoz. “Hoje, com certeza, ela foi a melhor jogadora e vou tentar me adaptar um pouco melhor para minha próxima partida. Preciso tentar fazer alguma coisa amanhã e treinar mais para jogar melhor”, disse a número 2 do mundo após a derrota por 6/3 e 6/4.
Depois de ter perdido o primeiro set, Swiatek chegou a ter quebra acima por duas vezes na segunda parcial. Mas todas as chances de assumir o controle da partida esbarravam nos muitos erros com o forehand e na solidez defensiva de sua adversária. Ao todo foram 47 erros não-forçados da polonesa na partida. E a instabilidade no saque rendeu 12 break-points e cinco quebras a favor da norte-americana.
the angle + the style = 🤩@iga_swiatek | #WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/fqc2OAqc8E
— wta (@WTA) November 5, 2024
“Eu não fui sólida o suficiente e a Coco aproveitou suas oportunidades muito melhor do que eu”, avaliou a campeã do ano passdo. “Tive alguns break points e não consegui quebrar. Também cometi mais erros não forçados. E quando você joga contra aCoco, você sabe que precisa ser sólida. Mesmo que nosso histórico de confrontos tenha seja positivo para mim, ainda assim nunca é fácil vencer contra ela”, explica a polonesa, que tem 11 vitórias e apenas duas derrotas contra a rival.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já classificada para a semifinal em Riad, Gauff ainda não confirmou a primeira posição do grupo. E isso é importante para evitar um confronto com a número 1 do mundo Aryna Sabalenka na semifinal. Krejcikova é a única que pode tirar a norte-americana da liderança da chave. A tcheca precisa vencer junto com Pegula, para ficar em primeiro pelo confronto direto, ou marcar uma vitória em dois sets junto com uma vitória de Swiatek.
É isso aí coco, não deixar ela ganhar contra você nunca mais